Afonso Eulálio perdeu tempo para os principais favoritos, mas consegue manter camisola rosa na Volta a Itália.
Afonso Eulálio continua a liderar o Giro d’Italia após uma sétima etapa exigente, a primeira com final em alto desta edição, em Blockhaus, vencida por Jonas Vingegaard esta sexta-feira. O ciclista português perdeu tempo para os principais favoritos, mas conseguiu segurar a camisola rosa.
A etapa foi marcada pelo ataque de Jonas Vingegaard a cerca de seis quilómetros da meta, num momento em que Afonso Eulálio já começava a ceder no grupo dos favoritos. O português acabou por cortar a linha com um atraso de 3m05s, com o apoio do colega Damiano Caruso, e mantém assim uma vantagem de 3m17s na classificação geral.
No final, o ciclista de 24 anos reconheceu a dureza do dia e a superioridade dos rivais:
«Senti-me no limite quando faltavam seis quilómetros. Estes rapazes voam, outros também. Só tentei sobreviver. De manhã, não sei quem me perguntou, mas eu disse que perdia dois/três minutos e foi mesmo», referiu o ciclista da Bahrain Victorious em entrevista à Eurosport.
Felix Gall (Decathlon CMA) cortou a meta em segundo e Jai Hindley (Red Bull-Bora) foi terceiro.

