Manter o voo do líder | FC Porto x Arouca

- Advertisement -

Primeira Liga Portuguesa, 24.ª jornada: sexta-feira, 27 de fevereiro, 18h45.

A ANTEVISÃO: AZUIS E BRANCOS PROCURAM CIMENTAR A LIDERANÇA EM VÉSPERAS DE CLÁSSICO

As primeiras ilações finais da presente edição da Liga Portuguesa começam a ser desenhadas e é com esse pormenor em mente que o FC Porto de Farioli vai entrar em campo, frente ao Arouca, num embate relativo à 24.ª jornada da competição nacional.

Os azuis e brancos, que embora tenham perdido pontos em duas jornadas consecutivas, têm feito uma caminhada exemplar o que faz com que estejam confortavelmente na liderança desde uma fase relativamente precoce do campeonato, mas vão enfrentar agora um período decisivo naquilo que vão ser as decisões finais. Frente ao Arouca, o sentimento vivido entre os dragões é de triunfar à entrada de um ciclo de jogos determinante.

Do outro lado surge um Arouca que tem cumprido. Presentes no 10.º posto da competição, a turma de Vasco Seabra já mostrou que consegue causar dificuldades aos emblemas do topo da tabela, com um triunfo aplicado ao Vitória SC e uma derrota sofrida para lá dos minutos de compensação, frente ao Sporting. No Dragão, reduto onde os azuis e brancos ainda não perderam, os arouquenses procuram surpreender.

Num embate que será de muitas emoções para os dois coletivos, ambos procuram somar pontos, por motivos distintos. O FC Porto na sua luta acesa para alcançar o título de campeão nacional (que foge desde 2022) e o Arouca para permanecer nos lugares de manutenção e garantir um lugar na prova para 2026/27.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Porto e Arouca já mediram forças por 18 vezes na história, com o histórico a favorecer os dragões (15 triunfos).
  2. Na última visita ao Dragão, os arouquenses foram derrotados por quatro golos sem resposta.
  3. O último encontro entre as duas equipas aconteceu em setembro de 2025, com os azuis e brancos a vencerem por 4-0.
  4. Zaidu foi o último futebolista do FC Porto a abanar as redes do Arouca.
  5. Arouca conquistou um ponto no Estádio do Dragão na temporada 2023/24, após um empate a uma bola.
  6. FC Porto e Arouca encontram-se no primeiro e décimo posto, respetivamente, com uma diferença de 36 pontos.
  7. Os azuis e brancos chegam a esta partida após um triunfo por 1-0, frente ao Rio Ave.
  8. Já o Arouca triunfou por 3-0 diante do Nacional.
  9. O FC Porto ainda não foi derrotado no Estádio do Dragão para a Liga na presente temporada.
  10. O árbitro da partida será Iancu Vasilica (AF Vila Real).

JOGADORES A TER EM CONTA

Deniz Gul FC Porto Jogadores
Fonte: FC Porto

Deniz Gul – Com a ausência prolongada de Samu, o internacional turco pode ganhar um novo impacto entre os eleitos de Francesco Farioli. Na presente temporada, o camisola 27 soma 4 golos em 28 partidas, números que o ponta-de-lança quererá ver mudar de modo a contribuir para a caminhada triunfante dos azuis e brancos.

De Arruabarrena no Arouca Portugal
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

De Arruabarrena – O guarda-redes uruguaio, que protagonizou um regresso ao Arouca no passado mercado de inverno, já mostrou que diante dos grandes sabe brilhar. No Estádio do Dragão, o futebolista pode marcar a diferença e manter a baliza protegida e contar com a eficácia do ataque da sua equipa.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Pablo Rosario, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Rodrigo Mora, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Deniz Gul e Oskar Pietuszewski.

Treinador: Francesco Farioli

«A forma como jogam [Arouca] e o quão organizados são é especial, confirmo o que disse na conferência da primeira volta. Trabalham muito bem, muito crédito para o Vasco [Seabra], está a fazer um ótimo trabalho. Também fazem um bom trabalho nas bolas paradas, por vezes vemos lances muito bem treinados, em termos ofensivos. Merece toda a nossa atenção e o nosso foco, para termos o resultado que queremos».

Arouca: de Arruabarrena, José Silva, Javi Sánchez, Jose Fontán, Bas Kuipers, Taichi Fukui, Yellu Santiago, Alfonso Trezza, Pablo Gozálbez, Naii Djouahra e Barbero.

Treinador: Vasco Seabra

«Acreditamos que vamos conseguir contrariar. Vamos com ambição e vamos defrontar uma equipa defensivamente muito forte. Quem gosta de competir sente sempre este bichinho de poder bater os líderes».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Arouca

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Sexta-feira agitada nos três grandes: eis a hora da renovação de Rui Borges e das antevisões de Francesco Farioli e José Mourinho

A manhã de sexta-feira será agitada nos três grandes, com a renovação de Rui Borges e as antevisões de José Mourinho e Francesco Farioli.

Burnley despede Scott Parker e Michael Jackson assume comando técnico até ao final da temporada

O Burnley despediu Scott Parker do comando técnico e anunciou Michael Jackson como treinador até ao final da temporada.

Sporting deixa de ter possibilidades matemáticas de ser tricampeão e FC Porto pode entrar em campo campeão se Benfica tropeçar em Famalicão

Com o empate frente ao Tondela, o Sporting deixou de ter possibilidades matemáticas de conquistar o tricampeonato.

André Villas-Boas destaca Francesco Farioli e aponta ao título: «Queremos acabar com o troféu nas mãos»

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, falou sobre o momento do campeonato e o impacto de Francesco Farioli no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

«A ideia é não parar para que, no dia em que sairmos do clube, a mentalidade vencedora fique bem presente no futsal do Benfica»...

Afonso Jesus é capitão do Benfica e, no passado fim-de-semana, conquistou a Taça de Portugal de Futsal e deu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede.

DAZN Portugal passa a ter exclusivo da Europa League e Conference League e pode ter uma equipa portuguesa na Champions League

A DAZN Portugal anunciou que vai deter a transmissão exclusiva da Europa League e da Conference League, passando também a transmitir os jogos de uma equipa portuguesa na Champions League a partir de 2027.

Benfica quer assegurar a contratação de Nobel Mendy: internacional senegalês na mira de vários clubes europeus

O Benfica está interessado em assegurar a contratação de Nobel Mendy. O Real Betis pede uma verba entre os 6 e os 8 milhões de euros pelo defesa.