Um campeão europeu com a espinha dorsal errada

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Agora que vamos entrar num período de jogos de selecção, volto ao tema dos clubes que mais ajudaram à conquista do Europeu de futebol. E apesar de muitos não quererem ouvir, ou queiram simplesmente esquecer, foi o Sporting com a sua formação, e um meio campo que ainda joga maioritariamente no clube, que tornou isso possível.

Bem sei que outros já se propuseram a isso mas até agora tem sido o Sporting o principal municiador. Isso, documentado por uma das fotos que mais notoriedade teve, com dez jogadores formados na academia dos leões, criou pruridos em muita gente que imediatamente se mexeu nos bastidores. Facilmente constatamos isso com os recentes acontecimentos e convocatórias.

Nem toda a "cacetada" do mundo pode desmentir esta imagem Fonte: Sporting CP
Nem toda a “cacetada” do mundo pode desmentir esta imagem
Fonte: Sporting CP

 

Rui Jorge convocou três jogadores do plantel do Sporting, mas só porque acha que Podence e Francisco Geraldes ainda jogam no Moreirense. E, em último caso, talvez até ache que o Ruben Semedo ainda esteja em Setúbal. Não fosse isso, e o Sporting não teria nenhum dos seus jogadores nesta selecção considerando a cara de poucos amigos quando lhe falaram do Sporting como um clube que aposta em jovens. (Não foi esse o intuito? Pois bem, não tem que se ser só sério, também tem que parecê-lo.)

É que se formos ver bem, neste momento qualquer um dos três tem mais minutos jogados pelo Sporting que um que foi convocado para a selecção principal e mesmo assim foi “suficiente”. Se juntarmos a isto o facto de, olhando para a selecção sub-19, ter mais convocados de um clube que está nos últimos lugares da fase de apuramento de campeões em juniores, conseguimos perceber qual o caminho que foi escolhido por um determinado presidente para cumprir uma promessa eleitoral que já vem de há mais de dez anos: “fazer da sua formação a espinha dorsal da selecção”. Se não é possível com o talento, terá que ser pelas influências. Parabéns, estes últimos sinais estão a demonstrar que estão no bom caminho.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Noite histórica na NBA: Bam Adebayo ultrapassa marca lendária de Kobe Bryant

Os Miami Heat bateram os Washington Wizards por 150-129, numa noite inspirada de Bam Adebayo, que assinou uma exibição histórica e superou um registo de Kobe Bryant.

Javier Tebas comenta tentativa de regresso de Lionel Messi: «Nunca ninguém do Barcelona se dirigiu à La Liga»

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, negou ter autorizado o regresso de Lionel Messi ao Barcelona, durante um evento do ISDE em que comentou vários temas do futebol espanhol.

Bayern Munique confirma nova lesão de Alphonso Davies 

O Bayern Munique confirmou uma nova lesão de Alphonso Davies, que voltará a parar, enquanto Jamal Musiala não deverá ter qualquer problema grave.

Cristián Romero deve mesmo abandonar o Tottenham no verão: Vários gigantes europeus atentos

Apesar da recente renovação de contrato, Cristián Romero deve abandonar o Tottenham no final da temporada e já tem vários grandes clubes interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo lideram: Quem são os melhores marcadores dos oitavos de final da Champions League?

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os jogadores com mais golos dos oitavos de final da Champions League. Fica com o registo.

Antoine Griezmann afasta rumores de transferência para a MLS e afirma: «Vou continuar até o fim»

Após a vitória expressiva frente ao Tottenham na Champions League, Antoine Griezmann abordou o seu futuro no Atlético Madrid.

Sonho concretizado? Galatasaray x Liverpool teve estreia a marcar na Champions League

Mario Lemina estreou-se a marcar na Champions League. Médio de 32 anos fez o único golo do Galatasaray x Liverpool.