Eis os 5 destaques da vitória de Portugal contra a Nigéria na despedida aos jogos de preparação para o Mundial 2026

- Advertisement -

Portugal venceu a Nigéria por 2-1 no último encontro antes do Mundial 2026. Fica com os cinco destaques do jogo de Leiria.

Diogo Dalot: Entre João Cancelo e Diogo Dalot estará a alternativa a Nuno Mendes como lateral esquerdo. O lateral do Manchester United foi titular em Leiria e cumpriu bem as funções nesta posição – a um nível bem distante de Nuno Mendes, como é natural – , onde não é estranho nenhum. Conseguiu alternar posicionamentos na saída de bola, mais por dentro ou por fora, e algumas chegadas no espaço. Numa delas, somou uma importante assistência. Defensivamente não esteve tão confortável.

João Félix: Saltou do banco com tudo e teve dois remates com grande perigo para lá de dois ou três apontamentos de alto nível. Entrada forte no jogo do avançado pela esquerda que melhor se relaciona com Nuno Mendes, permitindo ao lateral surgir por fora a galope. Nem é pela relação com Cristiano Ronaldo, vinda do clube, mas não há nenhum elemento tão em forma na meia esquerda como o 11 de Portugal neste momento.

Francisco Conceição: Encontrou o contexto certo para brilhar. É um abre-latas, que Roberto Martínez, numa das melhores poesias, catalogou como espalha-brasas. Foi precisamente isso que evidenciou no golo, um momento com marca de água. 1×1 contra o lateral, capacidade de ganhar a frente e remate em banana para o poste mais distante. Pode ser uma solução importante nestas situações.

Akor Adams: Era importante para Portugal defrontar uma seleção com um avançado com este perfil, de certo modo semelhante a Cédric Bakambu (RD Congo) e Eldor Shomurodov (Uzbequistão). Numa era de perfis cada vez mais físicos na frente e com muitas seleções com avançados com estas características, deixou um forte alerta no setor defensivo da seleção. Não só marcou, num lance em que ganha claramente o duelo a Gonçalo Inácio, como somou outras iniciativas que metem Roberto Martínez de sobreaviso.

Caráter solidário do jogo: Numa altura em que, com mais ou menos razão (não se pode esquecer que os dois primeiros jogos de Portugal serão disputados num estádio com climatização), tanto se discutiu um jogo numa data tão avançada no calendário, pouco se lembrou um dos seus propósitos: dar palco a uma zona fustigada pelo mau tempo e que ainda procura o sabor da reconstrução. Uma intenção nobre que deve ser sinalizada e que, se espera, ajude a dar voz a todos aqueles que ainda lutam para uma casa. O futebol será sempre apenas a coisa mais importante das que menos interessam nas nossas vidas.

Roberto Martínez Portugal
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

E x-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

Primeira paragem para seleções no ar: Como está a tabela da Primeira Liga?

A primeira paragem para as seleções já começou. Olhamos para tabela classificativa da Primeira Liga e como é que se está a organizar.

PUB

Mais Artigos Populares

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.

Bayern Munique atento à situação de médio do Liverpool

Florian Wirtz não tem conseguido afirmar-se no Liverpool e poderá sair do clube, com o Bayern Munique a estar atento à situação do médio-ofensivo.