📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

De um lado do “ringue”, natural da América do Sul, com 172cm e 66 kg, “El toto” Salvio! Do outro lado do “ringue”, o português, o craque que explodiu no Sporting de Braga, o jogador de 170cm e 72 kg, Rafa Silva!

É isto, caros leitores. O meu texto desta semana coloca frente a frente dois nomes que têm sido os responsáveis pelo futebol praticado no lado direito do ataque encarnado. A verdade é que estes dois jogadores, diferentes entre si, partilham ao mesmo tempo de características muito semelhantes. Desde o aspeto físico, altura e peso, estes jogadores partilham de um futebol jogado também ele muito semelhante. Salvio, o camisola dezoito, é talvez o mais tecnicista jogador entre ambos. A sua procura constante pela finta, muitas vezes a mesma o que já levou a que muitos adversários conseguissem parar os seus movimentos, a facilidade com que toca e transporta a bola, mostram que em jogos com adversários mais acessíveis, o jogador seja a escolha mais frente.

Do outro lado, temos um jogador de velocidade. Um jogador que ao longo da sua carreira mostrou ser rápido, tanto nas alas como a jogar no centro do terreno. O Rafa é para mim um jogador que deva ser utilizado em jogos de elevada dificuldade. E porque? Porque a sua velocidade pode ser determinante para combater frente a adversários que estejam mais atentos a um futebol mais técnico do que veloz.

Rafa queria chegar, ver e vencer, mas também não conseguiu. Muito por falta de espaço e pressão das expectativas criadas
Fonte: SL Benfica

A questão é que tanto Salvio como Rafa já tiveram os seus anos de sucesso. O argentino, tanto na primeira época de empréstimo, como nos primeiros passos em definitivo no Sport Lisboa e Benfica, existia um Salvio muito forte tanto no um para um como em outro tipo de jogadas. O tempo passou e a, digo eu, desejada saída do clube, foi aquilo que faltou ao próprio para explodir. Deixou-se ficar, temporada após temporada, e nunca deu o desejado e necessitado salto. Essa falta de momento fez como que nunca mais fosse o Toto Salvio que conhecemos.

Rafa, por outros motivos, e segundo alguns treinadores de bancada, também não até ao momento aquilo que era pedido, devido ao valor que foi pago pelo seu passe. O Rafa chegou a ser, se ainda não é, o jogador mais caro da história do clube. Um valor alto para o mercado nacional, tanto a ser pago pelo Sport Lisboa e Benfica como recebido pelo Sporting Clube de Braga. Depois, e devido ao elevado número de atletas para fazer as alas encarnadas, Rafa viveu sempre na sombra dos colegas e quando entrava mostra falta de ritmo de trabalho. Esse fator, e outros que podemos não conhecer, fez com que Rafa nunca chegasse a mostrar nos relvados o valor e a expectativa que depositamos sobre o seu futebol.

Dois jogadores. Quatro pés. Ainda dois tantos. E Muito futebol para dar.

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.

Paulo Futre: «Só vi dois canhotos melhores que eu»

Paulo Futre deu uma entrevista e elegeu Diego Armando Maradona e Lionel Messi como os melhores esquerdinos da história.

Natal à porta: Onde ver o Benfica x Famalicão para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber esta segunda-feira o Famalicão na Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.

Pablo Sarabia recorda estreia na Champions League pelo Real Madrid de José Mourinho: «Substituí o Cristiano Ronaldo»

Pablo Sarabia recordou o jogo de estreia na Champions League ao serviço do Real Madrid de José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting solicita adiamento do jogo da Taça de Portugal frente ao AVS SAD

O Sporting solicitou o adiamento do jogo frente ao AVS SAD, referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

Fora do Dragão após hat-trick: Onde ver o Alverca x FC Porto para a Primeira Liga?

O FC Porto vai enfrentar fora de casa o Alverca na jornada 15 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

Al Nassr de Jorge Jesus quer renovar contrato com jogador de renome, que avalia regresso à Europa

O Al Nassr já ofereceu a renovação de contrato a Marcelo Brozovic. Regresso à Europa não está descartado.