Última horaFC Porto: Ponto de situação sobre o futuro de Zaidu Sanusi
Publicidade

Amar Dedic desiludido com o empate da Bósnia na sua estreia no Mundial: «Chateou-me um bocadinho»

Dinis Jacob · 1 min

Amar Dedic Benfica
Foto: Carlos Silva/Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Amar Dedic estreou-se no Mundial pela Bósnia com um empate a uma bola frente ao Canadá. Defesa-lateral do Benfica queixou-se do número de paragens.

Amar Dedic alinhou nos 90 minutos do empate da Bósnia frente aos anfitriões Canadá, concretizando a estreia num Mundial. Após o encontro, o defesa-lateral do Benfica queixou-se das quebras no ritmo de jogo, mas mostrou-se satisfeito com o resultado:

«Podemos ficar satisfeitos com o empate num jogo verdadeiramente difícil e intenso. (…) Não houve muito jogo. Foi mais luta e faltas. Não foi fácil, mas lidámos bem com isso».

O internacional bósnio destacou a oportunidade de competir no Mundial 2026 e acrescentou:

«Foi o primeiro jogo no Mundial, o ambiente foi espetacular, é o maior palco do futebol. O mais importante foi não perdermos».

De seguida, Amar Dedic lamentou o facto de o jogo o forçar a optar por um posicionamento mais defensivo:

«Todos sabem como é o meu jogo. Isso chateou-me um bocadinho. Não houve muito futebol, foi mais correr, lutar e faltas. O individual, porém, não é importante, a equipa está acima de tudo. Em resumo, o jogo foi assim. Devemos estar felizes e orgulhosos».

Por fim, comentou as ausências dos goleadores da seleção bósnia Edin Dzeko e Haris Tabakovic, deixando fortes elogios aos jogadores chamados a assumir as posições:

«Quem jogou no lugar deles fez um trabalho muito bom. Lutaram e acredito que jogámos bem. Podemos melhorar e vamos analisar tudo. Espero que esses jogadores importantes voltem o mais depressa possível».

Dinis Jacob

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a bancada tenta jogar: uma reflexão de João Carlos Gameiro, coordenador técnico da Academica Sporting Aurélio Pereira

Passar uma manhã de sábado à beira de um campo de futebol devia ser um exercício simples: ver os miúdos crescerem. O desporto na infância é, ou devia ser, o espaço por excelência para aprender a falhar, a cair, a levantar-se e a decidir sozinho, em frações de segundo. No entanto, quem anda pelos campos de norte a sul do país, sabe que a realidade é outra. O ruído que vem de fora não é de incentivo, é um bombardeamento constante de ordens diretas: "Passa!", "Chuta!", "Dribla!". Esta obsessão cega pelo resultado imediato, disfarçada de apoio paternal, está a matar o que o jogo tem de mais sagrado: a autonomia de quem joga.  Na cabeça do pai que grita, aquela instrução é uma ajuda preciosa. Ele está genuinamente convencido disso. Mas quem está lá dentro percebe o bloqueio imediato que o berro provoca. O jogo é demasiado rápido. No instante em que o miúdo recebe a bola e tenta ler o espaço, se ouve a ordem do pai para mudar o que ia fazer, a jogada já morreu. O prejuízo imediato é a perda da bola, mas o verdadeiro estrago é o que fica para o futuro. Quando a solução vem sempre mastigada de fora, a criança deixa de pensar o jogo; passa apenas a executar ordens. 

João Carlos Gameiro · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.