FPF de Pedro Proença pede audiência «urgente» com o Governo após declarações de Fernando Gomes

- Advertisement -

A Federação Portuguesa de Futebol já fez um comunicado oficial após reunião de emergência. Entidade pede audiência urgente com o Governo.

A Federação Portuguesa de Futebol quer uma audiência de carácter de urgência com o Governo para uma «avaliação dos impactos face aos compromissos assumidos, nomeadamente, a candidatura à organização do Europeu Feminino 2029 e a organização do Campeonato do Mundo 2030». A reunião de emergência, motivada pelas declarações de Fernando Gomes, teve lugar esta segunda-feira na Cidade do Futebol.

Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal e ex-presidente da FPF, não apoia Pedro Proença na sua candidatura ao Comité Executivo da UEFA e comunicou às federações europeias a sua posição, o que gerou controvérsia. Com a aproximação das eleições para o Comité Executivo da UEFA marcadas para o dia 3 de abril, foi convocada uma reunião de emergência na FPF.

Tendo isto em conta, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu o seguinte: reconhecer e valorizar o apoio público dos «diversos agentes do futebol português»; solicitar uma reunião urgente com o Governo e apresentar uma exposição ao Conselho de Ética do COP para análise da atuação de Fernando Gomes.

Eis o comunicado da FPF na íntegra:

O Futebol Português vive momentos absolutamente vitais para o seu futuro, com as eleições para o Comité Executivo da UEFA, marcadas para o dia 3 de abril. 

A importância de ter um representante português neste órgão, por todos reconhecida, tendo em conta os diversos projetos que se avizinham, nomeadamente a candidatura à organização do Campeonato da Europa Feminino em 2029 e a organização conjunta com Espanha e Marrocos do Campeonato do Mundo, não pode ser colocada em causa. Deve, antes, ser promovida e defendida por todos os agentes e entidades do Desporto Português. 

A FPF empenhou-se de forma ativa e comprometida nesta eleição, depositando neste processo todas as energias dos recursos envolvidos e com real perspetiva de sucesso, após a formalização do nome de Pedro Proença como candidato a este cargo, ainda na vigência do mandato da anterior Direção.

O país viu-se confrontado, contudo, com uma tomada de posição por parte do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, informando as 55 Federações que constituem o caderno eleitoral da UEFA de que não apoiará a candidatura nacional que, repita-se, o próprio propôs e formalizou em fevereiro.

Neste contexto, o interesse nacional e a própria eleição do candidato nacional neste processo eleitoral fica seriamente comprometida pelo impacto que a posição assumida pelo Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal infligiu na credibilidade das mais relevantes instituições desportivas nacionais, que dificilmente será reversível em tempo útil.

Perante o exposto, em reunião convocada com caráter de urgência, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu:
– Registar com apreço as manifestações públicas de apoio dos diversos agentes do Futebol Português, num sinal da agregação em torno do projeto apresentado e sufragado por esta Direção, unindo o Futebol Português.
– Pedir audiência com caráter de urgência ao Governo para avaliação dos impactos face aos compromissos assumidos, nomeadamente, a candidatura à organização do Europeu Feminino 2029 e a organização do Campeonato do Mundo 2030;
– Enviar uma exposição ao Conselho de Ética do COP para avaliação da atuação do Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Não obstante ser claro para o país desportivo que a representação nacional no Comité Executivo da UEFA pode estar claramente em causa, a Federação Portuguesa de Futebol mantém ativos os esforços para conseguir atingir o objetivo inicial.

Neste momento, confrontados com desafios absolutamente determinantes para o futuro do Futebol Português, a FPF reafirma o seu compromisso com a estabilidade, lutando sempre de forma transparente pelos interesses de Portugal no contexto internacional e pugnando pelas boas relações com todas as instituições relevantes no universo desportivo, estando esta Direção ciente de que tudo aquilo que tem feito deste que tomou posse é cumprir o Plano Programático que apresentou, focada apenas no futuro e nunca colocando em causa o legado da Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Gomes Comité Olímpico
Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Gortler: «Foi um gosto jogar num dos melhores estádios da Europa»

Lukas Gortler analisou a 2.ª pré-eliminatória da Europa League. Benfica deu a volta na Luz e está na próxima fase.

Vangelis Pavlidis: «Estou muito feliz pelos golos e pela vitória»

Vangelis Pavlidis analisou a 2.ª pré-eliminatória da Europa League. Benfica deu a volta na Luz e está na próxima fase.

5 golos, 5 destaques da goleada do Benfica sobre o St. Gallen na Europa League

O Benfica goleou o St. Gallen por 5-0 num jogo das pré-eliminatórias da Europa League. Eis os cinco destaques da partida.

Benfica x Hearts na Europa League: eis a data e ordem dos jogos da próxima eliminatória da Europa League

O Benfica defronta o Hearts na próxima eliminatória da Europa League. Encarnados jogam primeira mão em casa e segunda mão fora.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Zeleznicar Pancevo na pré-eliminatória da Conference League

Na segunda mão da segunda pré-eliminatória da Conference League, o Braga superou o Zeleznicar Pancevo por 4-0. Fica com os 4 destaques da partida.

Braga avança na Conference League com vitória convincente na Pedreira

Na segunda mão da segunda pré-eliminatória da Conference League, o Braga garantiu um bilhete para a próxima fase com um triunfo por 2-0 frente ao Zeleznicar.

Cincun? Benfica vence St. Gallen por 5-0 em show de Pavlidis e está na próxima eliminatória da Europa League.

O Benfica está na 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Reviravolta sobre o St. Gallen consumada com vitória na Luz.