O caso de doping com Paul Pogba explicado por um médico e fisioterapeuta

- Advertisement -

Paul Pogba acusou positivo no teste anti-doping do Udinese x Juventus. O médio francês acusou o uso de testosterona.

O Bola na Rede conversou com o Dr. Manuel Munhoz Braz, médico e fisioterapeuta com experiência em Medicina Desportiva de alta competição, sobre o caso Paul Pogba. O médio francês acusou positivo para testosterona no controlo anti-doping pós partida do Udinese x Juventus. O Dr. Manuel Munhoz Braz explicou a situação:

«Apesar de ser uma hormona natural e ser produzida pelo Homem, no mundo desportivo e de alta competição, pode ser usada de um modo indevido e administradas de um modo exógeno por atletas profissionais e não profissionais (ex: culturistas, halterofilistas, atletismo, futebol entre muitas outras…). Atualmente, a Agência Mundial Antidopagem considera uma das substâncias proibidas (WADA), tal como a homóloga em Portugal, (ADOP), tendo estabelecidos os limites fisiológicos, às quais se pode afirmar que não foi apenas o próprio organismo a produzir, havendo portanto administração externa (exógena) da tal hormona.
Os efeitos desta hormona são bastante “apetecíveis” para o atleta, pois aumentam a massa muscular, aumentam a produção de glóbulos vermelhos e aumentam a produção endógena de proteínas. Tudo isto aumenta a performance e o desempenho desportivo do atleta. No entanto, quando se encontra acima dos valores de referência, apresenta efeitos secundários graves (Cardiovasculares – aumento de Enfartes do Miocárdio, AVC e Morte, problemas do Fígado, Endócrinos e na graves alterações na Saúde Mental), não sendo seguro a sua utilização, estando mesmo totalmente contra-indicada
».

Sabe mais sobre o nosso projeto!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting volta aos treinos sem 17 internacionais e com sangue novo na equipa

Esta quinta-feira, o Sporting regressou a Alcochete. Rui Borges chamou Mauro Couto, Lucas Taibo, Samuel Justo, Rodrigo Dias e Paulo Cardoso.

Conselho de Disciplina anuncia castigos dos incidentes do FC Porto x Benfica

O Conselho de Disciplina da FPF atribuiu um jogo de suspensão a Clement Lenglet, pela expulsão durante a primeira parte do FC Porto x Benfica.

Coreia do Sul domina o Equador com a ajuda de Heung-Min Son

Heung-Min Son marcou um dos golos da vitória da Coreia do Sul por 3-0 sobre o Equador, num jogo particular.

1.º onze de Jorge Jesus por Portugal: mais de metade dos jogadores já foram treinados pelo treinador em clube

Portugal e País de Gales defrontam-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus. Vários nomes já conheciam o treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus revela pedido feito a Cristiano Ronaldo e destaca 2 titulares de Portugal: «É importante teres jogadores que sabem jogar entre os setores»

Jorge Jesus lançou o Portugal x País de Gales. Declarações do técnico a poucos minutos da estreia pela seleção nacional.

Eis o 1.º onze de Jorge Jesus como selecionador: as equipas de Portugal e País de Gales

Portugal e o País de Gales defrontam-se na estreia de Jorge Jesus e na abertura da Liga das Nações. Eis os onzes oficiais das duas equipas.

Adrien Silva em exclusivo ao Bola na Rede: «Sporting? Vejo qualidade neles e espero que mentalmente consigam dar a volta»

Adrien Silva falou sobre o início de temporada do Sporting. Declarações em entrevista exclusiva ao Bola na Rede.