A caminhada para o Euro começa aqui

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesNo início de Abril, mais concretamente entre os dias nove e onze, irá ser disputada a qualificação para o campeonato da Europa 2018, que se realiza entre os dias oito e onze do próximo mês, na Eslovénia.

Como adversários, Portugal tem pela frente a organizadora deste torneio e, neste caso particular, parece ser o adversário mais complicado, a Roménia. Os dois conjuntos que completam este grupo são a Letónia e a Finlândia. Medimos forças com a formação báltica no dia oito, seguindo-se a equipa finlandesa e, por fim, a turma da casa.

De todos os nossos rivais, apenas a Roménia esteve em Europeus, por três ocasiões, a última das quais em 2014. De resto, não se conta mais nenhuma presença em grandes competições (Campeonatos do Mundo ou da Europa). Por isso, e atendendo à convocatória hoje divulgada, o selecionador Jorge Braz optou (e muito bem!) por não menosprezar os adversários em questão e convocou os melhores 14 para esta fase, num claro sinal de respeito e consideração por todos os seus oponentes.

Em teoria, somos melhor equipa que qualquer um dos nossos oponentes, individualmente então não se fala, pois temos o melhor jogador do mundo. No entanto, este pensamento de sobranceria e arrogância nem sempre corre bem, e penso que neste aspeto o treinador da seleção nacional sempre primou pelo respeito aos países que defronta.

A arena Skozice recebe o torneio, de 30 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2018 Fonte: 24UR
A arena Skozice recebe o torneio, de 30 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2018
Fonte: 24UR

Por isso, é preciso ter muito cuidado, sobretudo com a equipa a casa, acima de tudo porque tem essa mesma motivação de jogar em solo pátrio e, por vezes, as equipas transcendem-se a disputar estas competições em casa (nós já sentimos isso na pele quando perdemos no Euro 2016, discutido na Sérvia, com a formação balcânica, na fase de grupos, algo que nos “obrigou” a jogar com a Espanha nos quartos-de-final).

Consequentemente, o favoritismo teórico desaparece mal a bola começa a rolar, e nós temos que demonstrar na quadra que somos melhores, caso contrário podemos vir a ter um grande dissabor nesta fase de qualificação, ou pelo menos adiar o sofrimento, pois todos os segundos classificados mais o melhor terceiro classificado apuram-se para o playoff.

Bem sei que nós portugueses “adoramos” as calculadoras, mas desta feita vamos tentar arrumá-la na gaveta. Para isso, precisamos de assegurar o primeiro posto no grupo de apuramento. Por isso, vamos deixar as contas para outra altura e fazer uma qualificação limpa. Pode ser, rapazes?

Foto de capa: Alamy

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting toma medida quanto ao futuro de Maxi Araújo depois do aumento do número de interessados

O Sporting tem como prioridade renovar contrato com Maxi Araújo e garantir a continuidade do defesa em Alvalade. Uruguaio tem interessados.

Cesc Fàbregas afasta rumores que o apontam ao Barcelona: «Hansi Flick vai renovar contrato»

Após receber o Prémio Enzo Bearzot em Roma, Cesc Fàbregas desmentiu a possibilidade de rumar ao Barcelona na próxima temporada.

Ousmane Diomande tem 4 interessados de peso na Premier League e vai ser observado no Arsenal x Sporting

Ousmane Diomande tem a Premier League à perna. Central do Sporting vai ser observado no Arsenal x Sporting.

Imprensa russa avança que FC Porto já encontrou um substituto para Rodrigo Mora

A imprensa russa adianta que o FC Porto prepara-se para a possível saída de Rodrigo Mora no verão, apontando as atenções para Aleksey Batrakov.

PUB

Mais Artigos Populares

Quem é Issa Doumbia, alvo do Sporting para o meio-campo?

O Sporting foi associado esta terça-feira a Issa Doumbia. Conhece melhor o médio do Venezia que está no radar leonino.

Cabo Verde revela as camisolas para o Mundial 2026

Cabo Verde já apresentou as equipamentos oficiais para aquela que será a sua primeira participação num Mundial. A equipa africana vai disputar o Campeonato do Mundo de 2026.

Novo Wrexham? John Terry está perto de assumir o controlo de um clube em Inglaterra

Segundo a imprensa inglesa, John Terry está muito perto de ser o novo dono do Colchester United, do quarto escalão de futebol inglês.