10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

8. Bordéus FC – 2008/09

A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis Fonte: Le Monde
A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis
Fonte: Le Monde

O poder estava instalado na Ligue 1. O Lyon partia para a época 2008/2009 com o heptacampeonato no bolso que lhe garantia a hegemonia do futebol francês. A cultura de vitória existia e a forma como a equipa se revelava competitiva na Liga dos Campeões fazia com que não se vislumbrasse outro símbolo que não o do Olympique no horizonte próximo do futebol francês.

Porém, sucessões de resultados menos conseguidos fizeram com que a equipa fosse caindo, deixando os adversários espreitar uma eventual liderança. Aproveitaram Bordéus e Marselha, que disputaram entre si o “brinde” do heptacampeão que, porém, foi mais amigo de um que do outro: na antepenúltima jornada foi ao Vélodrome e derrotou o Marselha por 3-1 (bis de Benzema), deixando o Bordeus, que vencer por 3-2 o Le Mans, isolado na liderança.

Os girondinos agarraram a oportunidade e venceram os dois jogos que faltavam disputar, sagrando-se campeões pela sexta vez na sua história, e a 1ª desde 1999.

Estava quebrada a hegemonia do Lyon, por uma equipa que se revelou sempre competitiva e cerebral na gestão dos encontros, obra de Laurent Blanc.

Gourcouff fez uma época extraordinária, assinando 8 assistências e conduzindo o ataque da sua equipa com mestria, sendo o principal fornecedor de jogo da temível dupla Chamakh/Cavenaghi (26 golos).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador polaco elogia Oskar Pietuszewski e não afasta convocatória para o Mundial 2026

Jan Urban deixou vários elogios a Oskar Pietuszewski, abordando a transferência para o FC Porto e uma possível convocatória para o Mundial 2026.

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Silva revela palavras no balneário depois da vitória: «O Eustáquio pediu a palavra e falou muito bem do Samu e do grupo»

Thiago Silva analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.