Francesco Farioli faz a antevisão ao FC Porto x Sporting da Taça de Portugal: «Há uma grande crença de que conseguimos jogar ao melhor nível e dar a volta depois da derrota em Alvalade»

- Advertisement -

Francesco Farioli realiza a antevisão do FC Porto x Sporting. Jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal tem vantagem leonina.

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Sporting. Depois do 1-0 em Alvalade, os dragões vão disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal com desvantagem na eliminatória.

«Quarto jogo em que os encontramos. Não os conhecemos sempre. Temos de preparar o jogo de forma diferente e veremos qual a estratégia a aplicar. jogo grande contra um adversário forte. Jogar em casa vai ser um fator. Há uma grande crença de que conseguimos jogar ao melhor nível e dar a volta depois da derrota em Alvalade».

«Zaidu e Martim Fernandes? Martim de volta, Zaidu de fora. Ainda está a recuperar».

«Recorde de adeptos? Há uma química forte entre a equipa e os adeptos. Conhecemos os adeptos. Podemos sentí-los em todo o lado, no Dragão ou nos jogos fora. Estamos muito gratos. O recorde foi batido porque começámos como uma equipa jovem, um underdog a tentar recomeçar, e o processo foi mais rápido. Tivemos jogos em que não fomos perfeitos, mas raramente deixaram o estádio a achar que não demos tudo. A equipa pôs um esforço incrível em ultrapassar dificuldades e em jogar com o espírito certo. É o que temos feito e o que queremos continuar a fazer».

«Sporting eliminado da Champions e mais longe do título? O jogo de amanhã não está relacionado a outras competições. História diferente das jornadas europeias e da Liga. O jogo de amanhã é único e pode lidar-nos a ambos à final. Jogo grande contra uma equipa que tem sido desafiante para nós, temos estado a desafiar-nos mutuamente. Há uma motivação natural que vai lá estar e será um jogo competitivo. Não acredito que o espírito seja baixo. Se há jogo que queres disputar é contra o maior rival. Isto vale para eles e para nós. Temos o desejo de os receber no Dragão depois da derrota, de ter mais uma oportunidade de dar a volta ao resultado. Muita crença e desejo. Temos todas as possibilidades para o fazer, sabendo da qualidade coletiva e individual que têm. Provaram-no na Liga e no fantástico caminho da Champions League. Amanhã temos de provar quem somos e queremos ir para a final. É o que está na nossa cabeça desde o início».

«Jogo como final da Taça? Jogamos em todos os jogos com esse feeling. Na Liga, todas as semanas é preciso pontuar. O ritmo dos nossos adversários também é incrível. Competimos com dois gigantes, como o dérbi mostrou. Amanhã é um grande jogo. Gosto de ir passo a passo, do outro lado estará mais um adversário. Amanhã serão 90 minutos ou mais. Terá de ser bem jogado e há vários fatores envolvidos. Requererá muita atenção aos pequenos detalhes e um grande espírito para ter a capacidade de correr mais. Exigirá uma grande exibição da nossa parte. Acredito que será preciso uma grande exibição».

«Receção ao Sporting? A logística é das poucas coisas onde não estou envolvido. Queremos recebê-los bem em campo, com organização, agressividade com e sem bola e o desejo de chegar à final».

«Árbitro Miguel Nogueira? Esteve no Clássico [FC Porto x Benfica]. Espero uma grande exibição, é uma grande parte do jogo. A sua nomeação prova que tem a qualidade para estar lá e fazer um bom jogo».

«FC Porto e Sporting falharam penáltis? Treinámos. É sempre difícil replicar a pressão e o sentimento do jogo, embora tentemos criar uma pressão extra. O Alan Varela assumiu um penálti decisivo contra o Vitória e temos toda a confiança nele. Se for o caso, não tenho dúvidas de que terá a capacidade e responsabilidade em assumir».

