O caso de doping com Paul Pogba explicado por um médico e fisioterapeuta

- Advertisement -

Paul Pogba acusou positivo no teste anti-doping do Udinese x Juventus. O médio francês acusou o uso de testosterona.

O Bola na Rede conversou com o Dr. Manuel Munhoz Braz, médico e fisioterapeuta com experiência em Medicina Desportiva de alta competição, sobre o caso Paul Pogba. O médio francês acusou positivo para testosterona no controlo anti-doping pós partida do Udinese x Juventus. O Dr. Manuel Munhoz Braz explicou a situação:

«Apesar de ser uma hormona natural e ser produzida pelo Homem, no mundo desportivo e de alta competição, pode ser usada de um modo indevido e administradas de um modo exógeno por atletas profissionais e não profissionais (ex: culturistas, halterofilistas, atletismo, futebol entre muitas outras…). Atualmente, a Agência Mundial Antidopagem considera uma das substâncias proibidas (WADA), tal como a homóloga em Portugal, (ADOP), tendo estabelecidos os limites fisiológicos, às quais se pode afirmar que não foi apenas o próprio organismo a produzir, havendo portanto administração externa (exógena) da tal hormona.
Os efeitos desta hormona são bastante “apetecíveis” para o atleta, pois aumentam a massa muscular, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e aumentam a produção endógena de proteínas. Tudo isto aumenta a performance e o desempenho desportivo do atleta. No entanto, quando se encontra acima dos valores de referência, apresenta efeitos secundários graves (Cardiovasculares – aumento de Enfartes do Miocárdio, AVC e Morte, problemas do Fígado, Endócrinos e na graves alterações na Saúde Mental), não sendo seguro a sua utilização, estando mesmo totalmente contra-indicada
».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid descarta contratação de defesa do Benfica

O Real Madrid quer garantir a contratação de um defesa central. António Silva estava na lista dos merengues, mas contratação foi descartada.

Samu Aghehowa deixa mensagem após grave lesão: «Vou estar afastado dos relvados por alguns meses»

Samu Aghehowa lesionou-se no joelho com o rompimento do ligamento cruzado anterior. Avançado do FC Porto com longa paragem pela frente.

Manchester City mete-se com o Manchester United: «Não há nada de errado em deixar o cabelo crescer»

O Manchester United empatou com o West Ham e não atingiu as cinco vitórias consecutivas. Manchester City já reagiu ao empate.

Agora é certo: Roberto De Zerbi deixa Marselha com efeito imediato

Roberto De Zerbi já não é treinador do Marselha. O treinador italiano deixa o clube depois da goleada sofrida contra o PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Friburgo está nas meias finais da Taça da Alemanha após eliminar Hertha Berlin nos penáltis

O Friburgo venceu o Hertha Berlin nas grandes penalidades e qualificou-se assim para as meias finais da Taça da Alemanha.

Como elimina Nápoles na Taça de Itália em dia de estreia oficial de Alisson Santos

O Como 1907 qualificou-se para as meias finais da Taça de Itália, ao eliminar o Nápoles nas grandes penalidades.

Sérgio Conceição reage à goleada do Al Ittihad: «Os golos surgiram naturalmente pelo trabalho fantástico que os jogadores fizeram»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Gharafa, na fase de liga da Champions League Asiática. O técnico elogiou os seus jogadores.