Chaínho em exclusivo: «O mais importante são as amizades que conquistei»

- Advertisement -

Chaínho falou em exclusivo com o Bola na Rede. Conversa com o antigo médio decorreu no Portugal Football Summit.

Chaínho falou em exclusivo com o Bola na Rede. O antigo médio, que passou com destaque pelo FC Porto entre 1998 e 2001, recordou a carreira com um sorriso no rosto.

«Acho que foi uma carreira muito boa, de que me orgulho muito. Pelos jogos, pelas amizades, pelo sonho. Tive sempre o sonho de ser profissional de futebol e lutei para isso. Acabei a carreira com a ficha limpa, sem problemas disciplinares, sem problemas de doping e esses problemas todos. Sinto-me orgulhoso da minha carreira, de sacrifício e com muitas pessoas ao meu lado. O mais importante são as amizades que conquistei. Digo sempre que foi nota 9. 10 é a perfeição e não acredito na perfeição», começou Chaínho.

«Acho que não faltou nada, não me arrependo. No caminho há coisas que gostaria de fazer diferente e aprendi coisas, mas não interessa. Foi o rumo traçado para mim, trabalhei. Não sei se podia ser melhor ou não, mas também podia ser pior. Podia ser uma carreira menos prestosa. Faz parte do processo da vida e do processo natural das coisas», sentenciou o antigo jogador.

Chaínho falou ainda da importância que as amizades assumiram na sua carreira e destacou alguns dos pontos altos da sua vida enquanto jogador.

«As pessoas importantes são aquelas que passaram por nós. É difícil individualizar. Fica a aprendizagem que apanhas. Durante 14 ou 15 anos, são as pessoas com quem convives, com quem tu vives e que potencias durante muitos anos. Todas são as mais importantes. Para mim, será sempre a minha família. Há um amigo ou outro que impulsiona mais umas coisas, mas a família é sempre o mais importante», salientou Chaínho, que destacou os pontos mais altos da sua carreira.

«Ter sido campeão nacional. Ter feito parte das seleções. Ganhei um pouco de tudo, o Dragão de Ouro, atleta do ano no CD Nacional, atleta de outros clubes. Quando as pessoas me dizem que defendi a sua honra é o mais importante», vincou o antigo jogador do FC Porto.

Do FC Porto às ilhas, Chaínho destacou alguns dos pontos mais importantes do seu percurso como jogador de futebol.

«Foi o princípio de uma etapa. Não o fim, mas o princípio. Podia ser curto ou longo, como a minha. Eu orgulho-me muito daquilo que consegui», frisou Chaínho sobre a passagem de azul e branco. Sobre a vida na Madeira, onde representou CD Nacional e Marítimo, o antigo médio destacou o respeito pelos dois emblemas.

«Tranquilo. São duas grandes equipas, duas grandes instituições. Às vezes perguntam-me de qual das duas gostei mais. Nas duas fui à Europa, nas duas conheci amigos para a vida, consegui ter prazer em jogar. Na ilha passei por uma fase difícil da vida, o falecimento da minha mãe, e deu-me oxigénio para muita coisa. Nunca me posso esquecer disso», frisou Chaínho.

O antigo jogador destacou ainda as passagens pelo estrangeiro, onde representou quatro emblemas diferentes.

«Gostei muito do Panathinaikos, do Zaragoza, do Alki [Larnaca]. Foi tudo incrível. Conheci muitas pessoas. A atmosfera do La Romareda, do Panathinaikos, do Alki, que era uma equipa mais pequeninha. Ainda fui para o Irão. Tudo impecável. Ficam os amigos. Hoje encontro uma pessoa que foi comigo para o Irão. O mundo é engraçado», concluiu o internacional jovem português.

Lê as declarações de Chaínho sobre a atualidade e a luta pela Primeira Liga.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal sem baixas, mas com atraso e preocupação na cabeça: eis as notas do último treino antes do jogo decisivo contra a Croácia no...

Portugal viu os céus darem um ar da sua graça. Seleção nacional realizou o último treino antes do embate diante da Croácia.

Bélgica garante reviravolta épica e elimina Senegal para seguir para os 16 avos do Mundial 2026

A Bélgica venceu Senegal no prolongamento e segue em frente no Mundial 2026. Jogo foi caótico e leva belgas para os oitavos de final.

Portugal x Croácia do Mundial 2026 em risco de ser afetado e adiado por tempestade com trovoada intensa

O Portugal x Croácia do Mundial 2026 tem uma grande nuvem negra (literal) de interrogações. Tempestade mete o jogo em risco.

Sporting atento a internacional pelo Senegal

O Sporting tem Assane Diao referenciado. Extremo de 20 anos joga no Como 1907 e encontra-se no Mundial 2026 com o Senegal.

PUB

Mais Artigos Populares

Os elogios de Roberto Martínez: «Luka Modric e Cristiano Ronaldo são ícones do futebol»

Roberto Martínez antevê Portugal x Croácia em conferência de imprensa. Jogo acontece na madrugada de 3 de julho pelas 00h00.

Roberto Martínez: «Já usámos 21 jogadores e não há muitas seleções que o tenham feito»

Roberto Martínez antevê Portugal x Croácia em conferência de imprensa. Jogo acontece na madrugada de 3 de julho pelas 00h00.

Roberto Martínez: «Ter autocrítica é essencial e os jogadores não procuram desculpas»

Roberto Martínez antevê Portugal x Croácia em conferência de imprensa. Jogo acontece na madrugada de 3 de julho pelas 00h00.