Comunicação no Sporting CP, ou falta dela?

sporting cp cabeçalho 2Comunicação e Sporting Clube de Portugal, ora aqui estão duas coisas que não combinam. A comunicação é o nosso ponto mais fraco, e falo de todo e qualquer tipo de comunicação que possam pensar.

Comecemos pelo líder da comunicação, Nuno Saraiva. Cada vez que sai um post do Diretor de Comunicação do Sporting, já gelamos a temer qual o disparate que vai aparecer desta vez na página. Pode, e deve, defender o clube, óbvio que sim, mas o que se passa hoje em dia é totalmente ridículo e, em vez de defender o Sporting, está a ridicularizar o mesmo. Já ninguém tem paciência para ler os posts e os comunicados quase diários. A comunicação nas redes sociais do clube falha, falha por excesso e não por escassez. Arrisco mesmo dizer que Nuno Saraiva foi a pior coisa que aconteceu ao Sporting desde de que Bruno de Carvalho chegou à presidência do clube.

Na mais recente Assembleia Geral do clube, na passada sexta-feira, o Presidente Bruno de Carvalho disse aos sócios e adeptos para saírem do Facebook e irem angariar mais sócios para o clube. Apesar de nós podermos fazer este papel, esta não é uma obrigação só nossa. O clube tem de ser capaz de cativar as pessoas a serem sócias, uma comunicação cuidada é capaz de ser uma boa solução. No entanto, não deixa de ser irónico que Bruno de Carvalho nos peça para sair do Facebook, quando o próprio não o conseguiu.

 Entrar em guerras de palavras com outros clubes não nos leva a lado nenhum, ainda há duas épocas vimos os resultados disto. As guerras de palavras devem ser entre os adeptos, nós podemos picar os adversários. Os dirigentes, jogadores, treinadores, não. Estes devem-se focar no seu trabalho, que é fazer o melhor possível pelo clube, e não dizer que o clube adversário X ou Y está em crise ou algo do género. Focarmo-nos em nós e no nosso trabalho é fundamental, os outros que falem sobre si e, se quiserem, sobre nós.

A comunicação dos jogos também é lamentavelmente má. Os jogos de futebol da equipa sénior têm uma comunicação boa, mas se formos a falar de todo o resto… Há jogos que são anunciados pelo clube apenas um ou dois dias antes, o que é totalmente impraticável no mundo em que vivemos hoje. Na sociedade de hoje, a comunicação é feita ao segundo e é preciso que exista uma maior antecedência. Nós, sportinguistas, tal como as outras pessoas, temos vida, temos família. É verdade que a família sportinguista é importante para todos nós, mas é muito complicado dizerem numa segunda-feira à tarde que existe um jogo na quarta-feira seguinte – as pessoas já organizaram a sua vida sem contar com este evento, e poucas a poderão mudar tão em cima da hora. É certo que existe uma agenda no site, mas a mesma muitas vezes está desatualizada e, na minha opinião, algo confusa; mas não deixa de ser um excelente ponto de partida para algo melhor.

As 'saraivadas' estão descredibilizadas. Fonte Nuno Saraiva
As ‘saraivadas’ estão descredibilizadas.
Fonte Nuno Saraiva

Falando das modalidades, que é onde isto acontece com maior frequência, é preciso existir muitas mudanças. Muitos de nós pensámos que com a inauguração do Pavilhão João Rocha algumas coisas iam mudar, mas não, pouco mudou. Além da situação já falada do tardio anúncio dos jogos/venda dos bilhetes, chegamos ao ridículo de num mundo totalmente digital apenas se venderem bilhetes no Estádio… Nem bilhetes à venda no Pavilhão, nem no site do clube. Pior, a Gamebox Modalidades teve das piores promoções de sempre, foi ridículo o que se fez com este produto. Tanto se podia ter feito, mas existiu uma comunicação péssima, com o mesmo problema dos bilhetes – foi anunciado em cima da hora, poucos dias antes do primeiro jogo oficial em casa.

Eu já trabalhei dentro do Sporting, numa área que em nada tinha a ver com a comunicação, apesar de também ter ajudado nesta área dentro da secção. Quando cheguei ao clube, o que me disseram foi: “o nosso objetivo é ser o mais parecido possível com o Futsal, é a única secção do clube que trabalha, nem o Futebol trabalha corretamente”. Dois anos depois desta conversa acredito que pouco tenha mudado.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franck Ribéry responde a Cristiano Ronaldo e recorda 2013: «É preciso ganhar a Champions League para ganhar a Bola de Ouro?»

Franck Ribery não deixou Cristiano Ronaldo sem resposta. Em causa, as declarações do português sobre a Bola de Ouro.

Ferro tem interessados em 3 países e pode deixar o Estrela da Amadora no verão

Ferro é um dos jogadores do Estrela da Amadora com mercado. Defesa central português com interessados em três países.

Os detalhes da oferta do Bayern Munique por Rafael Leão que pode incluir a cedência de um jogador

O interesse do Bayern Munique em Rafael Leão é real e já há mais detalhes sobre a sondagem do clube alemão ao AC Milan.

Vitória SC quer 1,5 milhões de euros para vender jogador em final de contrato

O Vitória SC está ciente do leque de interessados em Toni Borevkovic. Vimaranenses definiram tema para a venda.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto quer mais um reforço a tempo do Mundial de Clubes 2025

O FC Porto já oficializou Gabri Veiga e ainda trabalha para contratar mais um reforço. Objetivo é contratar um novo extremo.

Anthony Lopes pode voltar a mudar de equipa em França

Anthony Lopes pode estar em vias de mudar de clube na Ligue 1. O guardião português é pretendido pelo Brest.

Santa Clara volta a repetir estratégia de 2024 e quer novo goleador do Alverca

O Santa Clara quer fechar a contratação de Anthony Carter neste mercado. Avançado australiano representa o Alverca.