O tenista luso Nuno Borges eliminou o italiano Luciano Darderi. O português garantiu as meias-finais do torneio de Maiorca.
Nuno Borges apurou-se para as meias-finais do torneio de Maiorca, disputado em piso de relva, ao derrotar o italiano Luciano Darderi. O atleta luso, atual 53.º do ranking mundial, superou o primeiro cabeça de série e número 16 da hierarquia em dois sets, com os parciais de 7-6 (7-1) e 6-4. O embate, que teve a duração de uma hora e 36 minutos, acabou por ser decidido no único ponto de break do encontro.
Ainda no court, o número um nacional analisou a sua exibição e a forma como conseguiu contornar as dificuldades iniciais:
«Tentei encontrar algumas boas respostas no início, porque ele estava a servir muito bem no início. Não joguei muito bem nos momentos importantes, mas consegui manter o meu serviço, o que é muito importante aqui. Depois tive de esperar pela minha oportunidade, que apenas aconteceram agora no final».
Esta foi a terceira vitória do português em três confrontos diretos contra Darderi, repetindo os triunfos alcançados no challenger de Barletta em 2022 e em Auckland no ano de 2025, numa altura em que ambos os tenistas têm presença garantida no Estoril Open.
O triunfo assinala um marco importante para Nuno Borges, tratando-se da primeira presença numa meia-final esta temporada (não atingia esta fase desde janeiro de 2025, em Auckland) e a terceira em toda a sua carreira. Para além disso, é a sua primeira meia-final de sempre em relva, surgindo na melhor altura possível, a escassos dias do arranque do quadro principal de Wimbledon, o primeiro Grand Slam da temporada. Na próxima fase, o tenista luso vai medir forças pela primeira vez com o norte-americano Ethan Quinn, atual 63.º do mundo, que carimbou a passagem após afastar o checo Vit Kopriva.

