Portugal 7-0 Liechtenstein (Sub21): O número da perfeição

- Advertisement -

Quatro meses depois do último jogo de qualificação de Portugal para o Campeonato Europeu de Sub21 (2-1 contra a Suíça, a 14 de novembro de 2017), os pupilos de Rui Jorge voltaram à ação, desta feita contra a seleção do Liechtenstein.

Com sete pontos em quatro jogos disputados, a seleção das Quinas partiu para este jogo no terceiro lugar do grupo 8 (menos dois jogos realizados do que primeiro e segundo classificados), e com urgência em pontuar.

Face à ausência de Rúben Dias (convocado por Fernando Santos para a Seleção A, e posteriormente dispensado devido a lesão), Rui Jorge foi obrigado a chamar Jorge Fernandes (emprestado pelo FC Porto ao Tondela) ao onze. Os benfiquistas João Félix e Heriberto Tavares e o bracarense Xadas foram as outras novidades num XI que contou ainda com Joel Pereira na baliza, Diogo Dalot, Francisco Ferreira e Yuri Ribeiro na defesa, Pedro Rodrigues e João Carvalho no meio campo e Diogo Gonçalves na frente de ataque.

Portugal entrou muito forte na partida e, logo aos sete minutos, Diogo Gonçalves inaugurou o marcador, após uma grande cobrança de um livre direto. 1-0 a chegar com a maior das facilidades.

Três minutos volvidos, e novo golo para a seleção portuguesa. Após um erro crasso do guarda-redes do Liechtenstein, numa saída em falso da baliza, há mão na bola de um defesa e o árbitro Genc Nuza não hesitou: penálti para Portugal. O capitão João Carvalho não tremeu e fez o 2-0.

Num Estádio João Cardoso praticamente vazio, e com a chuva a cair intensamente em Tondela, a equipa de Rui Jorge praticava um futebol atraente, sob a batuta dos médios João Carvalho e João Félix.

Cantos estudados, triangulações perfeitas a meio campo e uma grande profundidade e disponibilidade nas laterais eram alguns dos ingredientes principais desta receita avassaladora, que, como era expectável, fez com que Portugal chegasse ao terceiro golo: Xadas, aos 26 minutos de jogo, e após grande envolvimento ofensivo entre Carvalho e Heriberto, cabeceou para o fundo das redes.

À meia hora de jogo, mais do mesmo. Dalot, numa grande progressão pelo flanco direito, cruzou para Diogo Gonçalves, que, de cabeça, só teve de encostar. 4-0 em Tondela, com o benfiquista a bisar.

Para fechar a primeira parte, a cereja no topo do bolo: num momento de pura magia, João Carvalho bisa na partida, no seguimento de um grande cruzamento de Pedro Rodrigues. 5-0 no placard, com o árbitro natural do Kosovo a mandar as equipas recolherem aos balneários.

Após um merecido descanso dos jogadores portugueses, que efetuavam uma exibição sublime, deu-se início à segunda parte.

Com tudo igual, Rui Jorge, aos 57 minutos de jogo, decide efetuar dupla alteração: entrada dos leões Rafael Leão e Pedro Delgado, para a saída, com direito a grande aplauso, de João Carvalho e de Diogo Dalot.

Aos 62 e aos 65 minutos, chega uma dose dupla de golos, com o cunho pessoal do suspeito do costume: Diogo Gonçalves, após uma boa bola do recém-entrado Leão, a chegar ao hat-trick, e, três minutos depois, a oferecer o golo ao miúdo João Félix, que se estreava a marcar pelos sub21.

7-0 para Portugal num jogo em que não houve Liechtenstein. Por outro lado, houve golos da seleção portuguesa para todos os gostos e feitios. Uma tarde de passeio para os sub21 portugueses, que se deslocam à Suíça na próxima terça-feira, para um jogo importantíssimo para as contas do grupo 8.

Foto de capa: FPF

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid fecha a primeira contratação depois da promoção de Álvaro Arbeloa

Adrián Arnu deve mudar-se para o Real Madrid em breve. O jogador vai ser emprestado pelo Real Valladolid, da La Liga 2.

Nicolás Otamendi está suspenso e mesmo assim vai integrar estágio e acompanhar equipa do Benfica na deslocação ao Estádio do Dragão

Nicolás Otamendi é baixa confirmada do Benfica para o duelo contra o FC Porto. Ainda assim, o defesa segue para estágio e vai acompanhar os colegas.

Os 3 jogadores que podem sair a ganhar com a promoção de Álvaro Arbeloa à posição de treinador do Real Madrid

Álvaro Arbeloa foi confirmado recentemente como novo treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.

João Cancelo vai jogar no Barcelona por 6 meses: quanto custa o empréstimo do internacional português?

João Cancelo vai jogar no Barcelona até ao final da temporada. Culés vão pagar quatro milhões de euros pela cedência.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa apresentado no Real Madrid e José Mourinho foi tema de conversa: «Influenciou-me muito»

Álvaro Arbeloa foi apresentado esta terça-feira como novo treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.

Fulham de Marco Silva e West Ham de Nuno Espírito Santo conhecem adversários: eis os jogos da quarta ronda da Taça de Inglaterra

O Fulham de Marco Silva e o West Ham de Nuno Espírito Santo já conheceram os adversários na quarta ronda da Taça de Inglaterra. O sorteio decorreu após os jogos no último fim de semana.

Equipa disposta a loucura por Lionel Messi: «Para mim, o dinheiro não importa»

O Al Ittihad gostaria de contar com Lionel Messi no seu plantel e pode realizar uma oferta histórica pelo argentino.