Dragão é palco dos primeiros pontos em jogo | FC Porto x Alverca

- Advertisement -

Primeira Liga, 1.ª Jornada: domingo, 9 de agosto de 2026, 18h00.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES RECEBEM RIBATEJANOS NA JORNADA INAUGURAL DA LIGA NUM DUELO COM OBJETIVOS DISTINTOS

No início de mais uma edição da Liga Portuguesa, o campeão FC Porto tem a circunstância especial de começar a caminhada rumo ao bicampeonato perante os seus adeptos no seu estádio. Após a sofrida conquista da Supertaça frente ao Torreense em Coimbra, a equipa de Francesco Farioli procura agora entrar com o pé direito na principal prova que será uma longa maratona. Com o mercado de transferências a fechar só daqui a 24 dias, o plantel portista ainda está longe de estar fechado. Por exemplo, ainda que Diogo Costa e Froholdt estejam entre os indiscutíveis para atacar os três pontos neste jogo, a continuidade de ambos no dragão ainda não é certa.

Os dragões são superfavoritos para este encontro, mas o rendimento da equipa será uma das principais preocupações dos adeptos e observadores. Faz parte do ADN dos campeões nacionais ter posse de bola, iniciativa, pressão em busca do espaço e ritmo elevado por parte da maioria dos seus elementos (laterais, extremos, médios mais ofensivos e ponta de lança) em busca de ocasiões de golo. Espera-se uma equipa portista que ataque a vantagem o mais brevemente possível, mas ficará na expetativa a estratégia da equipa de Farioli a seguir à liderança no marcador.

Na época passada, os portistas venceram pela margem mínima por 18 ocasiões e tal aconteceu novamente na Supertaça. Em diversos destes desafios, a equipa de Farioli recuou e procurou estabilizar o jogo e o resultado após estar a vencer, ainda que por vezes a vantagem pudesse fugir (como se viu no encontro de Coimbra com o Torreense). Uma estratégia preferida com jogadores de alguma contenção (Varela, Rosario ou Hwang Inbeom) ou de ataque não muito criativo e enérgico (Deniz Gul ou Borja Sainz), um pouco em detrimento da continuação da aposta na energia ofensiva e talento criativo (Rodrigo Mora e Oskar Pietuszewski não foram opção na Supertaça, ainda que o polaco estivesse algo condicionado). Portanto, fica na expetativa qual será a atitude portista a seguir a uma putativa vantagem no placar.

FC Porto jogadores
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

No entanto, se o Alverca conseguir surpreender os portistas, espera-se então uma equipa que corra atrás do prejuízo até conseguir dar a volta. Da equipa ribatejana, espera-se organização posicional máxima dos seus elementos, um bloco que oscile entre o baixo e o médio consoante o momento do jogo, uma estratégia defensiva que busque fechar todos os espaços e busca por transições nos momentos certos para conseguir oportunidades de marcar. 

No registo dos impedimentos, os mesmos existem para ambas as coletividades. Do lado azul e branco, o lateral direito Alberto Costa sofreu uma contusão, o extremo Oskar Pietuszewski contraiu uma lesão muscular e o guarda-redes Cláudio Ramos tem uma igualmente o mesmo problema e não deverão recuperar a tempo de fazer parte das opções para a estreia da sua equipa na Liga. Assim, juntam-se a Samu e Vasco Sousa no campo dos indisponíveis. Já Bednarek, segundo Farioli, está completamente recuperado. Nos ribatejanos, o médio Sabit Abdulai e o defesa central Julián Martínez não farão parte das opções de Sérgio Ferreira, ambos por lesão.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Neste século, os arranques de Liga do FC Porto são bastante positivos, tendo empatado apenas quatro (2002/03, 2004/05, 2009/10 e 2012/13) e perdido duas ocasiões (2001/02 e 2019/20) em 26 jogos.
  2. O Alverca tem seis participações na Liga, nos seis arranques apenas perdeu um, precisamente na época passada (derrota em Moreira de Cónegos por 1-2).
  3. FC Porto e Alverca defrontaram-se seis vezes na casa dos portistas a contar para a Liga Portuguesa, dois jogos terminaram empatados e quatro foram as vitórias azuis e brancos.
  4. Nas duas vezes que o Alverca conseguiu empatar no Porto, os dragões não foram campeões.  
  5. O Alverca não marca um golo na casa portista desde 1998/99, precisamente por alguém que jogaria nas Antas três anos depois (Maniche).
  6. Os dois últimos FC Porto x Alverca no Dragão estão ligados à conquista da Liga por parte dos dragões (2003/04 e 2025/26).
  7. Todos os jogos entre FC Porto e Alverca realizaram-se apenas para a Liga Portuguesa.
  8. No total de confrontos entre portistas e ribatejanos, contam-se três empates e nove triunfos azuis e brancos em 12 jogos.
  9. Nos nove jogos entre as duas equipas, o FC Porto marcou 26 golos e o Alverca apenas cinco.
  10. O árbitro do encontro será Luís Godinho da Associação de Futebol de Évora.

