Caldas emite comunicado relacionado com ato de racismo denunciado por treinador: «Foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo»

- Advertisement -

O jogo entre o Caldas e o Atlético ficou marcada por um ato de racismo de um dos árbitros em relação a um dos jogadores da turma da casa.

O Caldas emitiu um comunicado este domingo, relacionado com o ato de racismo denunciado por José Vala, ocorrido durante o encontro entra a equipa do Campo da Mata e o Atlético. O conjunto revelou que foi apresentada a ocorrência à Polícia de Segurança Pública, que estava presente no encontro.

De acordo com o treinador, Yordy Marcelo sofreu ofensas racistas provenientes do árbitro João Pinho, sendo que o colombiano foi expulso do encontro. Eis o comunicado emitido pelo Caldas:

«Nestes 108 anos de clube, sempre nos guiámos pelos valores do respeito, da ética e da integridade. Temos muito orgulho em assumir que somos uma referência de efetivo puro futebol, porque esta é a nossa forma de ver o desporto.

Mas hoje os valores não se pautaram como mútuos. E quando assim é, quando nos deparamos com injúrias, injustiças e crueldades, não podemos ficar calados. Por acreditarmos num futebol justo, pelos valores que nos norteiam enquanto clube e pelos ensinamentos de respeito que transmitimos à nossa formação, não podemos ficar calados.

Durante o jogo de hoje, o nosso atleta Yordy Marcelo foi chamado de animal em tom pejorativo pelo árbitro da partida, João Pinho, da AF de Aveiro – “eu já trato de ti, ó animal”. No final da partida, já na zona dos balneários, o atleta colombiano, cordial e calmamente, ao cruzar-se com o quarto árbitro, pediu-lhe que dissesse ao seu colega que “não se chama animal a ninguém”, reforçando que “eu não ofendo ninguém, não faço mal a ninguém e respeito toda a gente”. O Yordy foi, na sequência desse momento, informado de expulsão pelo árbitro João Pinho. Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas SC e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores, que também presenciaram o momento da ofensa.

Esta situação é grave o suficiente e não teríamos de lhe adicionar nem mais uma linha, todavia sentimos que importa referir que o Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoiou os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto.

Por ele, não poderíamos ficar calados.

A Direção do Caldas SC comunica aos seus sócios, adeptos e simpatizantes que foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol.

Reforçar que não colocamos em causa as decisões de jogo, os critérios ou as perspectivas das leis de jogo. Queremos apenas que seja reposta a justiça pelo Yordy, pelo desporto e pelo respeito, ética e integridade que caracterizam o Caldas SC há mais de cem anos.

Não ficaremos calados.

Porque esta é a nossa família.

A Direção do Caldas SC».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

No Dragão o FC Porto procura manter pressão no topo | FC Porto x Rio Ave

Portugal aponta agora miras ao antepenúltimo embate da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, onde irá defrontar a Hungria

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo de históricos termina com 5 golos e vitória do Belenenses sobre a Académica: eis os resultados do dia na fase de subida da...

O Belenenses recebeu e venceu a Académica na Liga 3. Jogo entre clubes históricos do futebol português teve cinco golos.

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.