Após perder a Copa do Brasil, o Corinthians beira à Série B do Brasileirão

Na noite desta quarta-feira (18), em São Paulo, na segunda partida válida pela final da Copa do Brasil, aconteceu o esperado: o Cruzeiro foi campeão da competição, vencendo facilmente o Corinthians pelo placar de 2-1, para tristeza dos mais de 40 mil corinthianos que viram seu time levar uma aula tática no gramado.

Jogando pelo empate, após vencer a primeira partida da final por 1-0, o Cruzeiro fez o seu jogo habitual, se fechando na defesa e esperando os contra-ataques adversários. Em outras palavras, a equipe mineira deu a bola ao Corinthians, que pouco efetivo e sem criatividade, acabou cometendo inúmeros erros primários, facilitando o título do Cruzeiro. O primeiro gol, aos 28 minutos, aconteceu após uma falha horrenda do fraco zagueiro Leo Santos, que entregou a bola ao adversário e permitiu um mortal contra-ataque. já o segundo gol, aos 82 minutos, só foi possível porque o Cruzeiro, mais uma vez, roubou a bola no campo de defesa do Corinthians e trocou passes até Arrrascaeta finalizar cara a cara com o Goleiro Cássio.

O Corinthians ainda fez um gol aos 55 minutos, após uma cobrança de Pênalti do Meia Jadson. Um pênalti inexistente, que curiosamente foi dado após o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ) consultar o Árbitro de vídeo – VAR.

Agora, sem a Copa do Brasil, o Corinthians precisará se recuperar no Brasileirão. A equipe ocupa a 11ª posição com apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos. Com 35 pontos marcados na competição, o Corinthians está há quatro pontos do Ceará, primeira equipe na zona de rebaixamento. Um dos principais motivos para esta campanha medíocre é a ineficiência do ataque do time. No Campeonato Brasileiro, a equipe paulista é a 3ª que menos chuta a gol, com uma média de 2.67 chutes por jogo.

Jogadores do Cruzeiro comemoram o 6º título da Copa do Brasil após vencer o Corinthians por 2 x 1 em São Paulo
Fonte: CBF

Vale lembrar que, após vencer o título regional (paulista) no começo do ano, o Corinthians perdeu seus principais jogadores (Rodriguinho, Balbuena, Maycon, Guilherme Arana) e seu vitorioso treinador (Fábio Carrile), profissionais que se transferiram para outros times, principalmente por conta da crise financeira do clube. Por conta desse desmanche a equipe ficou sem qualidade, raça, entrosamento e condicionamento tático, proporcionando a seus torcedores partidas de baixo nível, como um verdadeiro show de horrores aos que um dia viram a equipe ser campeã mundial.

Faltam nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, nove chances para o Corinthians mudar sua postura em campo e tentar evitar mais um rebaixamento em sua história. É o momento de o Corinthians ser ousado e proporcionar mudanças drásticas no elenco e na postura de seus jogadores. A fanática torcida alvinegra, sempre devota a seu clube, mais do que nunca precisará fazer a diferença. E o jovem treinador Jair Ventura terá o desafio de sua vida, o momento de salvar a sua inexpressiva carreira e justificar o alto salário que recebe, pois se nada mudar, o Corinthians será rebaixado à Série B do brasileirão e ficará mais uma vez no limbo do futebol brasileiro.

 

Foto de Capa: SC Corinthians Paulista

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Figo revela que jogador levaria do Barcelona para o Real Madrid

Luís Figo foi um dos jogadores que trocou o Barcelona pelo Real Madrid, uma transferência que marcou o futebol mundial.

A realidade do Sporting na posição de extremo: as opções de Rui Borges

O Sporting esteve no mercado em busca de um extremo até ao final da janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhum nome.

Nottingham Forest pondera despedir Nuno Espírito Santo e já há um candidato ao lugar do português

O Nottingham Forest está a ponderar seriamente demitir Nuno Espírito Santo. Domenico Tedesco é visto como o grande candidato ao posto.

Luís Filipe Vieira apresenta regulamento eleitoral alternativo para as eleições do Benfica

Luís Filipe Vieira é um dos candidatos à presidência do Benfica e quer um regulamento eleitoral alternativo para as eleições de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores da lesão de Luuk de Jong pelo FC Porto

Luuk de Jong saiu lesionado da partida entre o FC Porto e o Lusitânia Lourosa, deixando Francesco Farioli furioso.

Particular dramático para Francesco Farioli: as alternativas do FC Porto aos jogadores lesionados

O FC Porto viu Luuk de Jong e William Gomes saírem lesionados da partida particular frente ao Lusitânia Lourosa

Bernardo Silva rendido a Cristiano Ronaldo: «É um líder e a sua experiência é muito importante para os objetivos»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.