«Renovo com o Vitória SC e saio, se calhar uma certa pessoa não foi tão correta» – Entrevista BnR com João Pedro

Professor Neca entrevista À BnR

Normalmente diz-se que filho de peixe sabe nadar e o nosso entrevistado do Bola na Rede concorda em absoluto. A bola nos pés e a arte de rematar à baliza sempre acompanharam João Pedro, avançado que esteve na época passada no Bursaspor KD e que em Portugal já passou por clubes como o Vitória SC e FC Paços de Ferreira. Aos 16 anos já jogava futebol na II Liga, tendo sempre como inspiração o pai, Gil Silva, também ele com um percurso de golos feitos no futebol português. João Pedro quer continuar o legado do pai e abraçar o que o desporto rei tem de melhor em Portugal e no estrangeiro. A pressão não é problema, aliás, como o seu próprio amigo Paulinho – ponta de lança do Sporting CP – diz: “Se tiver de ser, vai ser!”. Uma coisa é certa, a paixão pelo Vitória SC, o sotaque açoriano e as ideias bem vincadas sobre o potencial do “jogador português” vão acompanhá-lo a cada passo. E o próximo é aqui em entrevista com o BnR.

NOTA: Entrevista realizada em junho de 2022

«Aos 16 anos, já jogava Segunda Liga.
Acho que são poucos os jogadores que podem dizer isso.»

Bola na Rede: João Pedro, bem-vindo à nossa zona de entrevistas do Bola na Rede. Olhando em primeiro lugar para o início do teu percurso enquanto jogador, como é que começou o bichinho pela bola e o gosto pelo futebol?

João Pedro: O bichinho pela bola começou desde que eu nasci. O meu pai também era jogador e acho que já estava no sangue. Desde que nasci eu lembro-me sempre da bola e do futebol.

Bola na Rede: O teu pai é a tua principal inspiração?

João Pedro: A nível de tudo, é a minha principal inspiração. Ele e o Cristiano Ronaldo são os meus ídolos, mas ele está acima do Ronaldo. Foi ele que me ensinou a jogar futebol. “Direita, esquerda” acompanhava-me em todos os jogos desde os cinco anos. Está comigo sempre. Chateia-me sempre “Fica na área, não saias da área! Ali é a tua zona!”

Bola na Rede: Fizeste grande parte do teu percurso de formação no futebol açoriano e chegaste a competir lá como sénior. Quando vieste jogar para Portugal Continental sentiste algumas diferenças relativamente aos Açores?

João Pedro: O que eu posso dizer é que a nível de futebol açoriano há muitos jogadores com qualidade, e temos muitos exemplos de jogadores que saíram daqui. Para nós açorianos é mais difícil. Eu fiz a minha formação toda cá e os gastos que um clube tem para um jogador açoriano e para um clube que viva no continente é completamente diferente e isso talvez difira um bocado. Graças a Deus eu consegui chegar, mesmo não fazendo formação no Sporting CP, FC Porto ou SL Benfica. Mas sinto-me orgulhoso do percurso que fiz. Aos 16 anos, já jogava 2ª liga. Acho que são poucos os jogadores que podem dizer isso. Jogava com regularidade e fazia parte do plantel. A diferença que pode haver pode ser relativamente aos recursos que no Continente é mais fácil e a nível de ajuda. A nível de qualidade, o jogador português tem qualidade e é o jogador de Portugal continental, madeirense e açoriano.

Bola na Rede: Achas então que há muito mais qualidade de formação para além dos três grandes?

João Pedro: Claro, muito! Eu acho que a prova está dada quando, por exemplo, quando todos os jogadores portugueses têm sucesso lá fora. São poucos os que não têm, pela qualidade, pela maneira de ser, pelo valor que o futebol português tem. Se calhar cá em Portugal, não são tão valorizados, mas não me cabe a mim dizer isso.

Bola na Rede: Olhando para o CD Santa Clara, um clube que te diz muito, atualmente encontra-se na I liga. É importante haver essa representação dos açores no principal escalão do futebol português?

João Pedro: Claro, é um orgulho ver o clube da minha ilha estar na I liga e a fazer boas prestações. É um clube que eu agradeço e me diz muito. Foi um clube onde me estreei como profissional e foi lá que estava quando cheguei à seleção. Um clube também onde o meu pai jogou e ficou.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.