Pedro Soares Gonçalves analisa os quatro jogadores angolanos do Estrela Amadora

    Pedro Soares Gonçalves abordou a ligação próxima do CF Estrela da Amadora ao futebol angolano. Treinador da seleção de Angola identificou as características dos quatro angolanos da equipa principal do clube.

    Em conversa com o Bola na Rede, Pedro Soares Gonçalves, treinador da seleção angolana de futebol, refletiu sobre a aposta do Estrela da Amadora no futebol angolano. Depois de uma subida de divisão que teve três jogadores angolanos como protagonistas, o Estrela da Amadora já garantiu a contratação de Keliano, médio angolano que reforça o clube da Reboleira na primeira divisão.

    Embora reconheça a inexistência de qualquer relação oficial entre o Estrela da Amadora e Angola, Pedro Soares Gonçalves enalteceu a proximidade dos representantes do clube a Angola que permite uma valorização de jogadores e um crescimento mútuo entre a seleção e um clube «com grande proximidade cultural numa zona do país onde há uma grande comunidade africana, nomeadamente de angolanos».

    Kialonda Gaspar foi um dos destaques do Estrela da Amdora na última temporada. O defesa central com 26 anos realizou 33 partidas pelo Estrela da Amadora, renovou contrato até 2026 e é titular indiscutível na seleção angolana.

    «É um valor consolidado no futebol angolano e já conquistou a titularidade na seleção nacional onde é um jogador de referência. Paralelamente à valia desportiva, tem uma postura perante a vida e a carreira profissional bastante meritória. Acredito que em breve possa estar num patamar mais elevado. Já podia ter ingressado num clube com patamar superior, mas preferiu esta época continuar no Estrela para uma época que pode ser de afirmação na Primeira Liga e que lhe abrirá outras portas», caracterizou Pedro Soares Gonçalves.

    Pedro Soares Gonçalves traçou ainda o perfil a Mário Balbúrdia, médio que realizou 27 partidas com a camisola do Estrela da Amadora na última temporada, nas quais apontou um golo e somou duas assistências.

    «Conheço-o desde os meus tempos na formação do 1º de Agosto, onde sempre foi uma referência. Tem tido alguma irregularidade na sua performance dentro de campo, reflexo da sua personalidade e de situações que socialmente o afetam. Aproveitou esta época para crescer como jogador profissional ao mais alto nível. É um médio de transição que tem capacidade de acelerar o jogo e bom batedor nas bolas paradas, mas destaco a disponibilidade em jogo onde assume um papel importante nas transições, tanto defensiva como ofensiva. Encaixa muito bem no sistema do Estrela com dois médios», considerou Pedro Soares Gonçalves.

    Mais novo e ainda entre as equipas sub-23 e principal do Estrela da Amadora, Capita é, segundo revelou Pedro Soares Gonçalves, um dos jogadores em quem mais confiança deposita. Depois de uma temporada atormentada por algumas lesões, o treinador português considera que o jogador pode explodir em 2023/24.

    «Foi um jogador referência na Seleção Sub-17 e um dos primeiros jogadores que com 13 anos tentei integrar no 1ºde Agosto. Pelas lesões ainda não atingiu um espaço de regularidade, mas é tremendamente eficaz, muito oportuno e finaliza bem de cabeça. Tenho expectativa que, nesta temporada, consiga cimentar e dar consistência ao seu espaço no plantel. É muito trabalhador, evoluiu bastante fisicamente e teve espaço para crescer. É um extremo de elevada qualidade que também tem capacidade para jogar por dentro, define muito bem, cria linhas de passe como ninguém e finaliza muito bem. Jogar 90 sobre 90 minutos ao mais alto nível é um desafio, mas acredito que venha a triunfar», preconizou Pedro Soares Gonçalves.

    Sobre Manuel Keliano, recém-contratado pelo Estrela da Amadora ao 1º de Agosto, o treinador de Angola identificou um dos melhores jogadores do Girabola na última temporada com características técnicas, físicas e mentais para triunfar em Portugal.

    «Já é internacional A e revelou um perfil psicológico de enaltecer e um perfil físico completamente próprio para o que se pretende das funções que executa em campo, conjugado com a qualidade técnica e capacidade de aprendizagem. Temos muitas expectativas sobre o que o Keliano pode fazer esta temporada pelo Estrela da Amadora», afirmou Pedro Soares Gonçalves.

    Lê as declarações de Pedro Soares Gonçalves sobre os objetivos de Angola e sobre alguns dos jogadores angolanos em destaque com ligações ao futebol português.

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional, assim como fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e, para estares a par de tudo, não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, decidimos expandir o nosso alcance com a introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts, disponíveis nas mais diferentes plataformas e que procuram dar um pouco de tudo sobre o mundo do desporto em geral. Atualmente, temos para te oferecer os seguintes conteúdos:

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura para seres redator, comentador ou moderador, envia-nos um e-mail para [email protected]. A bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares