Caldas emite comunicado relacionado com ato de racismo denunciado por treinador: «Foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo»

- Advertisement -

O jogo entre o Caldas e o Atlético ficou marcada por um ato de racismo de um dos árbitros em relação a um dos jogadores da turma da casa.

O Caldas emitiu um comunicado este domingo, relacionado com o ato de racismo denunciado por José Vala, ocorrido durante o encontro entra a equipa do Campo da Mata e o Atlético. O conjunto revelou que foi apresentada a ocorrência à Polícia de Segurança Pública, que estava presente no encontro.

De acordo com o treinador, Yordy Marcelo sofreu ofensas racistas provenientes do árbitro João Pinho, sendo que o colombiano foi expulso do encontro. Eis o comunicado emitido pelo Caldas:

«Nestes 108 anos de clube, sempre nos guiámos pelos valores do respeito, da ética e da integridade. Temos muito orgulho em assumir que somos uma referência de efetivo puro futebol, porque esta é a nossa forma de ver o desporto.

Mas hoje os valores não se pautaram como mútuos. E quando assim é, quando nos deparamos com injúrias, injustiças e crueldades, não podemos ficar calados. Por acreditarmos num futebol justo, pelos valores que nos norteiam enquanto clube e pelos ensinamentos de respeito que transmitimos à nossa formação, não podemos ficar calados.

Durante o jogo de hoje, o nosso atleta Yordy Marcelo foi chamado de animal em tom pejorativo pelo árbitro da partida, João Pinho, da AF de Aveiro – “eu já trato de ti, ó animal”. No final da partida, já na zona dos balneários, o atleta colombiano, cordial e calmamente, ao cruzar-se com o quarto árbitro, pediu-lhe que dissesse ao seu colega que “não se chama animal a ninguém”, reforçando que “eu não ofendo ninguém, não faço mal a ninguém e respeito toda a gente”. O Yordy foi, na sequência desse momento, informado de expulsão pelo árbitro João Pinho. Este momento foi testemunhado pela equipa técnica do Caldas SC e pelos restantes atletas da nossa equipa de seniores, que também presenciaram o momento da ofensa.

Esta situação é grave o suficiente e não teríamos de lhe adicionar nem mais uma linha, todavia sentimos que importa referir que o Yordy é reconhecido pelo clube, mas fundamentalmente pela comunidade e pelos caldenses, como alguém sério, respeitador e humilde. É um elemento fundamental em cada ida às escolas, apoiou os treinos das equipas de formação e é um exemplo para os mais novos precisamente pela sua postura no desporto.

Por ele, não poderíamos ficar calados.

A Direção do Caldas SC comunica aos seus sócios, adeptos e simpatizantes que foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol.

Reforçar que não colocamos em causa as decisões de jogo, os critérios ou as perspectivas das leis de jogo. Queremos apenas que seja reposta a justiça pelo Yordy, pelo desporto e pelo respeito, ética e integridade que caracterizam o Caldas SC há mais de cem anos.

Não ficaremos calados.

Porque esta é a nossa família.

A Direção do Caldas SC».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.