📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vocês sabem do que estou a falar

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

As semanas decorrem com naturalidade fugaz. De repente, sem que tenhamos verdadeiramente consciência, dobramos a época, chegamos a Janeiro, e perto de cumpridos dois terços do campeonato entramos, definitivamente, numa fase de decisões. Comparando com anos recentes – incluídos, logicamente, como parte do actual ciclo futebolístico – as diferenças, a existirem, são poucas: Benfica e FC Porto a lutarem pelo título; Sporting precocemente afastado de todos os seus objectivos (provando-se, neste caso, que a época transacta foi muito mais excepção do que regra).

A culpa é do Benfica e dos seus adeptos Fonte: SL Benfica
A culpa é do Benfica e dos seus adeptos
Fonte: SL Benfica

A par dos resultados, da evolução pontual e classificativa, vão surgindo, num ritmo constante, as (já) habituais – chamemos-lhes mesmo clássicas – justificações para os respectivos sucessos e insucessos. Embora com variações pontuais, conforme o momento imediatamente anterior, sabemos de antemão, como que por defeito, de quem é a culpa: a culpa é (sempre) do Benfica! Os benfiquistas, como eu, concordam com esta tese. O Benfica tem culpa de ter a melhor equipa, o melhor plantel e de praticar de longe o melhor futebol; tem culpa de ter um projecto adulto, consistente e consciente, e de possuir excelentes profissionais; tem culpa de os seus adeptos encherem, semana após semana, os estádios de Norte a Sul do país. Resumidamente: tem culpa da sua própria competência, da sua grandeza, do seu passado e do seu presente. Esta realidade reflecte-se em diversas vertentes, mas abordando, apenas, o aspecto desportivo, reflecte-se, em termos práticos, na liderança do campeonato, e nas presenças nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga.

Por outro lado, discordo totalmente que o Benfica tenha qualquer responsabilidade, directa ou indirecta, na incompetência alheia. Sempre que FC Porto e Sporting sofrem um desaire – ou seja, semana sim, semana sim (pois quando não é um, é o outro) – a culpa desse mesmo desaire é imputada ao Benfica. Esta semana, foi o Sporting; para a semana, quem sabe?, poderá ser o FC Porto. A estratégia é exactamente a mesma. Octávio Machado fala pelos dois clubes; e o seu percurso assim o legitima – aborda questões internas do Benfica, contas e viagens, para concluir, como habitualmente, falando de árbitros e de arbitragens. Volta-se à questão dos vouchers, insinua-se que o Benfica corrompe, que os árbitros se deixam corromper e, sem nunca o afirmar francamente, assiste-se à ressuscitação de adágios ultrapassados, que só encaixam nas bocas de personalidades ambíguas. Tal como noutras alturas, palavras ocas, que saem impunes.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.