Força da Tática: O Lateral Moderno

força da tática

Ao longo dos anos, o futebol tem sofrido alterações na forma de jogo, e actualmente o estudo da forma de jogo e o avanço das tecnologias permitem que se analise com muito mais precisão as estatísticas dos jogadores e as suas características, para deste modo se saber qual o jogador que melhor se enquadra no estilo de jogo de um treinador.

Estas alterações no futebol muitas vezes obrigam a que determinados tipos de jogador tenham tendência a desaparecer dando lugar a outros. Antigamente o “lateral” era um jogador com muita força, tecnicamente fraco, combativo, forte no jogo aéreo, e na maioria dos casos apenas se limitava a defender.

Tendo na mesma de ser um jogador rápido, fruto da sua posição, Lilian Thuram e Paolo Maldini eram autênticos mestres a defender, criando sempre muitas dificuldades aos extremos que os enfrentavam. Eram jogadores com um porte físico diferente, maiores, com muita capacidade de antecipação, agressivos, duros e fortíssimos na marcação homem-a-homem. Este tipo de jogadores durou muitos anos, anos em que o futebol era mais duro, mais directo, mais lento.

Hoje em dia o futebol é muito mais dinâmico e rápido. Por norma, as equipas mais rápidas e eficazes a executar são as equipas vencedoras. Para isto muito contribuiu a evolução destes laterais. Jogadores como Daniel Alves e Marcelo são jogadores com uma capacidade ofensiva completamente diferente da dos “antigos”. Para além de serem agressivos a defender criam muito mais desequilíbrio com bola em posse. É no plano ofensivo que criam esse mesmo desequilíbrio, são fortes no 1×1, cruzam muito bem, jogam com ambos os pés, são dotados de uma técnica igual à de um médio-centro, marcam golos, mas principalmente têm a capacidade e a inteligência de perceber o jogo. Hoje em dia os laterais têm de perceber o jogo de uma forma completamente diferente da de antigamente.

Paolo Maldini e Marcelo são laterais de referência do futebol mundial Fonte: Facebook Oficial dos dois jogadores
Paolo Maldini e Marcelo são laterais de referência do futebol mundial
Fonte: Facebook Oficial dos dois jogadores

Na conhecida táctica 3x4x3, os laterais fazem a ala toda. Cada vez mais em voga, esta táctica evidencia os laterais como nunca, casos de Chelsea (Alonso e Moses) e Juventus (Alex Sandro e Daniel Alves), em que os jogadores para além de participarem bastante no processo ofensivo também necessitam de defender muito, por ser uma táctica mais ofensiva.

Outra razão para a grande evolução e qualidade técnica dos laterais modernos foi a adaptação de muitos extremos de raiz, que por não terem tanto rendimento nas suas posições recuaram para a posição de lateral. Temos assistido ao uso deste processo por muito treinadores, que fizeram com que jogadores como Fábio Coentrão (Real Madrid), Bernat (Bayern Munique), Maxi Pereira (FC Porto), e Moses (Chelsea) se tornassem jogadores de classe mundial.

Foto de Capa: Real Madrid CF

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

João Donato
João Donatohttp://www.bolanarede.pt
O João acredita que o Desporto é uma forma de estar na vida, o Futebol a sua paixão. Atleta, Treinador e a estudar Gestão Desportiva em Espanha. Dedica muito do seu tempo a perceber o Jogo até ao limite, que na maioria das vezes não é possível, factor de motivação extra.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.

Portugal é bicampeão europeu de Futsal Sub-19 | Portugal 3-2 Espanha

O Portugal dos pequenitos tornou-se novamente o Portugal dos Gigantes. Numa final de arrepiar, a seleção das quinas conquistou o bicampeonato europeu de futsal