Última horaAC Milan de Ruben Amorim traz novidade e há renovação no ataque
Publicidade

Salvador Agra: Um sonho de (qualquer) menino

Joana Libertador · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sl benfica cabeçalho 1

«Cumpri um sonho de menino… Agora focado para atingir o meu objetivo… Jogar com o manto sagrado!»

Foi assim que Salvador Agra se apresentou como jogador do Sport Lisboa e Benfica. Claro está, que esse sonho de menino, partilhado por tantos outros jovens jogadores, acabaria por ser breve. O ex-Nacional vai poder continuar a jogar na primeira liga, mas não no Benfica. Agra foi (e bem) emprestado ao Desportivo das Aves, recém-chegado da divisão inferior. O extremo português teria de competir por um lugar na equipa, tendo, sempre, Salvio, Zivkovic, Cervi e Carrillo à frente.

No entanto, estas contratações intrigam-me. Intriga-me a infinita compra de extremos, com a finalidade de serem emprestados e, muito provavelmente, serem vendidos posteriormente sem nunca vestirem a camisola principal. E, todos sabemos, Salvador Agra não é caso único. Resta saber quando nos voltaremos a lembrar que ele é nosso jogador. Provavelmente os anos passarão e Agra tornar-se-á em mais uma jovem promessa (como os carregamentos de jogadores brasileiros tão típicos de há uns anos), que andará emprestada de clube em clube até sair do Benfica. Posso também estar redondamente enganada e nada disto acontecer. Podemos até vir a ver Agra de águia ao peito e, quem sabe, a levantar taças.

Uma das duas acontecerá (espero). Será que veremos Salvador Agra a defender o vermelho? E será o “sonho de menino” suficiente? Afinal, sonhos todos temos, mas nem sempre é possível concretizá-los.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Joana Libertador

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a bancada tenta jogar: uma reflexão de João Carlos Gameiro, coordenador técnico da Academica Sporting Aurélio Pereira

Passar uma manhã de sábado à beira de um campo de futebol devia ser um exercício simples: ver os miúdos crescerem. O desporto na infância é, ou devia ser, o espaço por excelência para aprender a falhar, a cair, a levantar-se e a decidir sozinho, em frações de segundo. No entanto, quem anda pelos campos de norte a sul do país, sabe que a realidade é outra. O ruído que vem de fora não é de incentivo, é um bombardeamento constante de ordens diretas: "Passa!", "Chuta!", "Dribla!". Esta obsessão cega pelo resultado imediato, disfarçada de apoio paternal, está a matar o que o jogo tem de mais sagrado: a autonomia de quem joga.  Na cabeça do pai que grita, aquela instrução é uma ajuda preciosa. Ele está genuinamente convencido disso. Mas quem está lá dentro percebe o bloqueio imediato que o berro provoca. O jogo é demasiado rápido. No instante em que o miúdo recebe a bola e tenta ler o espaço, se ouve a ordem do pai para mudar o que ia fazer, a jogada já morreu. O prejuízo imediato é a perda da bola, mas o verdadeiro estrago é o que fica para o futuro. Quando a solução vem sempre mastigada de fora, a criança deixa de pensar o jogo; passa apenas a executar ordens. 

João Carlos Gameiro · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.