Rui Borges em antevisão ao encontro Sporting x Famalicão: «Saída de Gyokeres? Estou preparado para ele fazer mais golos»

Rui Borges fez a antevisão do encontro entre Sporting e Famalicão, marcado para sábado às 20h30, a contar para a jornada 26 da Primeira Liga.

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre Sporting e Famalicão em Alvalade, referente à 26ª. jornada da Primeira Liga. O jogo está marcado para sábado, às 20h30. O treinador do Sporting começou por avaliar o conjunto do Famalicão:

«Eu não olho para esse ciclo. É ingrato falar disso, assim. Temos que dar seguimento a esta fase de crescimento a nível físico e de confiança. Temos que dar esse seguimento e a equipa tem que se manter focada. Vamos ter um jogo difícil amanhã. A equipa tem um bom coletivo. Nos últimos anos o Famalicão acho que até ficou aquém em termos de classificação. O adversário está em crescimento, mudou o treinador, tem uma derrota, nos dois golos sofridos que tem nos últimos sete jogos. Isto mostra bem a qualidade do Famalicão. A equipa está coesa e compacta e no processo ofensivo tem muita qualidade individual».

Rui Borges comentou a transferência de Geovany Quenda para o Chelsea:

«Geovany Quenda de saída? É um miúdo com um grande crescimento, muito rápido. É natural que falem dele para grandes clubes. Vai ter que saber conviver com isso e acredito que algum dia poderá afetá-lo. Em relação ao negócio, não posso falar sobre isso, porque não sei, cabe à direção comunicar algo».

O técnico do Sporting abordou a chamada do extremo de 17 anos à Seleção Nacional:

«Estado de Espírito do Quenda? Não falei com ele especificamente disso. Ele tem que saber conviver com isso. Às vezes esquecemo-nos que é um miúdo de 17 anos e ele tem demonstrado muita coisa na equipa do Sporting, por isso tem sido associado a tantos clubes. Vai mexer sempre mentalmente, é um jovem de 17 anos. Fico mais feliz em relação à chamada à seleção. Ele que vá como sentimento de aprendizagem e com a ambição de jogar».

O técnico dos leões falou sobre os valores e detalhes da transferência de Quenda:

«Valor de Quenda? Eu sou treinador de futebol, não trabalho em bolsas, isso é para quem gere o clube. Eu tenho olhar para o Quenda, ele é um jogador fora do normal, estou feliz por contar com ele. Ele está feliz e demonstra a sua felicidade. Quer melhorar de dia para dia».

Rui Borges acredita que a maior parte do plantel vai ficar na próxima temporada:

«Garantias sobre Quenda e mais saídas? Não sei nada sobre isso. Ele fica mais um ano, segundo a notícia [risos]. Estou focado no presente e no futuro vamos decidir a próxima época com mais calma. Acredito que grande parte do plantel ficará. Estou concentrado nestes três meses que faltam para o fim da época».

O treinador de 43 anos comentou a paragem para as seleções:

«É uma paragem ingrata para quem trabalha com grandes jogadores. Para nós treinadores é ingrato. Vamos ter mais de meia equipa nas seleções. Os da equipa B vão estar nas seleções jovens. Não conseguimos ganhar grande tempo naquilo que é trabalho, ganhar comportamentos. Faz parte daquilo que é trabalhar no Sporting e temos de saber trabalhar com isso. Era importante ter algum descanso e a maioria dos jogadores não o vão ter. é seguir o caminho».

Rui Borges falou sobre a possível posição de Debast para o encontro frente ao Famalicão:

«Debast? Pode jogar a defesa ou a médio, não vou estar a especificar onde vai jogar. estou muito feliz com tudo o que ele tem sido capaz de dar como médio e também como central. Ganhámos um médio. Estou super confortável com ele».

