Thinking Football 2024: Uma terceira edição repleta de oradores e com o Bola na Rede presente

Chegou ao fim a terceira edição do Thinking Football Summit, que contou com um número superior a 5000 participantes, com mais de 100 oradores oriundos de todo o mundo distribuídos por, pelo menos, 50 conferências.

Podes ler tudo o que o Bola na Rede escreveu no evento AQUI.

Ao longo dos três dias vários foram os líderes dos clubes da Liga Portugal que marcaram presença no evento.

No primeiro dia, Frederico Varandas (presidente do Sporting CP) inaugurou a TFS Stage, mas houve ainda tempo para Joel Pinho (diretor-geral do FC Arouca), Klauss Câmara (presidente do Santa Clara) e Carlos André Gomes (presidente do CS Marítimo) abordarem a situação dos seus clubes na Talent Room.

No dia seguinte, novos intervenientes surgiram com a mesma missão. Tiago Lopes (CEO do Casa Pia), Alexandrina Cruz (presidente do Rio Ave FC), António Salvador (presidente do SC Braga) e Miguel Ribeiro (presidente do FC Famalicão) falaram abertamente sobre os seus projetos futuros.

Para o último dia de evento, existiria espaço para Pedro Rodrigues (vice-presidente do Vizela FC) e António Miguel Cardoso (presidente do Vitória SC) exporem as suas ideias. Pedro Proença (presidente da Liga Portugal) anunciaria mais tarde, na última conferência, que seria o seu último mandato no comando da Liga.

Por lá passaram treinadores como Carlos Queiroz (antigo selecionador nacional) Armando Evangelista (treinador do FC Famalicão), Vasco Seabra (atualmente sem clube), José Couceiro (agora vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol) e Artur Jorge (treinador do Botafogo), assim como os principais protagonistas do jogo, os jogadores, que havia para todos os gostos, fossem eles mais atuais ou nostálgicos.

No plano nacional, Beto Pimparel, Costinha, Ukra ou Jorge Andrade foram oradores enquanto que Tiago Silva, Rui Borges, Artur Moraes ou Ana Maria Markovic visitaram a Super Bock Arena, no Porto. No domínio global foi possível partilhar espaço com figuras como Deco, Sol Campbell, Nicolás Burdisso, ou Javier Tebas.

O Bola na Rede esteve presente em todos os dias de evento e conseguiu conversar com mais de uma dezena de figuras do mundo do futebol, algumas delas de forma exclusiva, tais como Artur Moraes (antigo guarda-redes do SL Benfica e SC Braga), Armando Evangelista (treinador do FC Famalicão) ou Roberto Di Matteo (treinador campeão da Liga dos Campeões ao serviço do Chelsea em 2012).

Para além de muita partilha e aprendizagem em diversas áreas, desde a parte económica até à parte mais tática do jogo, passando por temas como o marketing ou a gestão desportiva, o evento proporcionou também diversas experiências divertidas, à boleia da zona Liga Portugal Experience. Lá seria possível experimentar variadíssimas atividades, tais como medir a força do remate, testar a sua pontaria, adquirir camisolas dos clubes ou ver mais de perto algumas das pessoas mais influentes do mundo digital.

Não há dúvidas que o Thinking Football foi um sucesso e já há uma garantia, em setembro de 2025 ocorrerá a 4ª edição.

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.