Duas partes, dois leões muito diferentes | Sporting x Alverca

- Advertisement -

Liga Portugal, 3.ª Jornada. Sábado, 21 de agosto de 2026, 20h30.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DO DRAGÃO, O LEÃO; ALVERCA ENFRENTA NOVO GIGANTE

O Sporting recebe o Alverca, este sábado, na terceira jornada da Liga Portugal, num encontro em que os leões procuram dar continuidade ao triunfo conquistado diante do Vitória SC e, acima de tudo, apresentar uma versão mais consistente perante os seus adeptos.

A equipa de Rui Borges soma quatro pontos nas primeiras duas jornadas, depois do empate na Amadora e da vitória por 3-2 frente ao Vitória SC. Em ambos os encontros, os verdes e brancos demonstraram capacidade para assumir o controlo e criar vantagens, mas também deixaram escapar alguma segurança nos momentos finais. A procura por maior equilíbrio e consistência será, por isso, um dos grandes desafios para o encontro em Alvalade. O Sporting chega ainda com a ambição natural de somar a segunda vitória consecutiva e confirmar o favoritismo perante uma equipa que, apesar do exigente arranque de calendário, já demonstrou que não pretende limitar-se a defender.

Do outro lado estará um Alverca que começou a temporada com dois adversários de enorme dificuldade. Depois da derrota frente ao FC Porto, os ribatejanos conseguiram somar o primeiro ponto no empate diante do Estrela da Amadora. A formação orientada por Sérgio Ferreira tem procurado manter a sua identidade e mostrar iniciativa, mesmo perante contextos adversos, algo que voltará a ser colocado à prova em Alvalade.

Além da qualidade individual do adversário, o Alverca terá de lidar com algumas ausências importantes, nomeadamente no setor defensivo, e com a suspensão de Chiquinho, um dos jogadores mais criativos da equipa. A capacidade de organização sem bola e de aproveitar os espaços em transição poderá ser fundamental para os ribatejanos discutirem o resultado.

Do lado leonino, espera-se uma equipa dominadora, instalada durante largos períodos no meio-campo adversário e determinada em não repetir os problemas de gestão que surgiram nos primeiros jogos da época. Rui Borges reconheceu precisamente essa necessidade de crescimento, deixando claro que, no Sporting, ganhar nem sempre é suficiente se a exibição não corresponder às exigências dos adeptos. Ioannidis está em dúvida para a partida.

A exigência estará, assim, do lado da equipa da casa. O Sporting tem a oportunidade de alcançar a segunda vitória consecutiva e ganhar maior estabilidade neste arranque de campeonato. Para o Alverca, o objetivo passa por contrariar todas as previsões e provar que a exigência de defrontar FC Porto e Sporting nas três primeiras jornadas não significa que os ribatejanos estejam dispostos a entrar em campo apenas para cumprir calendário.

O árbitro da partida será Fábio Veríssimo.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O passado recente demonstra a hegemonia leonina, com o Sporting a arrecadar sete triunfos nos últimos oito encontros frente ao Alverca.
  2. É preciso recuar até à temporada de 2019/20 para encontrar o último êxito do FC Alverca perante o Sporting, num triunfo caseiro por 2-0 a contar para a Taça de Portugal.
  3. O único triunfo da história do Alverca em Alvalade ocorreu na época de 2001/02, graças a um resultado de 0-1.
  4. O treinador Rui Borges mantém um aproveitamento cem por cento vitorioso frente ao Alverca, após três duelos realizados.
  5. No decurso da anterior temporada, os três confrontos disputados saldaram-se por um pleno de vitórias do Sporting, com um saldo expressivo de 11 golos marcados.
  6. O estatuto de melhor marcador no histórico deste confronto pertence a Jardel, autor de quatro golos.
  7. A veia goleadora dos leões no campeonato estende-se já a uma sequência consecutiva de 55 jornadas a faturar.
  8. O Alverca atravessa um jejum de vitórias na Liga Portugal que já se prolonga há cinco partidas.
  9. O arranque de época do Alverca ainda não resultou em vitórias, somando a equipa um empate e um desaire.
  10. Os leões mantêm a invencibilidade na presente temporada, contabilizando até ao momento um triunfo e uma igualdade.

