📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FPF de Pedro Proença pede audiência «urgente» com o Governo após declarações de Fernando Gomes

- Advertisement -

A Federação Portuguesa de Futebol já fez um comunicado oficial após reunião de emergência. Entidade pede audiência urgente com o Governo.

A Federação Portuguesa de Futebol quer uma audiência de carácter de urgência com o Governo para uma «avaliação dos impactos face aos compromissos assumidos, nomeadamente, a candidatura à organização do Europeu Feminino 2029 e a organização do Campeonato do Mundo 2030». A reunião de emergência, motivada pelas declarações de Fernando Gomes, teve lugar esta segunda-feira na Cidade do Futebol.

Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal e ex-presidente da FPF, não apoia Pedro Proença na sua candidatura ao Comité Executivo da UEFA e comunicou às federações europeias a sua posição, o que gerou controvérsia. Com a aproximação das eleições para o Comité Executivo da UEFA marcadas para o dia 3 de abril, foi convocada uma reunião de emergência na FPF.

Tendo isto em conta, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu o seguinte: reconhecer e valorizar o apoio público dos «diversos agentes do futebol português»; solicitar uma reunião urgente com o Governo e apresentar uma exposição ao Conselho de Ética do COP para análise da atuação de Fernando Gomes.

Eis o comunicado da FPF na íntegra:

O Futebol Português vive momentos absolutamente vitais para o seu futuro, com as eleições para o Comité Executivo da UEFA, marcadas para o dia 3 de abril. 

A importância de ter um representante português neste órgão, por todos reconhecida, tendo em conta os diversos projetos que se avizinham, nomeadamente a candidatura à organização do Campeonato da Europa Feminino em 2029 e a organização conjunta com Espanha e Marrocos do Campeonato do Mundo, não pode ser colocada em causa. Deve, antes, ser promovida e defendida por todos os agentes e entidades do Desporto Português. 

A FPF empenhou-se de forma ativa e comprometida nesta eleição, depositando neste processo todas as energias dos recursos envolvidos e com real perspetiva de sucesso, após a formalização do nome de Pedro Proença como candidato a este cargo, ainda na vigência do mandato da anterior Direção.

O país viu-se confrontado, contudo, com uma tomada de posição por parte do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, informando as 55 Federações que constituem o caderno eleitoral da UEFA de que não apoiará a candidatura nacional que, repita-se, o próprio propôs e formalizou em fevereiro.

Neste contexto, o interesse nacional e a própria eleição do candidato nacional neste processo eleitoral fica seriamente comprometida pelo impacto que a posição assumida pelo Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal infligiu na credibilidade das mais relevantes instituições desportivas nacionais, que dificilmente será reversível em tempo útil.

Perante o exposto, em reunião convocada com caráter de urgência, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol decidiu:
– Registar com apreço as manifestações públicas de apoio dos diversos agentes do Futebol Português, num sinal da agregação em torno do projeto apresentado e sufragado por esta Direção, unindo o Futebol Português.
– Pedir audiência com caráter de urgência ao Governo para avaliação dos impactos face aos compromissos assumidos, nomeadamente, a candidatura à organização do Europeu Feminino 2029 e a organização do Campeonato do Mundo 2030;
– Enviar uma exposição ao Conselho de Ética do COP para avaliação da atuação do Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Não obstante ser claro para o país desportivo que a representação nacional no Comité Executivo da UEFA pode estar claramente em causa, a Federação Portuguesa de Futebol mantém ativos os esforços para conseguir atingir o objetivo inicial.

Neste momento, confrontados com desafios absolutamente determinantes para o futuro do Futebol Português, a FPF reafirma o seu compromisso com a estabilidade, lutando sempre de forma transparente pelos interesses de Portugal no contexto internacional e pugnando pelas boas relações com todas as instituições relevantes no universo desportivo, estando esta Direção ciente de que tudo aquilo que tem feito deste que tomou posse é cumprir o Plano Programático que apresentou, focada apenas no futuro e nunca colocando em causa o legado da Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Gomes Comité Olímpico
Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho faz trabalho específico com Samuel Dahl: eis o plano para o lateral do Benfica

José Mourinho confia nas capacidades de Samuel Dahl evoluir. O lateral sueco está a ser trabalhado para melhorar registo defensivo.

A história de um Sporting que sofreu com a Atalanta e o Bolonha e que dominou o Club Brugge

Todos os jogadores do Sporting, de Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio a Luis Suárez, lá na frente, tinham sempre um jogador pela frente. Alvalade, campo de batalhas e de microduelos, foi, de facto, o Reino do Leão.

Mikel Arteta elogia equipa após vencer o Bayern Munique: «Jogadores fizeram um jogo incrível contra a melhor equipa da Europa»

Mikel Arteta elogiou os seus jogadores pelo desempenho na vitória do Arsenal frente àquela que considera ser «a melhor equipa da Europa».

Liverpool recebe mais uma má notícia na goleada sofrida frente ao PSV

O Liverpool teve a confirmação de que Hugo Ekitiké sofreu uma lesão no encontro frente ao PSV. O avançado francês saiu com um problema nas costas.

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé sai em defesa de Xabi Alonso: «Os jogadores têm de proteger o treinador»

Numa altura em que as exibições do Real Madrid não têm convencido os adeptos, Kylian Mbappé saiu em defesa de Xabi Alonso.

Club Brugge atualiza estado clínico de Nordin Jackers após o jogo com Sporting e revela tempo de paragem do guarda-redes

O Club Brugge fez uma atualização do estado de saúde de Nordin Jackers. O guarda-redes belga de 28 anos vai ficar fora dos relvados durante cerca de seis semanas.

Boston Celtics terminam série de 13 vitórias consecutivas dos Detroit Pistons sem o lesionado Neemias Queta

Os Boston Celtics derrotaram os Detroit Pistons por 117-114, numa partida referente à NBA Cup. Neemias Queta não foi opção devido a lesão.