Schalke 04: Gelsenkirchen não rima com Liga Europa

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

Mora em Gelsenkirchen – cidade que tão boas recordações traz ao futebol português e ao Futebol Clube do Porto, em concreto – um dos clubes mais emblemáticos do futebol alemão, o Schalke 04. Habituado a lutar pelos lugares cimeiros da Bundesliga e aos grandes palcos europeus – é presença assídua nas competições europeias -, a época do Schalke começou aos “solavancos”, mas a equipa parece querer entrar nos eixos. Com cinco derrotas nas primeiras cinco jornadas da Bundesliga, o plantel demorou a assimilar os processos do novo treinador, Markus Weinzierl, acusou a saída de alguns jogadores – nomeadamente a estrela da equipa e principal desequilibrador Leroy Sané – e a entrada de alguns jovens jogadores que demoraram o seu tempo para se adaptarem.

Esta evolução da equipa pode explicar-se, tal como já foi referido, pelas muitas mudanças que ocorreram no plantel neste último verão. Desde logo, a mudança de treinador. Depois de quatro épocas em que fez um trabalho positivo ao leme do Augsburgo, Markus Weinzierl foi o eleito para suceder a André Breitenreiter. Com ele chegaram vários novos jogadores e registaram-se várias saídas. À cabeça a já referida saída de Sané, para o Manchester City. O jovem prodígio alemão era o principal desequilibrador da equipa, deixando-a órfã de um elemento que a qualquer momento pudesse sacar um coelho da cartola e inventar uma jogada de golo. Joel Matip também seguiu caminho rumo a Liverpool, desfalcando por completo a defesa que se viu privada do seu patrão. No entanto, estas saídas foram compensadas, e de que maneira, com vários reforços de enormíssima qualidade como Konoplyanka, Embolo, Bentaleb, Stambouli, entre outros, o que permitiu aumentar a qualidade do plantel.

O jovem Embolo veio acrescentar profundidade na qualidade da equipa Fonte: Schalke 04
O jovem Embolo veio acrescentar profundidade na qualidade da equipa
Fonte: Schalke 04

Depois do início tremido, a equipa assentou, alguns jogadores começaram a carburar e a equipa começou a apresentar resultados, estando numa série de seis jogos consecutivos na Bundesliga sem conhecer o sabor da derrota, tendo inclusive empatado no terreno do todo-poderoso Dortmund e ganho na última jornada no terreno do Wolfsburgo que, apesar de também estar abaixo do esperado, é sempre um adversário dificílimo. A defesa estabilizou – apenas dois golos sofridos nesses seis jogos – e o ataque começou a ter o rendimento esperado, muito por culpa da entrada de Max Meyer, que dinamiza bastante o ataque da equipa de Gelsenkirchen. No meio campo, Bentaleb, a eterna promessa do Tottenham e que está emprestado ao conjunto alemão, tem aproveitado bem o empréstimo e tem-se imposto no meio-campo, dando muita qualidade e critério nos momentos com bola.

Com um treinador que já demonstrou ser competente e um plantel rico em qualidade e profundidade, que faz inveja à maioria das equipas que disputam o principal campeonato alemão, o Schalke tem tudo para recuperar do início de época penoso e continuar a boa senda de resultados, tendo todas as condições para poder sonhar com um lugar nos quatro primeiros classificados que lhe permita jogar a Liga dos Campeões na época 2017/2018, o principal objetivo do clube e o que mais se adequa à sua história.

Foto de capa: Schalke 04

Texto revisto por: Carlos Valente

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Estugarda da segunda mão dos oitavos de final da Europa League

O FC Porto defronta o Estugarda nos oitavos de final da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Benfica despede-se de Silvino: «Ficará para sempre a memória de um atleta que serviu o Benfica com compromisso, paixão, orgulho e espírito de equipa»

O Benfica emitiu uma nota durante esta quinta-feira, relacionada com a morte de Silvino, antigo jogador do clube.

Mão pesada: Amar Dedic e Alfonso Trezza suspensos por 2 jogos

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu atribuir um castigo de dois jogos a Amar Dedic e a Alfonso Trezza.

FC Porto multado devido aos assobios no minuto de silêncio a António Lobo Antunes

O FC Porto foi multado devido ao comportamento dos seus adeptos durante o jogo frente ao Benfica, para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca faz mira a marca de Jorge Jesus na Europa League

Paulo Fonseca chegou ao jogo número 61 como treinador na Europa League. Jorge Jesus realizou 68 partidas na competição.

FC Porto pede esclarecimentos sobre o Sporting x Tondela

O FC Porto pediu esclarecimentos à Liga Portugal em relação ao Sporting x Tondela, que ainda não tem data prevista.

Barcelona prepara-se para perder jogador para o Real Valladolid

Víctor Barberá prepara-se para ser reforço do Real Valladolid, deixando o Barcelona no final do seu contrato com os catalães.