10 campeões surpresa nos últimos 10 anos

- Advertisement -

8. Bordéus FC – 2008/09

A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis Fonte: Le Monde
A cidade de Bórdeus aclamou os seus heróis
Fonte: Le Monde

O poder estava instalado na Ligue 1. O Lyon partia para a época 2008/2009 com o heptacampeonato no bolso que lhe garantia a hegemonia do futebol francês. A cultura de vitória existia e a forma como a equipa se revelava competitiva na Liga dos Campeões fazia com que não se vislumbrasse outro símbolo que não o do Olympique no horizonte próximo do futebol francês.

Porém, sucessões de resultados menos conseguidos fizeram com que a equipa fosse caindo, deixando os adversários espreitar uma eventual liderança. Aproveitaram Bordéus e Marselha, que disputaram entre si o “brinde” do heptacampeão que, porém, foi mais amigo de um que do outro: na antepenúltima jornada foi ao Vélodrome e derrotou o Marselha por 3-1 (bis de Benzema), deixando o Bordeus, que vencer por 3-2 o Le Mans, isolado na liderança.

Os girondinos agarraram a oportunidade e venceram os dois jogos que faltavam disputar, sagrando-se campeões pela sexta vez na sua história, e a 1ª desde 1999.

Estava quebrada a hegemonia do Lyon, por uma equipa que se revelou sempre competitiva e cerebral na gestão dos encontros, obra de Laurent Blanc.

Gourcouff fez uma época extraordinária, assinando 8 assistências e conduzindo o ataque da sua equipa com mestria, sendo o principal fornecedor de jogo da temível dupla Chamakh/Cavenaghi (26 golos).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Frank sob pressão no Tottenham e Mauricio Pochettino já é candidato ao lugar

Um membro da direção do Tottenham tem feito pressão para Thomas Frank ser despedido e Mauricio Pochettino surge como possível sucessor.

Lorenzo Lucca ainda está de pé e Benfica coloca 2 milhões de euros na mesa de negociações: eis as novidades

O Benfica continua sem desistir por Lorenzo Lucca. Águias fizeram proposta junto do Nápoles, mas recusam obrigação de compra.

Crystal Palace toma decisão quanto ao futuro de Oliver Glasner

Oliver Glasner vai continuar no Crystal Palace até ao final da temporada. Declarações do técnico caíram mal, mas há aposta na continuidade.

Monterrey pode avançar para a contratação de Antoine Griezmann

O Monterrey está interessado em garantir os serviços do campeão do mundo, Antoine Griezmann, que representa o Atlético Madrid desde 2021.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca proibido de inscrever novos jogadores pela FIFA devido a dívidas na transferência de Matheus Mendes

O Alverca enfrenta um transfer ban imposto pela FIFA. Em causa, alegadas dívidas referentes à transferência de Matheus Mendes.

Marco Baixinho retorna a Portugal para representar a Académica

A Académica anunciou, na passada quinta-feira, a contratação do defesa-central de 36 anos, Marco Baixinho.

Francesco Farioli ainda não pensa no Clássico contra o Sporting: «Isso é a 8 ou 9 de fevereiro»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Vitória SC. Dragões arrancam segunda volta com mais três pontos.