Manter o voo do líder | FC Porto x Arouca

- Advertisement -

Primeira Liga Portuguesa, 24.ª jornada: sexta-feira, 27 de fevereiro, 18h45.

A ANTEVISÃO: AZUIS E BRANCOS PROCURAM CIMENTAR A LIDERANÇA EM VÉSPERAS DE CLÁSSICO

As primeiras ilações finais da presente edição da Liga Portuguesa começam a ser desenhadas e é com esse pormenor em mente que o FC Porto de Farioli vai entrar em campo, frente ao Arouca, num embate relativo à 24.ª jornada da competição nacional.

Os azuis e brancos, que embora tenham perdido pontos em duas jornadas consecutivas, têm feito uma caminhada exemplar o que faz com que estejam confortavelmente na liderança desde uma fase relativamente precoce do campeonato, mas vão enfrentar agora um período decisivo naquilo que vão ser as decisões finais. Frente ao Arouca, o sentimento vivido entre os dragões é de triunfar à entrada de um ciclo de jogos determinante.

Do outro lado surge um Arouca que tem cumprido. Presentes no 10.º posto da competição, a turma de Vasco Seabra já mostrou que consegue causar dificuldades aos emblemas do topo da tabela, com um triunfo aplicado ao Vitória SC e uma derrota sofrida para lá dos minutos de compensação, frente ao Sporting. No Dragão, reduto onde os azuis e brancos ainda não perderam, os arouquenses procuram surpreender.

Num embate que será de muitas emoções para os dois coletivos, ambos procuram somar pontos, por motivos distintos. O FC Porto na sua luta acesa para alcançar o título de campeão nacional (que foge desde 2022) e o Arouca para permanecer nos lugares de manutenção e garantir um lugar na prova para 2026/27.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Porto e Arouca já mediram forças por 18 vezes na história, com o histórico a favorecer os dragões (15 triunfos).
  2. Na última visita ao Dragão, os arouquenses foram derrotados por quatro golos sem resposta.
  3. O último encontro entre as duas equipas aconteceu em setembro de 2025, com os azuis e brancos a vencerem por 4-0.
  4. Zaidu foi o último futebolista do FC Porto a abanar as redes do Arouca.
  5. Arouca conquistou um ponto no Estádio do Dragão na temporada 2023/24, após um empate a uma bola.
  6. FC Porto e Arouca encontram-se no primeiro e décimo posto, respetivamente, com uma diferença de 36 pontos.
  7. Os azuis e brancos chegam a esta partida após um triunfo por 1-0, frente ao Rio Ave.
  8. Já o Arouca triunfou por 3-0 diante do Nacional.
  9. O FC Porto ainda não foi derrotado no Estádio do Dragão para a Liga na presente temporada.
  10. O árbitro da partida será Iancu Vasilica (AF Vila Real).

JOGADORES A TER EM CONTA

Deniz Gul FC Porto Jogadores
Fonte: FC Porto

Deniz Gul – Com a ausência prolongada de Samu, o internacional turco pode ganhar um novo impacto entre os eleitos de Francesco Farioli. Na presente temporada, o camisola 27 soma 4 golos em 28 partidas, números que o ponta-de-lança quererá ver mudar de modo a contribuir para a caminhada triunfante dos azuis e brancos.

De Arruabarrena no Arouca Portugal
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

De Arruabarrena – O guarda-redes uruguaio, que protagonizou um regresso ao Arouca no passado mercado de inverno, já mostrou que diante dos grandes sabe brilhar. No Estádio do Dragão, o futebolista pode marcar a diferença e manter a baliza protegida e contar com a eficácia do ataque da sua equipa.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Pablo Rosario, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Rodrigo Mora, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Deniz Gul e Oskar Pietuszewski.

Treinador: Francesco Farioli

«A forma como jogam [Arouca] e o quão organizados são é especial, confirmo o que disse na conferência da primeira volta. Trabalham muito bem, muito crédito para o Vasco [Seabra], está a fazer um ótimo trabalho. Também fazem um bom trabalho nas bolas paradas, por vezes vemos lances muito bem treinados, em termos ofensivos. Merece toda a nossa atenção e o nosso foco, para termos o resultado que queremos».

Arouca: de Arruabarrena, José Silva, Javi Sánchez, Jose Fontán, Bas Kuipers, Taichi Fukui, Yellu Santiago, Alfonso Trezza, Pablo Gozálbez, Naii Djouahra e Barbero.

Treinador: Vasco Seabra

«Acreditamos que vamos conseguir contrariar. Vamos com ambição e vamos defrontar uma equipa defensivamente muito forte. Quem gosta de competir sente sempre este bichinho de poder bater os líderes».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Arouca

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig fecha sucessor de Conrad Harder por 17 milhões de euros e junta revelação do Mundial 2026 ao meio-campo

Dois reforços fechados pelo RB Leipzig na reta final do mercado. Marc Guiu e Neil El Aynaoui vão reforçar o emblema alemão.

10 jovens a acompanhar na Champions League 26/27

A fase de liga da Champions League está definida e aproximamo-nos a passos largos do tiro de partida para mais uma época de futebol europeu.

Sérgio Ferreira e Petit olham para o empate entre Alverca e Santa Clara: «Não foi um jogo fácil»

O Alverca empatou em casa contra o Santa Clara. Sérgio Ferreira e Petit dão os seus pontos de vista sobre o jogo.

Mohamed Amoura esteve próximo do Benfica em 2025 e está de malas feitas para mudar de clube depois de rejeitar ser orientado por português

Mohamed Amoura vai reforçar o Nice. Avançado argelino rejeitou outros dois clubes e vai rumar ao emblema francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde com o Palma no International Masters Futsal

O Benfica perdeu com o Palma por 3-2. Os encarnados saíram derrotados frente à equipa espanhola no Internacional Masters Futsal.

Manchester City quer enfraquecer rival da Premier League e avança com 100 milhões de euros por mais um avançado

O Manchester City quer contratar Cody Gakpo. Cityzens avançam com proposta de 100 milhões de euros para convencer o Liverpool.

Suso termina a carreira de futebolista aos 32 anos

Suso anunciou o fim da sua carreira aos 32 anos. O antigo internacional espanhol é agora o novo representante institucional do Cádiz.