Caldas emite comunicado relacionado com ato de racismo denunciado por treinador: «Foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo»

- Advertisement -

O jogo entre o Caldas e o Atlético ficou marcada por um ato de racismo de um dos árbitros em relação a um dos jogadores da turma da casa.

O Caldas emitiu um comunicado este domingo, relacionado com o ato de racismo denunciado por José Vala, ocorrido durante o encontro entra a equipa do Campo da Mata e o Atlético. O conjunto revelou que foi apresentada a ocorrência à Polícia de Segurança Pública, que estava presente no encontro.

De acordo com o treinador, Yordy Marcelo sofreu ofensas racistas provenientes do árbitro João Pinho, sendo que o colombiano foi expulso do encontro. Eis o comunicado emitido pelo Caldas:

«Nestes 108 anos de clube, sempre nos guiámos pelos valores do respeito, da ética e da integridade. Temos muito orgulho em assumir que somos uma referência de efetivo puro futebol, porque esta é a nossa forma de ver o desporto.

Mas hoje os valores não se pautaram como mútuos. E quando assim é, quando nos deparamos com injúrias, injustiças e crueldades, não podemos ficar calados. Por acreditarmos num futebol justo, pelos valores que nos norteiam enquanto clube e pelos ensinamentos de respeito que transmitimos à nossa formação, não podemos ficar calados.

Durante o jogo de hoje, o nosso atleta Yordy Marcelo foi chamado de animal em tom pejorativo pelo árbitro da partida, João Pinho, da AF de Aveiro – “eu já trato de ti, ó animal”. No final da partida, já na zona dos balneários, o atleta colombiano, cordial e calmamente, ao cruzar-se com o quarto árbitro, pediu-lhe que dissesse ao seu colega que “não se chama animal a ninguém”, reforçando que “eu não ofendo ninguém, não faço mal a ninguém e respeito toda a gente”. O Yordy foi, na sequência desse momento, informado de expulsão pelo árbitro João Pinho. Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas SC e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores, que também presenciaram o momento da ofensa.

Esta situação é grave o suficiente e não teríamos de lhe adicionar nem mais uma linha, todavia sentimos que importa referir que o Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoiou os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto.

Por ele, não poderíamos ficar calados.

A Direção do Caldas SC comunica aos seus sócios, adeptos e simpatizantes que foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol.

Reforçar que não colocamos em causa as decisões de jogo, os critérios ou as perspectivas das leis de jogo. Queremos apenas que seja reposta a justiça pelo Yordy, pelo desporto e pelo respeito, ética e integridade que caracterizam o Caldas SC há mais de cem anos.

Não ficaremos calados.

Porque esta é a nossa família.

A Direção do Caldas SC».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Maxi Araújo tem 4 gigantes interessados: eis a situação a envolver o jogador do Sporting

Maxi Araújo conta com vários interessados. Juventus, Manchester City, Chelsea e Tottenham estão atentos.

Deco vai deixar o Barcelona caso Joan Laporta não vença as eleições

Víctor Font deixou claro que não pretende manter Deco caso vença as eleições. O candidato à presidência do Barcelona afasta, assim, a continuidade do ex-internacional português numa eventual mudança de liderança.

Micael Sequeira após derrota do Sporting na 1ª mão dos quartos de final da Taça Europa Feminina: «Está tudo em aberto»

Micael Sequeira fez a análise ao Sporting x Hammarby. Leoas perderam em casa por 1-0 em jogo da Taça Europa Feminina.

Bruno Sá avança para a candidatura à presidência do Sporting: «É possível continuar a ganhar e respeitar os sócios»

Bruno Sá lança oficialmente a candidatura para a presidência do Sporting. Eleições estão marcadas para o dia 14 de março.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest despede Sean Dyche, o 3º treinador da época

O Nottingham Forest anunciou esta madrugada a saída de Sean Dyche. Técnico inglês foi o terceiro treinador da temporada.

Inter Miami confirma lesão de Lionel Messi: eis o que dizem no comunicado oficial

Lionel Messi está a contas com uma distensão muscular no tendão da coxa esquerda. Comunicado oficial do Inter Miami.

Danilo Pereira renova com o Al Ittihad de Sérgio Conceição e já reagiu

O Al Ittihad oficializou a renovação de contrato de Danilo Pereira. Internacional português tem agora vínculo até 2027.