Jorge Costa: «Em circunstâncias normais encontrámos o próximo campeão nacional [FC Porto]».

- Advertisement -

O BnR TV nunca esteve tão protegido muito por causa do convidado: Jorge Costa, antigo capitão e defesa central do FC Porto. Muitos momentos foram recordados enquanto jogador, principalmente da camisola dos portistas. Porém, houve tempo ainda para se falar da inspiração José Mourinho e as experiências como treinador.

O programa começou mesmo com um célebre episódio em que Jorge Costa era capitão do FC Porto e José Mourinho o treinador. Uma partida contra o CF Os Belenenses e com uma desvantagem por um golo, o defesa central pediu uns minutos ao “special one” e «fez o trabalho sujo». Mourinho simplesmente só teve de retificar as lacunas a nível tático para, com a junção do discurso de Jorge Costa, vencer o jogo na 2.ª parte.

Questionado se apareceria alguém parecido com o mesmo no FC Porto, Jorge Costa foi perentório ao responder que não tinha certeza disso. «Jogava com o coração e nasci portista. Quando fazes as coisas com prazer tens sempre algo mais», desabafou. Ainda na cidade invicta, o defesa central não se esqueceu do “parceiro de defesa”: Fernando Couto, com quem tinha muita cumplicidade dentro e fora de campo.

Com grandes exibições frente ao eterno rival, o antigo capitão portista não quis ser hipócrita e destacou que os jogos entre FC Porto e SL Benfica como “jogos com um sabor especial”. «Era um jogo que marcava um golo e o golo tinha outro significado. Apesar de a vitória valer só três pontos, era uma vitória que tinha outro significado. Não posso ser hipócrita, mas tudo o que se conseguia perante o Benfica tinha um sabor especial», contou.

No continente africano, Jorge Costa orientou o Gabão de 2014 a 2016 e o classificou a experiência como «complicada ao início». Explicou a grande diferença que é a de treinar uma seleção devido, sobretudo, à impossibilidade de reunir todos os convocados de forma rápida e aos calendários. Mas, o agora treinador acredita que «com o tempo se consegue fazer algo interessante».

E se houvesse possibilidade de ser tornar treinador do FC Porto? Jorge Costa acredita que não lhe faria «bem ao coração». Porém, compreende que os dragões estão bem servidos com Sérgio Conceição, que acredita estar perto de ser campeão, e acho que seria desrespeitoso dizer algo em relação a isso quando alguém ainda é treinador desse clube. Para completar, afirmou mesmo que ainda não tinha feito nada da carreira como treinador para chegar a um patamar como é este.

Se perdeste a entrevista de Jorge Costa ao nosso site, podes rever tudo aqui.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix: «Conhecemos bem a Croácia. Sabemos o que temos de fazer»

João Félix anteviu o Portugal x Croácia dos 16 avos de final do Mundial, durante a conferência de imprensa da Seleção Nacional desta segunda-feira.

João Félix e a dupla com Cristiano Ronaldo na Liga Saudita: «A intensidade se calhar não é a mesma, mas o campeonato é competitivo»

João Félix refletiu sobre a parceria com Cristiano Ronaldo no Al Nassr, durante a conferência de imprensa da Seleção Nacional desta segunda-feira.

João Félix aborda momento de forma e fala sobre Jorge Jesus: «Deu confiança para tirar o melhor de mim»

João Félix falou sobre a importância de Jorge Jesus para o seu momento de forma positivo, durante a conferência de imprensa da Seleção Nacional desta segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges assina estreia vitoriosa em Wimbledon: Português pode enfrentar n.º 1 do Ranking na próxima ronda

Nuno Borges garantiu a passagem à segunda ronda de Wimbledon com uma vitória frente a Tristan Boyer, com parciais de 7-3, 7-5 e 7-5.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Brasil x Japão dos 16 avos de final do Mundial 2026

Brasil e Japão têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Portugal: 9 jogadores em trabalho de ginásio num treino iniciado com minuto de silêncio

O treino de Portugal em Palm Beach desta segunda-feira foi iniciado com um momento de luto pela morte do pai de Ricardo Carvalho.