Luís de la Fuente afirmou que Lamine Yamal seria um justo vencedor da Bola de Ouro e lamentou a ausência de Mikel Oyarzabal na lista de nomeados.
Após o anúncio dos 30 candidatos à conquista da Bola de Ouro 2026, começam a chegar as primeiras opiniões sobre quem merece ser eleito o melhor jogador do mundo. Na apresentação do jogo frente à Chéquia para a Liga das Nações, Luís de la Fuente afirmou que o prémio deveria ser entregue a um jogador da seleção espanhola:
«Aposto sempre no produto nacional, na marca Espanha, somos de topo mundial em formação, rendimento e qualidade».
De seguida, o selecionador lamentou a ausência de Mikel Oyarzabal na lista:
«De repente, diria que me falta Mikel Oyarzabal na lista de candidatos. A quem tinha de apontar os nomes, caiu-lhe o papel ao chão e não o incluíram».
Por fim, Luís de la Fuente revelou a sua escolha para o prémio:
«Penso que Lamine Yamal pode ganhar a Bola de Ouro porque é espanhol e é um grandíssimo futebolista. Se não for este ano, será no futuro, não creio que demore muito a ganhá-la».