Rui Borges elogiou Morita, médio que está de saída do Sporting:

«Morita? É um jogador que eu já elogiei antes de ser jogador do Sporting. Quererei contar com ele no futuro, tem contrato com o clube, mais um ano, pelo menos. Admiramos muito o Morita. É natural que ele possa não conseguir os 90 minutos. Mais do que definir o tempo temos que ver se está disponível para jogo e como vai ser o jogo. Temos de ver como está a ser o jogo para o gerir. Isto não é só com ele, mas também com o Morten».

O técnico português falou ainda sobre a lesão de Pedro Gonçalves e o regresso do médio aos relvados:

«O Pedro Gonçalves está a recuperar bem, está no processo final. Tem começado a trabalhar aos poucos na relva. Ele é muito importante na equipa e queremos muito contar com ele. Quanto mais rápido voltar, melhor. Acredito que esteja perto».

Rui Borges comentou a chamada de Conrad Harder à seleção da Dinamarca:

«Harder? Acho que qualquer atleta quando sonha ser jogador, o ponto alto é representar a seleção. É impossível o Harder não ter ficado feliz, tal como o Quenda. Pela idade dele, por estar numa seleção com grandes valores. Eu preferia tê-los cá, mas compreendo a felicidade e é impossível dizer a um jogador para não representar a seleção».

Sobre a possível saída de Gyokeres, o treinador do Sporting referiu:

«Saída de Gyokeres? Estou preparado para ele fazer mais golos. Não estou focado na próxima época, mas sim no que controlamos. A importância dele é clara, é algo que já vem de trás. Estou feliz por poder contar com ele, trabalhar com ele, por tudo o que ele é enquanto jogador e pessoa. É um exemplo, é rigoroso. Fico feliz por poder desfrutar dele enquanto o tiver».

Rui Borges falou sobre a pausa para as seleções e possíveis lesões que poderão advir:

«Pausa e lesões? Sou muito devoto à Nossa Senhora de Fátima. Vou lá parar mesmo. Nós ficamos expectantes e ansiosos por tudo o que tem sido os últimos meses. Queremos que toda a gente venha disponível. É natural que fiquemos ansiosos, mas isso faz parte».

O técnico dos leões falou ainda das semanas limpas que tem tido para encarar os jogos:

«As semanas têm sido um bocadinho mais limpas, dá para trabalhar mais algumas coisas. Não vai aparecer outro Sporting e um jogo para o outro. É certo que vamos melhorar, eles vão percebendo melhor as coisas. É bom ter estas semanas, para gerir o cansaço. A sobrecarga era clara. O Eduardo Quaresma está disponível para este jogo»

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica líder do Grupo C e Boca Juniors eliminado: O que aconteceria se tudo acabasse assim?

O Benfica está a vencer o Bayern Munique por 1-0 na terceira jornada do Mundial de Clubes 2025. Boca Juniors a bater Auckland City pelo mesmo resultado.

Fechado: Ansu Fati deixa Barcelona e ruma mesmo à Ligue 1

O AS Monaco garantiu a contratação de Ansi Fati ao Barcelona. Avançado espanhol emprestado com opção de compra.

Robinho aborta transferência para Israel devido ao agravamento da guerra no Médio Oriente

Robinho está livre no mercado depois de deixar o Leixões. O extremo português abortou a mudança para o Hapoel Haifa.

Andreas Schjelderup marca e adianta Benfica contra o Bayern Munique no Mundial de Clubes 2025

Andreas Schjelderup marcou para o Benfica contra o Bayern Munique. Jogo da terceira e última jornada do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão ocupa a vaga do Damaiense na Primeira Liga Feminina

O Famalicão foi convidado a ocupar a vaga do Damaiense na Primeira Liga Feminina. Famalicenses aceitaram o convite.

Bomba: Lyon de Paulo Fonseca despromovido à Ligue 2

O Lyon foi esta terça-feira despromovido à Ligue 2, devido a problemas financeiros. Conjunto de Paulo Fonseca em maus lençóis.

FC Porto: Gabriel Verón perto de trocar Santos por outro clube do Brasileirão

Gabriel Verón não vai continuar no Santos. FC Porto deve emprestar avançado ao EC Juventude, também do Brasileirão.