📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Caldas emite comunicado relacionado com ato de racismo denunciado por treinador: «Foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo»

- Advertisement -

O jogo entre o Caldas e o Atlético ficou marcada por um ato de racismo de um dos árbitros em relação a um dos jogadores da turma da casa.

O Caldas emitiu um comunicado este domingo, relacionado com o ato de racismo denunciado por José Vala, ocorrido durante o encontro entra a equipa do Campo da Mata e o Atlético. O conjunto revelou que foi apresentada a ocorrência à Polícia de Segurança Pública, que estava presente no encontro.

De acordo com o treinador, Yordy Marcelo sofreu ofensas racistas provenientes do árbitro João Pinho, sendo que o colombiano foi expulso do encontro. Eis o comunicado emitido pelo Caldas:

«Nestes 108 anos de clube, sempre nos guiámos pelos valores do respeito, da ética e da integridade. Temos muito orgulho em assumir que somos uma referência de efetivo puro futebol, porque esta é a nossa forma de ver o desporto.

Mas hoje os valores não se pautaram como mútuos. E quando assim é, quando nos deparamos com injúrias, injustiças e crueldades, não podemos ficar calados. Por acreditarmos num futebol justo, pelos valores que nos norteiam enquanto clube e pelos ensinamentos de respeito que transmitimos à nossa formação, não podemos ficar calados.

Durante o jogo de hoje, o nosso atleta Yordy Marcelo foi chamado de animal em tom pejorativo pelo árbitro da partida, João Pinho, da AF de Aveiro – “eu já trato de ti, ó animal”. No final da partida, já na zona dos balneários, o atleta colombiano, cordial e calmamente, ao cruzar-se com o quarto árbitro, pediu-lhe que dissesse ao seu colega que “não se chama animal a ninguém”, reforçando que “eu não ofendo ninguém, não faço mal a ninguém e respeito toda a gente”. O Yordy foi, na sequência desse momento, informado de expulsão pelo árbitro João Pinho. Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas SC e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores, que também presenciaram o momento da ofensa.

Esta situação é grave o suficiente e não teríamos de lhe adicionar nem mais uma linha, todavia sentimos que importa referir que o Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoiou os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto.

Por ele, não poderíamos ficar calados.

A Direção do Caldas SC comunica aos seus sócios, adeptos e simpatizantes que foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol.

Reforçar que não colocamos em causa as decisões de jogo, os critérios ou as perspectivas das leis de jogo. Queremos apenas que seja reposta a justiça pelo Yordy, pelo desporto e pelo respeito, ética e integridade que caracterizam o Caldas SC há mais de cem anos.

Não ficaremos calados.

Porque esta é a nossa família.

A Direção do Caldas SC».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli projeta Santa Clara x FC Porto: «É uma equipa que fez uma época incrível em 2024/25 e está novamente bem esta temporada»

Francesco Farioli fez a conferência de imprensa de antevisão do Santa Clara x FC Porto, neste domingo, às 18h, para a jornada 17 da Primeira Liga.

Defesa-central ex-FC Porto na mira do Fenerbahçe

O Fenerbahçe está interessado na contratação do defesa-central do Union Berlin, Diogo Leite, que termina contrato no final da época.

Nuno Tavares tem mais um clube interessado na sua contratação

Nuno Tavares está também na mira do Besiktas. O lateral internacional português é pretendido pelo Atlético Madrid e pelo Al Ittihad, de Sérgio Conceição.

Avançado espanhol aquece dérbi da Catalunha com declaração polémica: «Pisar Joan García ou Lamine Yamal? Lamine Yamal»

Pere Milla foi protagonista de uma declaração polémica e que está a dar que falar. O avançado não fugiu a uma questão e acabou por dizer que pisaria Lamine Yamal.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, FC Porto: Barcelona segura Roony Bardghji

O Barcelona deve manter Roony Bardghji neste mercado de inverno. FC Porto tinha mostrado interesse no jogador.

Santos confirma contratação de Gabriel Barbosa

Gabriel Barbosa já foi confirmado como reforço do Santos. O avançado brasileiro de 29 anos foi emprestado pelo Cruzeiro.

Santa Clara pede 3 milhões de euros por uma das revelações da equipa

O Santa Clara não pretende facilitar nas negociações por Brenner Lucas. O avançado brasileiro de 24 anos só sairá por um valor perto dos três milhões de euros.