JOGADORES A TER EM CONTA

Flávio Gonçalves Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Flávio Gonçalves – É um extremo irreverente, dotado de uma técnica refinada e de uma capacidade fulgurante no drible em espaços curtos. O jovem destaca-se pela sua forte personalidade competitiva e pela facilidade com que flete para o corredor central, oferecendo uma verticalidade constante ao jogo ofensivo. Capacidade única para quebrar linhas defensivas através do um para um, de assumir a definição do último passe e inventar linhas de rotura e uma fonte constante de criatividade e imprevisibilidade que liberta a equipa da rigidez tática.

Vivaldo Semedo – O jovem avançado do FC Alverca será uma das principais armas da equipa visitante. Com capacidade física, presença na área e disponibilidade para atacar os espaços, Vivaldo Semedo pode ser uma peça importante sempre que os ribatejanos conseguirem sair em transição. Frente a uma equipa que deverá assumir a iniciativa, a capacidade do avançado para segurar a bola e criar perigo nos poucos momentos ofensivos do Alverca poderá ser decisiva.

XI´s PROVÁVEIS

Sporting CP: Rui Silva; Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo; Sergi Altimira, Issa Doumbia, Geny Catamo, Rodrigo Zalazar, Flávio Gonçalves; Luis Suárez

Treinador: Rui Borges

«Temos que melhorar muito nos equilíbrios, nas abordagens – até individuais -, e crescer. Mas crescer é ganhar. Os adeptos acabam por ser a exigência do Sporting. Não chega ganhar, temos de jogar bem».

Alverca: Matheus Mendes: Steven Baseya, Yahya Bojang, Bastien Meupiyou, Nabil Touaizi; Ian Luccas, Davy Gui, Isaac James; André Vidigal, Vivaldo Semedo, Figueiredo

Treinador: Sérgio Ferreira

«Apanhar FC Porto e Sporting nas primeiras três jornadas significa que temos de estar ao mais alto nível. Foi essa a exigência que começámos a impor desde o dia 6 de julho, assim como a nossa ideia e o nosso estilo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-0 Alverca

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica B e Portimonense empatam na Segunda Liga

O Portimonense venceu fora de casa o Benfica B por 1-0 na terceira jornada da Segunda Liga e continua 100% triunfante.

Victor Andersson é o mais recente reforço do Vitória SC

Victor Andersson reforça o Vitória SC neste mercado de verão. Extremo sueco de 21 anos assina contrato válido de quatro épocas.

João Gião na antevisão do duelo com o Vitória SC: «O Nacional está a crescer»

O CD Nacional vai este domingo a Guimarães para enfrentar o Vitória SC na Primeira Liga. Fica com declarações de João Gião.

West Ham de Nuno Espírito Santo garante empréstimo de Divine Mukasa ao Manchester City

Divine Mukasa foi anunciado no West Ham. O médio-ofensivo chega do Manchester City, por empréstimo, até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver a estreia do Real Madrid de José Mourinho na La Liga? É frente ao Espanyol

O Real Madrid vai enfrentar este sábado o Espanyol para a segunda jornada da La Liga e o duelo vai ser transmitido na DAZN 1.

Mitchell van der Gaag na antevisão do Marítimo x Académico Viseu: «Vamos esperar mais um jogo difícil»

Mitchell van der Gaag marcou presença na conferência de imprensa de antevisão do jogo entre Marítimo e Académico de Viseu, da terceira jornada da Primeira Liga.

Cristiano Ronaldo regressa e marca o golo 977 da carreira na goleada do Al Nassr

No primeiro jogo de Cristiano Ronaldo na temporada 2026/27, o português marcou um dos quatro golos da vitória do Al Nassr sobre o Al Riyadh.