«Nunca podemos subestimar a concorrência»: Francisca é de uma Laia especial

- Advertisement -

Aos 24 anos, Francisca Dias Laia formou-se em Medicina e conquistou três das quatro medalhas de ouro da Universidade de Coimbra (UC) nos Jogos Universitários Europeus. Um exemplo a seguir por todos os que pensam não conseguir aliar os estudos à prática desportiva. Francisca, porém, rejeita ser especial – “como eu, existem mais pessoas que conciliam os estudos com o sucesso desportivo. A prática desportiva até pode dar ferramentas para lidar com as pressões dos exames ou contribuir para que haja maior disciplina” – remata, com humildade.

Uma humildade que se estende à forma como encarou os Jogos Europeus Universitários. É que esta não era, de longe, a prova mais exigente em que Francisca participou. Nada disso! A recém-formada em Medicina já tinha representado Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016 (K1 200m), e já tem, no currículo o título de vice-campeã europeia em K2 (200m). Ainda assim, Francisca não ‘relaxou’ – “todas as provas são importantes à sua maneira e nunca podemos subestimar a concorrência. De qualquer forma, sabia que podia tirar bons resultados, mas três medalhas de ouro é algo pensava ser possível alcançar mas não quis pensar tão alto porque podia ter uma desilusão”.

Francisca Laia já é um caso sério em Portugal
Fonte: José M. D’Oliveira e Sousa

Desilusão. Uma palavra que não coube no léxico da comitiva de canoagem da Universidade de Coimbra (vencedora de 6 medalhas), onde reinou um “espírito muito bom, tanto entre nós como com a Canoagem” e cujo convívio só não foi melhor pelo facto de não poder ter partilhado os sucessos com as comitivas alojadas em Coimbra – Não é como os Jogos Olímpicos em que há aldeia olímpica, onde estamos todos juntos. Nos Jogos Universitários estávamos alojados em Montemor, um pouco longe de Coimbra”.

Ainda assim, Francisca deixa um elogio à organização dos Jogos – “é muito bom Portugal poder organizar eventos deste tipo”.

Foto de capa: franciscalaia.pt

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho interessado em contratar defesa que custa 60 milhões de euros

Nico Schlotterbeck está na lista do Real Madrid há longos meses e está de volta ao radar. Defesa é destaque do Borussia Dortmund.

Arsenal cogita vender Noni Madueke e tem internacional português na lista de 3 alvos para a posição

O Arsenal pode vender Noni Madueke, que atraiu interessados. Pedro Neto, Ousmane Dembelé e Khvicha Kvaratskhelia na lista.

AS Roma x Inter Milão: Onde ver o primeiro ‘jogo grande’ de Rodrigo Mora em Itália?

A AS Roma de Rodrigo Mora enfrenta o líder Inter Milão num duelo da 5.ª jornada da Serie A, agendado para as 17h deste sábado, dia 19 de setembro.

Áustria anuncia a lista de convocados para a Liga das Nações

A Áustria anunciou a lista de convocados para a primeira fase da Liga das Nações. A seleção da Áustria tem o primeiro jogo frente a Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA anuncia mudanças na Liga das Nações com alterações a começar já na presente edição

A Liga das Nações prepara mudanças significativas para 2026/27, com novos playoffs que preparam a redução para três ligas na época 2028/29

Mitchell van der Gaag em antevisão ao Gil Vicente x Marítimo: «Queremos trazer pontos deste jogo»

Mitchell van der Gaag projetou a visita do Marítimo ao Gil Vicente, demonstrando ambição em pontuar e travar a série de três derrotas.

Foi afastado do Manchester United por Ruben Amorim e está a treinar à experiência em clube da MLS

Tyrell Malacia está a treinar à experiência no Cincinatti. O lateral esquerdo está sem clube depois de deixar o Manchester United.