André Villas-Boas e a crise no Tottenham: «É um verdadeiro choque. Não consigo dizer qual é a melhor solução para eles»

- Advertisement -

Numa entrevista à Marca, André Villas-Boas refletiu sobre a crise atual do Tottenham, reforçando a necessidade de estabilidade.

André Villas-Boas concedeu uma entrevista a vários órgãos de comunicação social, no âmbito de ser embaixador do Laureus World Sports Awards 2026, que será realizado em Madrid, na segunda-feira, 20 de abril. O presidente do FC Porto abordou a crise atual do Tottenham, clube que treinou durante uma temporada e meia. O presidente do FC Porto mostrou-se chocado com a situação dos spurs, destacando o gigante investimento feito durante os últimos anos:

«É um verdadeiro choque, penso eu, porque se viu a evolução das infraestruturas do Tottenham, desde o centro de treinos até ao estádio, passando a tornar-se, como sabem, uma grande marca, um dos clubes com maiores receitas do mundo. Para o que está a acontecer agora, e a ameaça de despromoção. Sabes, ganhar a Europa League na época passada, ainda na época passada, tendo em conta que também estavam na luta pela despromoção, e agora, neste momento, na zona de despromoção».

De seguida, realçou a quantidade de treinadores que orientaram o clube nos últimos cinco anos:

«Provavelmente, 8 treinadores em 5 anos não ajuda. Todos eles muito, muito diferentes uns dos outros. Métodos diferentes, formas diferentes de selecionar jogadores. Então isto também leva à instabilidade».

André Villas-Boas deu o exemplo do projeto que tem vindo a construir no FC Porto:

«O que fizemos, aqui (no FC Porto), onde encontrámos instabilidade no primeiro ano. E onde encontrámos estabilidade agora, neste ano. Foi optarmos por renovar antecipadamente o contrato do nosso treinador. Não só por causa dos resultados, mas por causa da relação que ele tem com a estrutura. Estrutura no sentido de equipas de observação e equipas de base, e a forma como ele promove os jovens jogadores que estão a surgir. Por isso, acreditamos nesta estabilidade para o futuro».

O presidente dos dragões apontou para as saídas de dirigentes do Tottenham como outro dos fatores de instabilidade:

«Com o Tottenham, provavelmente nunca tiveram isso em nenhum dos casos, porque existe, como sabem, claro, a pressão dos resultados. Mas vocês mudaram de treinador, alteraram as estruturas de liderança e também substituíram os diretores desportivos. Sabem, de Baldini a Paratici e, bem, ao atual diretor desportivo. Assim, em 8 anos, passaram por métodos totalmente diferentes, formas de pensar totalmente diferentes, formas totalmente diferentes de implementar as vossas filosofias, e provavelmente isso conduziu à instabilidade que se vive neste momento. O que acrescenta a pressão de estar na zona de despromoção, e essa pressão é inigualável. Há clubes e jogadores que estão… que têm experiência em estar nessas situações e que se salvam sempre. Mas há outros, como o Tottenham, que podem ter dificuldades. Por isso, é realmente difícil de prever. Provavelmente estas mudanças na direção e a saída do Danielle também não ajudam».

Por fim, revelou que não vê uma solução para a situação dos Spurs, mas referiu que o clube tem todas as condições para se reerguer:

«Por isso, eles estão realmente numa situação difícil. Não consigo dizer qual é a melhor solução para eles. O Zerbi tem de apresentar resultados. É um contrato de longo prazo, de qualquer forma, por isso provavelmente eles perceberam que aquelas coisas que estou a mencionar aqui, o Zerbi será capaz de lhes proporcionar. E se eventualmente descerem, podem voltar a subir, porque têm a infraestrutura, a qualidade dos jogadores e os recursos para o fazer de qualquer forma».

Roberto De Zerbi Tottenham
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Subscreve!

Artigos Populares

Paris FC garante defesa que pertence a clube da Premier League por pacote de 20 milhões de euros

O Paris FC garantiu a continuidade de Diego Coppola junto do Brighton. Operação de 18 milhões de euros + 2 milhões de euros.

Vangelis Pavlidis: «Não quero pensar demasiado no futuro, quero viver o presente. Sou muito feliz no Benfica»

Em entrevista ao jornal Marca, Vangelis Pavlidis abordou o futuro no Benfica e refletiu sobre as duas primeiras temporadas ao serviço dos encarnados.

Netflix lança teaser: Eis quando estreia o documentário de José Mourinho

Documentário de José Mourinho tem três partes e estreia a 11 de agosto. Netflix revelou um pequeno teaser do mesmo.

Lyon de Paulo Fonseca oficializa dupla da Liga austríaca

O Lyon continua a preparar a nova temporada e oficializou as contratações de Mohamed Ouedraogo e Mads Bidstrup.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca oficializa saída de Lincoln para a segunda divisão da Turquia

O Alverca confirmou a transferência definitiva de Lincoln para o Bursaspor, da Turquia, após uma temporada ao serviço do clube.

Zlatko Dalic deixa comando técnico da Croácia após quase nove anos

Zlatko Dalić deixou o comando da seleção da Croácia e despede-se como o treinador mais bem-sucedido da história da equipa nacional.

Adrien Silva mostra-se confiante com a chegada de Jorge Jesus à seleção: «Era necessária uma pessoa com este nível à frente da seleção»

Adrien Silva mostrou-se confiante no sucesso de Jorge Jesus no comando técnico da seleção e elogiou o novo selecionador.