Primeira Liga, 19.ª jornada: segunda-feira 26 de Janeiro 2026, 20h15.
A ANTEVISÃO: FC PORTO PROCURA MANTER A CONSISTÊNCIA FRENTE À EQUIPA SENSAÇÃO DO CAMPEONATO
O FC Porto prepara-se para mais um duelo em casa com o objectivo claro de impor a sua lei no Dragão, recuperar confiança exibicional e continuar na perseguição firme ao tão desejado título nacional, frente a um Gil Vicente que tem feito uma época surpreendente e ocupa, neste momento, uma posição de prestígio no quarto lugar da Primeira Liga.
A equipa portista chega a este jogo depois de uma vitória sofrida em Guimarães na última jornada do campeonato, onde venceu por 1-0, que manteve a equipa com apenas dois pontos desperdiçados até agora. Um espelho da regularidade que caracteriza esta época portista.
No entanto, nem tudo tem sido perfeito no Dragão. O FC Porto tem exibido algumas quedas de rendimento nos últimos jogos, com momentos de menor fluidez ofensiva (a que aludiu o capitão Diogo Costa no fim do jogo contra os checos Viktoria Plzen a meio da semana para a Liga Europa), e dificuldades em dominar com clareza as suas partidas.
Do outro lado está o Gil Vicente treinado por César Peixoto (que passou pelo Dragão enquanto jogador, onde ganhou vários títulos de grande dimensão), uma equipa construída para ser sólida e competitiva, mas que superou todas as expectativas nesta temporada. Sólido no quarto lugar da classificação, o clube de Barcelos tem sido consistente e voltou aos triunfos na jornada anterior, quebrando uma sequência de sete jogos sem conhecer o sabor da vitória e dando novos argumentos para acreditar na continuidade do bom momento.
Este desafio no Dragão surge como um verdadeiro teste à ambição dos gilistas, e uma oportunidade para o FC Porto provar que a trajetória até aqui não foi fruto do acaso.
A arbitragem de jogo vai ficar a cargo de António Nobre, da AF Porto.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 29ª jogo entre as duas equipas no Estádio do Dragão.
- O Gil Vicente só por uma vez conseguiu derrotar o FC Porto no seu reduto (1-2 na época 2022/23).
- O Gil Vicente ocupa o surpreendente 4.º lugar, ao cabo de 18 jornadas.
- O Gil Vicente está invicto há seis jornadas.
- FC Porto vem de uma vitória sofrida em Guimarães por 1-0.
- O último encontro entre as equipas esta época foi vitória portista fora por 2-0, já no distante mês de Agosto.
- O Gil Vicente apenas sofreu 13 golos no campeonato.
- O FC Porto tem ainda um melhor registo que os gilistas: uns impressionantes quatro (!) golos sofridos em 18 jornadas.
- O Gil Vicente acumula sete empates neste campeonato (terceiro pior registo da liga nesse departamento).
- O FC Porto vem numa sequência de 10 vitórias consecutivas para o campeonato.
JOGADORES A TER EM CONTA


Thiago Silva – Pegou de estaca no eixo defensivo da equipa portista. Não estando ainda inscrito na Liga Europa, teve uma semana de descanso, que se poderá revelar fulcral, para que o FC Porto não perca pontos perante uma das equipas mais sólidas do campeonato, e que apresenta um grande volume ofensivo. O internacional brasileiro de 41 anos está a viver uma segunda juventude na sua carreira, e parece já ter assegurado a titularidade ao fim de duas grandes exibições, contra adversários tão difíceis, como Benfica e Vitória SC.


Luís Esteves – Com a saída de Pablo para os ingleses do West Ham, e apesar de Gustavo Varela estar a exibir-se a bom nível no lugar do avançado luso-brasileiro, o médio criativo português será seguramente o jogador a seguir do lado da equipa gilista. Grande qualidade técnica, e uma excelente visão de jogo, que poderão causar mossa na sempre segura defesa portista. Um dos jogadores mais interessantes do nosso campeonato, que deverá estar próximo de dar um salto na sua carreira para um clube com maiores ambições.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Jan Bednarek, Thiago Silva e Jakub Kiwior; Alan Varela, Gabri Veiga e Victor Froholdt; Pepê, Borja Sáinz e Samu.
Treinador: Francesco Farioli
«Não tenho dúvidas, é como jogam sempre. Na primeira volta foi cara a cara e espero um jogo semelhante. Os resultados vêm de uma mentalidade e abordagem muito forte. Vejo-os a vir bravos e com desejo, mas do nosso lado também estará lá tudo. Precisaremos de tudo, dos nossos adeptos. Espero um jogo aberto das duas partes».
Gil Vicente: Daniel Figueira; Zé Carlos, Buatu, Elimbi e Konan; González Garcia e Facundo Caseres; Murilo de Souza, Luís Esteves e Touré; Gustavo Varela.
Treinador: César Peixoto
«A responsabilidade está toda do lado do FC Porto, até porque o Sporting já venceu e não pode facilitar. Todos querem jogar estes jogos, mas aqui trabalha-se de forma diferente: não temos obrigação de ganhar todos os jogos, mas temos a obrigação intrínseca de lutar pelos três pontos em todos os campos. Não vamos lá para passear ou jogar bonito e perder por três ou quatro. Não vamos facilitar em nada e temos a obrigação de lutar pelos três pontos, sabendo que teremos muitas dificuldades e, em alguns momentos, vamos ter de sofrer. Acredito que podemos fazer um bom jogo».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 1-1 Gil Vicente

