Passagem de Jan-Niklas Beste no Friburgo

- Advertisement -

Não foi uma passagem duradoura ou de grande sucesso, mas não foi há muito tempo que vimos Jan-Niklas Beste em Lisboa vestido de vermelho e branco. O ala alemão chegou ao Benfica no verão de 2024 e saiu pela mesma verba que (oito milhões de euros) no mercado seguinte, em janeiro de 2025. De volta a casa, desta feita enquanto jogador do Friburgo, Beste é um habitual titular e tem tido mais protagonismo do que em Lisboa. Com ambições europeias, pode ser um fator importante na eliminatória frente ao Sporting de Braga.

Jan-Niklas Beste é um jogador bastante veloz e com recursos limitados a nível do drible, é competente defensivamente, mas é em zonas mais avançadas onde faz a diferença. É dono de um pé esquerdo forte a nível do passe e remate, o que o torna um jogador capaz ao nível da execução no último terço e é especialista em bolas paradas. Com este perfil específico e amplo ao mesmo tempo, Beste tem desenvolvido uma polivalência tática apreciada pelos treinadores, fazendo todo o corredor esquerdo e ainda a função de extremo direito.

Anis Hadj Moussa Jan-Niklas Beste Morato
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quando foi contratado para o Benfica, por Roger Schmidt, Beste jogava a defesa esquerdo, num sistema que pedia o envolvimento dos laterais no momento ofensivo, querendo tirar proveito da capacidade de chegada e de largura do alemão. Quando Bruno Lage assumiu a cadeira técnica dos encarnados, este nunca olhou para Beste como um lateral, mas sim como uma opção para terrenos mais avançados. Além disso, Beste era muitas vezes utilizado para equilibrar a equipa taticamente, fechando numa linha de cinco. Tendo cada vez menos tempo de jogo, o jogador acabou por não se adaptar totalmente ao clima e ao campeonato português e regressou à Alemanha, apenas seis meses depois.

De regresso à sua terra natal, Beste demorou a encontrar o seu espaço e a temporada de 2024/2025 foi mesmo para esquecer, onde o jogador voltava a ser suplente. Não obstante, foi a partir da temporada 2025/2026 que Beste se assumiu como um dos principais titulares deste Friburgo e uma peça pilar no jogo dos alemães, jogando como extremo direito.

Sob o comando de Julian Schuster, Beste é responsável por dar largura ao corredor direito a todo o campo, como podemos observar pelo seu mapa de calor:

Mapa de calor de Jan-Niklas Beste na época 2025/2026 (Bundesliga)
Fonte: Sofascore

Como o próprio mapa sugere, o alemão não é descartado de tarefas defensivas, até porque o Friburgo passa alguma parte do tempo sem bola. Nesse prisma, Beste tem sido dos melhores jogadores defensivos da Bundesliga, vencendo a maioria dos duelos que disputou e estando no percentil 94 no que toca a ações defensivas no campeonato.

Estatísticas defensivas de Beste na época 2025/2026 (Bundesliga)
Fonte: FotMob

Por fim, Beste destaca-se neste coletivo do Friburgo pela capacidade de criação, quando consegue fazer valer a sua capacidade de cruzamento. É dos jogadores com maior taxa de cruzamentos com sucesso do campeonato e cria, em média, duas oportunidades de golo por jogo provenientes desse gesto técnico.

É seguro afirmar que Beste não é um jogador perfeito, tem dificuldades técnicas visíveis, não tem recursos ao nível do drible quando se encontra em situações de 1×1 e está longe da sua forma no Heidenheim, onde foi destaque no campeonato alemão e que lhe valeu um bilhete de ida para Lisboa. No entanto, enquanto titular com habitual rotação com o banco de suplentes, tem sido importante defensivamente neste coletivo do Friburgo e traz perigo na bola parada, estando agora a lutar pela oportunidade de jogar numa final europeia.

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Pode haver treinador português na final da Europa League: Onde ver o Aston Villa x Nottingham Forest?

O Nottingham Forest de Vítor Pereira joga na casa do Aston Villa para a segunda mão das meias-finais da Europa League. Jogo será transmitido na DAZN 1.

José Mourinho trabalha próximo de Georgiy Sudakov e com atenção ao aspeto emocional e não há drama no Benfica

O momento de Georgiy Sudakov no Benfica não passa despercebido. José Mourinho e a sua equipa técnica procuram trabalhar de perto com o médio.

Eis o ponto de situação quanto às renovações dos sub-17 do FC Porto depois da oficialização da continuidade de Bernardo Lima

O FC Porto tem cinco campeões europeus e mundial sub-17 na equipa. Depois de Bernardo Lima renovar, eis o ponto de situação dos outros nomes.

Braga tem baixa para o jogo decisivo com o Friburgo na Europa League e Ricardo Horta ainda pode vir a recuperar: eis a situação

Florian Grillitsch vai falhar o Friburgo x Braga, duelo da segunda mão das meias-finais da Europa League. Ricardo Horta pode vir a recuperar. Eis a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Há novidades sobre o futuro de Daniel Bragança no Sporting

O Sporting vai avaliar o futuro de Daniel Bragança no final da época. Médio termina contrato com os leões em 2027.

Manchester United mostra interesse por antigo extremo do Sporting: eis a situação

O Manchester United tem Afonso Moreira referenciado. Ex-Sporting, que atua agora pelo Lyon de Paulo Fonseca, tem mais clubes atentos.

José Mourinho e Benfica definem 5 posições a reforçar no próximo verão e começam a projetar 2026/26

José Mourinho e o Benfica já se encontram a preparar a próxima época. Intenção é que o treinador se mantenha nas águias e tenha o plantel reforçado.