Jorge Costa: «Em circunstâncias normais encontrámos o próximo campeão nacional [FC Porto]».

- Advertisement -

O BnR TV nunca esteve tão protegido muito por causa do convidado: Jorge Costa, antigo capitão e defesa central do FC Porto. Muitos momentos foram recordados enquanto jogador, principalmente da camisola dos portistas. Porém, houve tempo ainda para se falar da inspiração José Mourinho e as experiências como treinador.

O programa começou mesmo com um célebre episódio em que Jorge Costa era capitão do FC Porto e José Mourinho o treinador. Uma partida contra o CF Os Belenenses e com uma desvantagem por um golo, o defesa central pediu uns minutos ao “special one” e «fez o trabalho sujo». Mourinho simplesmente só teve de retificar as lacunas a nível tático para, com a junção do discurso de Jorge Costa, vencer o jogo na 2.ª parte.

Questionado se apareceria alguém parecido com o mesmo no FC Porto, Jorge Costa foi perentório ao responder que não tinha certeza disso. «Jogava com o coração e nasci portista. Quando fazes as coisas com prazer tens sempre algo mais», desabafou. Ainda na cidade invicta, o defesa central não se esqueceu do “parceiro de defesa”: Fernando Couto, com quem tinha muita cumplicidade dentro e fora de campo.

Com grandes exibições frente ao eterno rival, o antigo capitão portista não quis ser hipócrita e destacou que os jogos entre FC Porto e SL Benfica como “jogos com um sabor especial”. «Era um jogo que marcava um golo e o golo tinha outro significado. Apesar de a vitória valer só três pontos, era uma vitória que tinha outro significado. Não posso ser hipócrita, mas tudo o que se conseguia perante o Benfica tinha um sabor especial», contou.

No continente africano, Jorge Costa orientou o Gabão de 2014 a 2016 e o classificou a experiência como «complicada ao início». Explicou a grande diferença que é a de treinar uma seleção devido, sobretudo, à impossibilidade de reunir todos os convocados de forma rápida e aos calendários. Mas, o agora treinador acredita que «com o tempo se consegue fazer algo interessante».

E se houvesse possibilidade de ser tornar treinador do FC Porto? Jorge Costa acredita que não lhe faria «bem ao coração». Porém, compreende que os dragões estão bem servidos com Sérgio Conceição, que acredita estar perto de ser campeão, e acho que seria desrespeitoso dizer algo em relação a isso quando alguém ainda é treinador desse clube. Para completar, afirmou mesmo que ainda não tinha feito nada da carreira como treinador para chegar a um patamar como é este.

Se perdeste a entrevista de Jorge Costa ao nosso site, podes rever tudo aqui.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting leva a melhor sobre o Damaiense e aproxima-se provisoriamente do Benfica

O Sporting recebeu e venceu o Damaiense por três bolas a zero, num encontro a contar para a 11.ª jornada da Primeira Liga Feminina.

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e 2025/26 promete ser para bater recordes

Luís Esteves é um dos nomes mais importantes para César Peixoto no Gil Vicente. Esta é a sua primeira época em Barcelos.

FC Porto B x Académico de Viseu com nomes de peso a assistir na bancada

O FC Porto B x Académico de Viseu está a ser disputado durante o final de tarde desta sexta-feira. O encontro conta para a 21.ª jornada da Segunda Liga.

Sporting divulga lista para a Champions League: jogador de saída ainda nas opções de Rui Borges

O Sporting divulgou esta sexta-feira a lista de inscritos na Champions League. Luis Guilherme e Souleymane Faye fazem parte das opções.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona elege extremo brasileiro como possível sucessor de Raphinha

Perante o assédio a Raphinha, o Barcelona coloca Gabriel Martinelli no topo das prioridades para o verão de 2026. O extremo dos Gunners acaba o seu contrato em 2027.

Gigante inglês coloca Morgan Rogers no topo das prioridades para o mercado de verão

A imprensa espanhola coloca Morgan Rogers na rota do Manchester United, que define o jogador como alvo prioritário. Perante o interesse, o Aston Villa fixa o preço de saída em 100 milhões de euros e recusa abrir negociações por valores inferiores.

Ex-FC Porto Jorge Sánchez é o mais recente reforço do PAOK

Esta sexta-feira Jorge Sánchez foi confirmado como o mais recente reforço do PAOK. O lateral chegou proveniente do Cruz Azul por 2,5 milhões.