Jorge Costa: «Em circunstâncias normais encontrámos o próximo campeão nacional [FC Porto]».

- Advertisement -

O BnR TV nunca esteve tão protegido muito por causa do convidado: Jorge Costa, antigo capitão e defesa central do FC Porto. Muitos momentos foram recordados enquanto jogador, principalmente da camisola dos portistas. Porém, houve tempo ainda para se falar da inspiração José Mourinho e as experiências como treinador.

O programa começou mesmo com um célebre episódio em que Jorge Costa era capitão do FC Porto e José Mourinho o treinador. Uma partida contra o CF Os Belenenses e com uma desvantagem por um golo, o defesa central pediu uns minutos ao “special one” e «fez o trabalho sujo». Mourinho simplesmente só teve de retificar as lacunas a nível tático para, com a junção do discurso de Jorge Costa, vencer o jogo na 2.ª parte.

Questionado se apareceria alguém parecido com o mesmo no FC Porto, Jorge Costa foi perentório ao responder que não tinha certeza disso. «Jogava com o coração e nasci portista. Quando fazes as coisas com prazer tens sempre algo mais», desabafou. Ainda na cidade invicta, o defesa central não se esqueceu do “parceiro de defesa”: Fernando Couto, com quem tinha muita cumplicidade dentro e fora de campo.

Com grandes exibições frente ao eterno rival, o antigo capitão portista não quis ser hipócrita e destacou que os jogos entre FC Porto e SL Benfica como “jogos com um sabor especial”. «Era um jogo que marcava um golo e o golo tinha outro significado. Apesar de a vitória valer só três pontos, era uma vitória que tinha outro significado. Não posso ser hipócrita, mas tudo o que se conseguia perante o Benfica tinha um sabor especial», contou.

No continente africano, Jorge Costa orientou o Gabão de 2014 a 2016 e o classificou a experiência como «complicada ao início». Explicou a grande diferença que é a de treinar uma seleção devido, sobretudo, à impossibilidade de reunir todos os convocados de forma rápida e aos calendários. Mas, o agora treinador acredita que «com o tempo se consegue fazer algo interessante».

E se houvesse possibilidade de ser tornar treinador do FC Porto? Jorge Costa acredita que não lhe faria «bem ao coração». Porém, compreende que os dragões estão bem servidos com Sérgio Conceição, que acredita estar perto de ser campeão, e acho que seria desrespeitoso dizer algo em relação a isso quando alguém ainda é treinador desse clube. Para completar, afirmou mesmo que ainda não tinha feito nada da carreira como treinador para chegar a um patamar como é este.

Se perdeste a entrevista de Jorge Costa ao nosso site, podes rever tudo aqui.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

Amarante e Belenenses vencem e cimentam lideranças: eis os resultados do dia na Liga 3

Dia cheio de jogos importantes na Liga 3. Os líderes das duas séries, Belenenses e Amarante, venceram.