O caso de doping com Paul Pogba explicado por um médico e fisioterapeuta

- Advertisement -

Paul Pogba acusou positivo no teste anti-doping do Udinese x Juventus. O médio francês acusou o uso de testosterona.

O Bola na Rede conversou com o Dr. Manuel Munhoz Braz, médico e fisioterapeuta com experiência em Medicina Desportiva de alta competição, sobre o caso Paul Pogba. O médio francês acusou positivo para testosterona no controlo anti-doping pós partida do Udinese x Juventus. O Dr. Manuel Munhoz Braz explicou a situação:

«Apesar de ser uma hormona natural e ser produzida pelo Homem, no mundo desportivo e de alta competição, pode ser usada de um modo indevido e administradas de um modo exógeno por atletas profissionais e não profissionais (ex: culturistas, halterofilistas, atletismo, futebol entre muitas outras…). Atualmente, a Agência Mundial Antidopagem considera uma das substâncias proibidas (WADA), tal como a homóloga em Portugal, (ADOP), tendo estabelecidos os limites fisiológicos, às quais se pode afirmar que não foi apenas o próprio organismo a produzir, havendo portanto administração externa (exógena) da tal hormona.
Os efeitos desta hormona são bastante “apetecíveis” para o atleta, pois aumentam a massa muscular, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e aumentam a produção endógena de proteínas. Tudo isto aumenta a performance e o desempenho desportivo do atleta. No entanto, quando se encontra acima dos valores de referência, apresenta efeitos secundários graves (Cardiovasculares – aumento de Enfartes do Miocárdio, AVC e Morte, problemas do Fígado, Endócrinos e na graves alterações na Saúde Mental), não sendo seguro a sua utilização, estando mesmo totalmente contra-indicada
».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Um Olé da Espanha à França – Diário do Mundial 2026 #31

A Espanha venceu a França e é a primeira seleção finalista do Mundial 2026. Vitória foi incontestável e contou com grande brilho coletivo.

António Silva já tem princípio de acordo com o Bournemouth e prepara-se para deixar o Benfica: eis o tempo de contrato com o clube...

António Silva já tem um princípio de acordo com o Bournemouth. Defesa prepara-se para deixar o Benfica e rumar à Premier League até 2031.

Mauro Furtado tem 2 interessados em Itália e pode deixar o Benfica

Mauro Furtado continua com interessados no mercado. O defesa central do Benfica tem clubes de olho na Serie A.

Lamine Yamal é amuleto para a Espanha e venceu todos os jogos em que foi titular em Europeus e Mundiais

A Espanha venceu a França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Lamine Yamal venceu todos os jogos em que foi titular em Europeus e Mundiais.

PUB

Mais Artigos Populares

Espanha sonha com recorde no Mundial: eis o cenário defensivo que tem de acontecer na final

A Espanha venceu a França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Seleção espanhola só sofreu um golo e pode bater recorde.

Braga segura Lukas Hornícek mesmo após Hull City atingir os 30 milhões da cláusula de rescisão

O projeto do Hull City não convenceu Lukas Hornicek. Proposta chegava aos 30 milhões de euros, mas através de prestações diversas.

Golo de Pedro Porro mete o antigo defesa do Sporting na história da Espanha em Mundiais

A Espanha venceu a França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Pedro Porro marcou um golo no triunfo espanhol.