JOGADORES A TER EM CONTA

André Silva
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

André Silva – Será um dos elementos a atrair mais atenções. Na estreia da Liga 2026/27, o reforço portista e produto da casa procurará galear o seu estádio com uma exibição prometedora do que fará pelo resto da campanha. Sendo um avançado completo nas suas competências, consegue tanto atacar os espaços com a sua mobilidade, como consegue associar o jogo ofensivo da sua equipa com os médios e extremos de costas para a baliza. Desta forma, conseguirá arranjar espaços e abri-los na defesa do Alverca e poderá concretizar ou ajudará a fazê-lo. Um dia bom de André Silva significará muito provavelmente uma entrada de dragão na primeira jornada por parte da equipa do FC Porto.

Figueiredo assina pelo Alverca
Fonte: Alverca

Figueiredo – Será umas das armas de Sérgio Ferreira para atacar um resultado positivo no Dragão. É um extremo capaz de atuar em qualquer uma das alas, com habilidade nos duelos e com capacidade de acelerar o jogo da sua equipa. Quando o Alverca procurar as transições após recuperar a bola, muitas vezes Figueiredo fará parte da equação. Sendo através do drible, procurar um espaço vazio na defesa portista e no remate, o extremo poderá causar surpresas nesta primeira ronda.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa (C), Martim Fernandes, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Zaidu, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Pepê e André Silva.

Treinador: Francesco Farioli

«Conhecemos bem o Alverca porque estivemos frente a frente várias vezes na temporada passada, mesmo que tenham existido algumas mudanças. São bem organizados, têm um bom espírito, jogam com uma intenção mais positiva e gostam de recuperar a bola em terrenos altos. Tentam construir mesmo quando estão a ser pressionados. Têm jogadores muito interessantes, não só tecnicamente, mas também fisicamente. Temos de estar preparados».

Alverca: Jhonatan Luiz, Nabil Touaizi, Sergi Gómez (C), Steven Baseya, Isaac James, Rayan Lucas, Vasco Moreira, Cédric Nuozzi, Figueiredo, Chiquinho e Vivaldo Semedo

Treinador: Sérgio Ferreira

«Temos se saber encontrar as vantagens e estarmos o maior tempo possível organizados. Com bola, temos de ser uma equipa muito inteligente, a saber gerir os ritmos e criar também algum desconforto à equipa adversária. Queremos ser muito ambiciosos e temos de ser uma equipa extremamente competente em todos os momentos».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Alverca

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Samu Costa junta-se a Cristiano Ronaldo e João Félix no Al Nassr

Samu Costa foi apresentado como reforço do Al Nassr. Internacional português deixou o Mallorca num negócio a rondar os 22 milhões de euros.

Arsenal derrotado pelo Borussia Dortmund em jogo que teve 2 portugueses em ação

O Arsenal perdeu com o Borussia Dortmund por 3-2 na Emirates Cup 2026. Fábio Silva foi titular e Fábio Vieira entrou aos 78 minutos.

Marcus Rashford com futuro cada vez mais definido: eis a situação

Continuidade de Marcus Rashford no Manchester United ganha força. Avançado não considera Turquia/Arábia Saudita neste verão.

Atenção, Benfica: Nova concorrência da Premier League por João Palhinha

O Daily Mail avança que o Newcastle está interessado na contratação de João Palhinha, como alternativa às negociações falhadas por Pierre Emile-Hojbjerg.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand assiste na derrota do Atlético Madrid diante do Manchester City

O Manchester City superou o Atlético Madrid por 3-1, num jogo particular disputado em Seoul, na Coreia do Sul.

Issa Doumbia e Rodrigo Zalazar reagem ao empate da primeira jornada: «Temos de seguir em frente e dar uma alegria à nossa gente»

Após o empate a dois golos entre Sporting e Estrela da Amadora, Issa Doumbia e Maxi Araújo garantiram uma reviravolta na próxima jornada.

Sporting regressa a Alcochete após empate na Amadora: Titulares descansam e restantes vencem o CD Mafra

Depois do empate a dois golos na visita ao Estrela da Amadora, o Sporting realizou um jogo-treino frente ao CD Mafra em Alcochete.