«Postura para jogo? É uma questão de jogo. O importante é abordar cada lance. Começamos 1-0 a perder e não podemos ter a armadilha de ir como loucos nos primeiros minutos. Já falei nas diferentes abordagens que tivemos em jogos contra eles, mais ofensiva ou degensiva. Temos o espírito e o desejo de ser agressivos com e sem bola. Com bola, podemos criar coisas e temos de enfrentar uma estrutura e temos de ter paciência para não nos expor ao contra-ataque. Tem de ser um jogo bem planeado em todos os cenários e temos de estar prontos para coisas diferentes. Acredito que mentalmente estamos no sítio certo, taticamente tentámos o melhor e contra o Tondela, fisicamente, o que fizemos depois de 90 minutos com 10 em Nottingham diz tudo. Não é suficiente, mas são elementos que nos dão total confiança na exibição de amanhã. A combinação de vários fatores ditará o resultado final».

«Não precisamos de motivação extra. Não precisamos de barulho. Estamos confiantes em quem somos. Já destaquei as nossas qualidades e os pontos a melhorar. Trabalhamos muito. A poluição de certos comentários não entra na nossa cabeça. Espero uma equipa forte em campo, agressiva e capaz de uma exibição de alto nível. Não queremos vingança com ninguém, a corrida é com nós mesmos. Queremos fazer uma boa exibição e jogar com o espírito certo».

«Comparar Nottingham, com sete dias entre mãos, e mais de um mês é um grande intervalo. Para nós, a imagem em que começamos é o minuto 96. Acredito que essa corrida [evitar o golo do Sporting] pode ser a da qualificação e mete-nos em posição de lutar pela qualificação. O Pepê, mais do que qualquer um, é a imagem do grupo. Foi criticado por não marcar, mas tem uma contribuição invisível em muitos casos. Ajuda a criar melhores condições aos jogadores. O que ele fez em Alvalade, ajuda-nos a estar no jogo. Pode ser a ação que amanhã à noite lembraremos como decisiva para seguir em frente».

«Resultados contra equipas grandes? Não sei se há diferença de mentalidade. De fora é difícil de acreditar, mas com os jogadores preparamos os jogos da mesma forma. Não importa se jogamos contra líderes da equipa, equipas europeias, a lutar pela manutenção ou de outras divisões. Sou um pouco paranóico a preparar os jogos da mesma forma e com os mesmos óculos. Uma das minhas regras é respeitar todos os adversários. Sobre as exibições contra equipas grandes, acredito que temos feito bons jogos, mas é passado e amanhã é um jogo diferente. O nosso foco tem de estar em todos os detalhes. Temos o desejo de nos qualificar, exiga 90 minutos, 120 minutos ou os penáltis. Queremos ir para a final e vamos fazer tudo para que seja possível».

FC Porto x Sporting tem apito inicial marcado para as 20h45 desta quarta-feira, dia 22 de abril.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli esclarece situação dos lesionados

Francesco Farioli realiza a antevisão do FC Porto x Sporting. Jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal tem vantagem leonina.

Rui Borges coloca único foco em chegar à final da Taça de Portugal: «No fim fazemos a análise à época»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Rui Borges rejeita mau momento de jogador do Sporting: «Está claramente em sobrecarga»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Rui Borges revela estado dos lesionados e confessa: «Não gerimos como queríamos por não ter as soluções a 100%»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e a receção que o Sporting terá à espera no Dragão: «Tem de perguntar ao adversário»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Rui Borges faz antevisão das meias-finais da Taça de Portugal: «FC Porto à sua imagem e Sporting à sua imagem»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Nuno Espírito Santo e a luta contra a despromoção na Premier League: «Todos os dias são importantes e vai ser uma luta até ao...

Nuno Espírito Santo, após o empate do West Ham frente ao Crystal Palace, abordou a importância do ponto e falou sobre o empenho dos seus jogadores nesta reta final de época.