10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

8. Bordéus FC – 2008/09

A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis Fonte: Le Monde
A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis
Fonte: Le Monde

O poder estava instalado na Ligue 1. O Lyon partia para a época 2008/2009 com o heptacampeonato no bolso que lhe garantia a hegemonia do futebol francês. A cultura de vitória existia e a forma como a equipa se revelava competitiva na Liga dos Campeões fazia com que não se vislumbrasse outro símbolo que não o do Olympique no horizonte próximo do futebol francês.

Porém, sucessões de resultados menos conseguidos fizeram com que a equipa fosse caindo, deixando os adversários espreitar uma eventual liderança. Aproveitaram Bordéus e Marselha, que disputaram entre si o “brinde” do heptacampeão que, porém, foi mais amigo de um que do outro: na antepenúltima jornada foi ao Vélodrome e derrotou o Marselha por 3-1 (bis de Benzema), deixando o Bordeus, que vencer por 3-2 o Le Mans, isolado na liderança.

Os girondinos agarraram a oportunidade e venceram os dois jogos que faltavam disputar, sagrando-se campeões pela sexta vez na sua história, e a 1ª desde 1999.

Estava quebrada a hegemonia do Lyon, por uma equipa que se revelou sempre competitiva e cerebral na gestão dos encontros, obra de Laurent Blanc.

Gourcouff fez uma época extraordinária, assinando 8 assistências e conduzindo o ataque da sua equipa com mestria, sendo o principal fornecedor de jogo da temível dupla Chamakh/Cavenaghi (26 golos).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.