Um verdadeiro Derby

milnovezeroseis

Caro leitor,

Já tive oportunidade de reiterar, na coluna de opinião do Bola na Rede que é me concedida, a minha visão daquilo que é um jogo de grande cartaz: um derby, ou um clássico, é, independentemente da conjuntura de ambos os clubes, uma partida emocionante, seja pelo historial de confrontos entre as equipas, seja pelo facto de estarem, na altura em que se confrontam, a lutar por objectivos iguais. Às razões atrás apresentadas resta apenas adicionar a componente psicológica, espelhada no entusiasmo com que adeptos de ambos os clubes abordam o jogo. E eis aquilo que, a meu ver, é um jogo grande.

Ora, à luz daquilo que em cima escrevi, não surge dúvida alguma: o Benfica-Sporting do próximo Domingo será um jogo de grande cartaz. Um derby, no sentido lato do termo. No campo gladiar-se-ão duas equipas com um historial de confrontos imenso – este será o 301º jogo (!) entre os rivais– e que estão a lutar, à passagem da 18ª jornada, pelo 1ºlugar do campeonato. Paralelamente, os adeptos, quer de um clube, quer do o outro, estão a encarar o derby com bastante expectativa, sendo que, por exemplo, os 3 mil bilhetes destinados ao Sporting “voaram” no primeiro dia em que foram postos à venda.

Sem Jefferson, por força da lesão contraída no jogo contra o Nacional, e William Carvalho, que cumprirá castigo por acumulação de amarelos, o Sporting terá a sua tarefa dificultada. O rigor táctico e defensivo e a classe com que opera cada passe, têm feito do internacional português uma pedra angular no onze leonino. Já Jefferson, que enfrenta a segunda lesão da época, tem, igualmente, sido aposta regular de Leonardo Jardim para o lado esquerdo da defesa. O brasileiro tem sido regular no sentido exibicional, demonstrando ser um bom jogador quer a defender, quer a atacar.

As ausências de William e Jefferson são, com efeito, o maior problema com que Leonardo Jardim se vê a braços. As escolhas mais evidentes e prováveis são Eric Dier e Iván Piris. O inglês formado na Academia de Alcochete, está familiarizado com as tarefas de um médio defensivo, pese embora a sua posição raíz seja a de defesa central. Na época transacta, no jogo Sporting-Porto, ocupou a posição em causa, por exemplo. Piris, por outro lado, já defrontou o Benfica esta temporada, no malfadado 4-3, em jogo a contar para a Taça de Portugal, sabendo, de antemão, que dificuldades enfrentará. O paraguaio tem, igualmente, correspondido positivamente quando chamado a jogo.

Este Benfica-Sporting é, de facto, em tudo determinante. Pessoalmente, creio que quem ganhar o derby será campeão em Maio. Mas, determinismos à parte, é inegável que é fulcral, quer para Sporting, quer para Benfica, vencer o jogo de Domingo. Certo é que os leões não vencem na Luz desde 2005, mas, algum dia, o enguiço tem de acabar. Esperemos, pois, que esse dia seja Domingo. Força Sporting!

Pedro Lemos
Pedro Lemos
O Pedro vem do Algarve e vê futebol desde que se lembra. Sportinguista vindo de uma família benfiquista, assume-se como sonhador e um confesso "bruno-carvalhista".                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Damaiense pode disputar Primeira Liga Feminina graças a providência cautelar

O Damaiense pode continuar na Primeira Liga Feminina 2025/26. Providência cautelar salvou a equipa da não inscrição.

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Ares despede-se do FC Porto: «Sempre me senti muito identificado com os valores do clube»

Ricardo Ares despediu-se do posto de treinador do FC Porto em Hóquei em Patins. O técnico vai rumar ao Barcelona.

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.