

A mítica Pista das Açoteias, em Albufeira, voltou a ser a capital do Crosse europeu. Sob um céu nublado e 12 graus de temperatura, o SC Braga (Seniores Femininos) e o SL Benfica (Estafeta Mista) sagraram-se Campeões da Europa de Clubes. Nos Sub-20, o Sporting CP também subiu ao pódio coletivo e celebrou o ouro individual de Frankline Kibet.
A PROMESSA DOS SUB-20: KIBET E DINIS FERREIRA
Nos escalões de formação, o Sporting CP esteve em grande destaque nos masculinos. Numa prova rápida, Frankline Kibet atacou na altura certa para se isolar e vencer tranquilamente o ouro individual. Atrás dele, Dinis Ferreira (Sporting) travou uma batalha intensa pelo pódio, conseguindo um excelente terceiro lugar com 17:37. Coletivamente, os leões sagraram-se vice-campeões europeus (segundo lugar), apenas atrás do Playas de Castellón.
No setor feminino Sub-20, a espanhola Sandra Fernandez (Atlética Lucense) impôs a sua lei com o tempo de 20:05, numa prova dominada coletivamente pelo Fenerbahçe. A melhor portuguesa foi Maria Jesus (Sporting CP), num honroso sétimo lugar.
GUERREIRAS DO MINHO NO TOPO DA EUROPA
A prova de Seniores Femininos (9280 metros) foi um dos pontos altos do dia. Com uma presença muito forte, o SC Braga entrou determinado a controlar as operações. Na primeira volta, Jackline Rotich (SC Braga) seguia no grupo da frente com a queniana Mirriam Cherop e a britânica Lucy Jones.
Com o desenrolar da prova, os atletas foram-se dividindo. Na entrada para a derradeira volta, o grupo reduziu-se a quatro atletas, incluindo as bracarenses. Embora Mirriam Cherop tenha lançado um ataque decisivo para vencer individualmente com 31:36, a resposta coletiva das minhotas foi irrepreensível. Jackline Rotich cruzou a meta em segundo lugar e, com as prestações sólidas de Mariana Machado (sexta), Laura Taborda (10.ª) e Vanessa Carvalho, o SC Braga conquistou o título de Campeão Europeu com 18 pontos, batendo o Fenerbahçe e o Bilbao AT. O Sporting CP fechou no sétimo posto.
SENIORES MASCULINOS: KWIZERA DE OUTRO MUNDO
A prova rainha masculina ficou marcada pela exibição de gala de Rodrigue Kwizera (Playas de Castellón). O atleta imprimiu um ritmo tal que conseguiu dobrar o último classificado da competição, vencendo isolado com 27:19. O Sporting CP, liderado por Duarte Gomes (14.º e melhor português), alcançou o quarto lugar coletivo, enquanto o SL Benfica se ficou pela sexta posição.
ÁGUIAS VOAM NA ESTAFETA MISTA
A prova de estafeta mista (4 x 1600 metros) proporcionou um duelo eletrizante entre os rivais de Lisboa. O SL Benfica levou a melhor graças a uma gestão de esforço perfeita. Etson Barros abriu as hostilidades com um sprint fantástico, entregando o testemunho na liderança (04:07), superando Nuno Pereira do Sporting.
No setor feminino, Teresiah Gateri ampliou a vantagem encarnada, deixando o palco para Isaac Nader. O atleta do Benfica, com uma corrida “absurda”, manteve a distância apesar da recuperação incrível de José Carlos Pinto (Sporting CP). No último percurso, Salomé Afonso geriu a vantagem de 15 segundos com classe, cortando a meta em 17:44 e garantindo o ouro para o SL Benfica. O Sporting CP ficou com a prata (18:00) e os franceses do DMA fecharam o pódio.
Se a Taça dos Campeões Europeus nas Açoteias já fez disparar as pulsações, preparem-se: foi apenas o aquecimento. Braga recebe a loucura dos Campeonatos Nacionais de Clubes. A competição onde o atletismo despe o individualismo e veste a camisola com um fervor quase futebolístico.
Os olhos estão postos em dois homens que correram a estafeta, Isaac Nader, que corre com a confiança de quem sabe que tem um motor de Fórmula 1 nas pernas. Do outro, o recordista nacional dos 10k José Carlos Pinto, um atleta que não conhece a palavra desistir e surpreende sempre nos momentos de alta tensão. Se na estafeta o Benfica levou a melhor, na pista curta a conversa será outra. Com os pontos coletivos em jogo e o orgulho dos “grandes” à mistura, o confronto entre Nader e Pinto não será apenas uma corrida de atletismo, será um duelo de honra.
Resultados dos Atletas Portugueses
Sub-20 Femininos:
- 7.º Maria Jesus (Sporting CP) – 20:24
- 18.º Cátia Khvas (Núcleo Oeiras) – 21:10
- 38.º Rafaela Sá (Sporting CP) – 22:51
- 43.º Maria Franco (Núcleo Oeiras) – 23:18
- 47.º Beatriz Almeida (Sporting CP) – 23:53
- 54.º Maria Vitorino (Sporting CP) – 24:24
- 59.º Diana Filipa (Núcleo Oeiras) – 27:39
Sub-20 Masculinos:
- 3.º Dinis Ferreira (Sporting CP) – 17:37
- 4.º Afonso Gomes (SC Braga) – 17:39
- 29.º Afonso Oliveira (Sporting CP) – 18:41
- 54.º Gabriel Figueiredo (SC Braga) – 19:34
- 66.º Bernardo Arvelos (Sporting CP) – 20:10
Seniores Femininos:
- 6.º Mariana Machado (SC Braga) – 32:17
- 10.º Laura Taborda (SC Braga) – 32:43
- 21.º Vanessa Carvalho (SC Braga) – 33:51
- 31.º Ana Mafalda Ferreira (Sporting CP) – 35:25
- 38.º Susana Francisco (Sporting CP) – 35:59
- 42.º Marta Castro (Sporting CP) – 36:04
- 45.º Catarina Carmo (Sporting CP) – 37:01
Seniores Masculinos:
- 14.º Duarte Gomes (Sporting CP) – 28:42
- 15.º Rui Pinto (Sporting CP) – 28:43
- 23.º Miguel Moreira (SL Benfica) – 29:30
- 31.º Samuel Barata (SL Benfica) – 30:10
39.º Duarte Santos (Sporting CP) – 30:4

