📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

UEFA Champions League: com grande poder, vem grande responsabilidade

- Advertisement -

É já na próxima noite de terça-feira que a UEFA Champions League retorna ao Estádio da Luz, com o SL Benfica a ser o anfitrião dos alemães do RB Leipzig.

Voltam as emoções fortes, mas regressa também a forte responsabilidade de vencer. E essa responsabilidade advém da obrigação de vencer. Três fatores baseiam essa obrigação e o que pretendo levar a cabo neste texto é precisamente elencá-los e explaná-los.

Começo pelo mais simples, mesmo básico, fator. O SL Benfica tem a responsabilidade de vencer jogos europeus pelo mero facto de ser o Sport Lisboa e Benfica, um histórico europeu duas vezes campeão dos campeões.

SE JÁ TENS PROGNÓSTICO PARA O JOGO DOS ENCARNADOS FRENTE AO LEIPZIG, NÃO PERCAS MAIS TEMPO… APOSTA JÁ! 

Sobretudo no conforto da sua casa e com o apoio de mais de 50 mil adeptos, os encarnados têm a obrigação de vencer qualquer equipa. Não pode subsistir o complexo de inferioridade europeu, espelhado no receio com que o clube da Luz – em toda a sua dimensão: adeptos, treinadores, dirigentes – por vezes encara os jogos internacionais.

Na Luz, o SL Benfica tem que impor o seu jogo e dominar, seja contra quem for.

A vitória segura frente ao Gil Vicente poderá ter dado moral para o jogo de estreia na Champions League
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Não só pelo que foi e pelo que é, mas também pelo que pretende, assumidamente, ser – ou voltar a ser – o clube encarnado tem a responsabilidade de vencer na Europa, não sendo admissível cair na fase de grupos. O projeto europeu já foi anunciado publicamente, já foi reiterado várias vezes, falta fazê-lo transitar do espetro comunicacional para o campo desportivo. Para o sonho europeu se tornar realidade é vital encarar cada partida como uma batalha que só pode ser vencida.

O terceiro e último fator prende-se com o passado europeu recente dos encarnados. Apesar de marcarem presença na fase de grupos da Champions há dez consecutivas épocas e de terem alcançado os quartos-de-final por duas vezes nesse período – 2011/2012 e 2015/2016 -, as águias têm mostrado um lado frágil na Europa nos dois últimos anos, tendo em ambas as edições caído na fase de grupos (2017/2018: 4.º lugar, zero pontos; 2018/2019: 3.º lugar, sete pontos).

Para limpar a imagem deixada no passado recente e construir rapidamente um melhor futuro próximo, o SL Benfica tem a responsabilidade, a obrigação, de começar já esta época a vencer com demonstrações de força e de se superiorizar aos três clubes do seu grupo, tendo, dado o seu historial, a responsabilidade de o terminar na liderança.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Revisto por: Jorge Neves

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.