Danilo, a pedra basilar no 4-4-2 de Nuno

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Há já algum tempo que Nuno Espírito Santo (NES) decidiu que o 4-4-2 seria o modelo táctico que melhor serviria a equipa do FC Porto nas legítimas aspirações à conquista do título de campeão nacional. Desde a introdução deste sistema, já várias combinações foram testadas nos mais diversos sectores, sendo que o ataque e o meio-campo foram as áreas onde as alterações mais se notaram. A defesa está de pedra e cal quase desde a primeira jornada, assim como o homem que joga à sua frente: Danilo Pereira (DP).

Recentemente Rúben Neves (RN) foi chamado a substituir o camisola 22 dos Dragões por duas ocasiões: empate a zero em Paços de Ferreira e vitória por 4-0, no Dragão, frente ao Tondela. Embora seja impossível – e até mesmo injusto – dizer que as dificuldades que o FC Porto sentiu em ambos os jogos se devam à presença do jovem capitão na equipa, é impossível dissociá-las da ausência de Danilo. Arrisco-me a dizer que, neste momento, Danilo é o 4-4-2 de NES. Sem ele o sistema deixa de ser viável, pelo menos na forma usada contra o Tondela (dois extremos e dois médios centrais).

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Não está em causa o valor de RN, que toda a gente sabe que é muito, mas um modelo de jogo que entrega todo o meio-campo a dois elementos precisa quem alguém tenha um poder físico muito acima da média, coisa que o camisola 6 não tem. Talvez com muito trabalho possa um dia chegar a outro patamar no que a este capítulo diz respeito, mas até lá cabe ao treinador dos Azuis e Brancos aproveitar as melhores armas que o Rúben tem: posicionamento, visão de jogo e qualidade de passe.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pepe fala sobre a passagem pelo FC Porto: «O primeiro ano não foi fácil, mas depois adaptei-me à exigência»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pepe foi um dos convidados do último dia do evento.

Nuno Dias reage à derrota do Sporting frente ao Benfica: «Os duelos têm de ser nos limites e o Benfica ganhou muito mais duelos...

Nuno Dias fez a análise à derrota do Sporting diante do Benfica. Encontro da jornada 4 da Primeira Liga de Futsal.

Pepe conheceu Cristiano Ronaldo quando fez a pre-época no Sporting e revela: «Conheci primeiro a família do Cris, na Madeira»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pepe foi um dos convidados do último dia do evento.

Novo diretor do Atlético Madrid quer trazer Andreas Christensen

O Atlético Madrid pode tentar a contratação de Andreas Christensen, jogador que Mateu Alemany contratou para o Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Scholes já pensa em substituto para Ruben Amorim no Manchester United

O Marselha está satisfeito com o desempenho de Benjamin Pavard, que está emprestado pelo Inter de Milão e tem opção de compra.

Benfica vinga derrota na Supertaça e vence Sporting na jornada 4 da Primeira Liga de Futsal

O Benfica vingou a derrota na Supertaça e derrotou o Sporting por 4-2 na 4.ª jornada da Primeira Liga de Futsal.

Jorge Mendes pode ser o próximo agente de Enzo Maresca

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, decidiu terminar a ligação com o seu agente e Jorge Mendes poderá ser o escolhido para o substituir.