Euro 2024 | O que esperar dos oitavos de final?

    Depois de uma fase de grupos absolutamente estonteante e emotiva, a Europa anseia agora pelos oitavos de final do Euro 2024, que se vai jogando na Alemanha. Do primeiro ao último grupo, não faltaram surpresas ou possíveis desilusões em relação à classificação que apurou 16 das 24 equipas em prova, eliminando assim oito seleções que se encontram a voltar para casa novamente.

    Posto isto, analisemos então aquela que é a próxima fase da grande prova europeia de seleções.

    No caminho até à final do Euro, existem dois lados que, mais fáceis ou mais difíceis, são sobretudo muito diferentes. De um lado, encontram-se as seleções da Roménia, Países Baixos, Áustria, Turquia, Inglaterra, Eslováquia, Suíça e Itália.  Lado esse, que certamente ditará aquela que é a grande surpresa desta edição do Euro.

    LÊ TAMBÊM: 5 Desilusões da Fase de Grupos do Euro 2024

    Uma chave que permite assim, com mais alguma acessibilidade relativamente a outras provas, colocar provavelmente uma seleção não habitualmente presente, numa fase muito adiantada da prova.

    Do outro lado, encontra-se o caminho da “morte”. O caminho oposto até à final, é formado por Espanha, Geórgia, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Eslovénia, França e Bélgica. Um caminho marcadamente competitivo e que deixa receoso qualquer adepto que sonha com uma presença em Berlim a 14 de Julho. Não há espaço para deslizes.

    Sendo assim, analisemos então jogo a jogo, aqueles que são os oitavos de final do Euro 2024.

    Roménia x Países Baixos

    Weghorst Países Baixos Euro
    Fonte: UEFA

    A Roménia, uma das grandes surpresas da competição até ao momento, chega a esta fase como primeira classificada do grupo E. Algo que provavelmente não constava na agenda da própria nação à entrada para a prova, mas que, depois de três jogos e quatro pontos somados, colocam a Roménia num patamar diferente. Já os Países Baixos, com os mesmos quatro pontos do adversário, conseguiram apenas a qualificação em terceiro lugar. 

    Uma vitória, uma derrota e um empate para ambas as equipas torna este embate muito difícil de prever. Se em tempos a laranja mecânica era assumidamente candidata a tudo o que competia, a equipa atual de Ronald Koeman está longe desses tempos áureos e tem demonstrado algumas lacunas que podem ser exploradas pelo conjunto forte e surpreendente da Roménia. Apesar de não contar com nomes tão sonantes, a seleção romena aproveita esse mesmo fator para causar alguma imprevisibilidade no seu jogo.

    Por outro lado, a campanha da seleção neerlandesa tem ficado marcada pela gestão incompreensível do plantel que pode estar a prejudicar o melhor funcionamento possível do mesmo.

    Assim sendo, esperam-se mudanças do conjunto laranja nesta próxima fase, que podem verdadeiramente apimentar esta eliminatória do Euro 2024.

    Previsão do vencedor: Países Baixos.

    Jogadores a observar: Stanciu (Roménia) e Xavi Simons (Países Baixos)

    Áustria x Turquia

    Áustria jogadores Baumgartner
    Fonte: Euro 2024

    Por falar em surpresas, chegou a vez de falar da Áustria. Ao leme de Ralf Rangnick, o conjunto austriaco apurou-se categoricamente em primeiro lugar num grupo que contava também com França e Países Baixos.

    Confiante e convincente dentro das quatro linhas, a Áustria é, neste momento, uma das principais candidatas do seu lado da prova. Com duas vitórias frente a Polónia e Países Baixos, a Áustria só não conseguiu o pleno na fase de grupos porque não teve a sorte do seu lado diante da França.

    Ainda assim, os seis pontos conquistados colocam a nação vermelha e branca esperançosa em relação aos dias que se avizinham, e têm fundamentos para isso. Já a nação turca, terá de torcer por uma desinspirada Áustria para que a passagem seja possível, porque olhando para aquilo que as duas fizeram nestes três jogos, a Turquia encontra-se claramente abaixo no que diz respeito ao nível exibicional apresentado neste Euro 2024.

    Previsão do vencedor: Áustria.

    Jogadores a observar: Marcel Sabitzer e Orkun Kokçu (Turquia).

    Inglaterra x Eslováquia

    Internacional inglês lesiona-se e está em risco para o Euro 2024
    Fonte: England Football Team

    Passando de surpresas a desilusões, falemos da Inglaterra. A nação britânica, à semelhança de todas as competições que disputa, é uma das principais candidatas ao título, no papel. Isto porque, o plantel que apresenta é um verdadeiro privilégio comparativamente a muitas outras seleções.

    Ainda assim, a equipa de Gareth Southgate tem apresentado um futebol muito pobre e desinspirado. Mesmo tendo conseguido qualificar-se em primeiro e evitar o lado mais evitável da competição, as expectativas em relação às suas prestações regrediram bastante, o que pode ser bastante benéfico para o futuro do conjunto.

    Pela sua frente terá a Eslováquia que num grupo marcado pelo equilíbrio, soube fazer o suficiente e necessário para se qualificar.

    Previsão do vencedor: Inglaterra.

    Jogadores a observar: Phil Foden (Inglaterra) e Bozenik (Eslováquia).

    Suíça x Itália

    Espanha e Itália a jogarem no Euro 2024
    Fonte: UEFA Euro 2024

    Fechando o primeiro lado da árvore do torneio, olhemos para o duelo entre suíços e italianos. Vizinhos geograficamente e competitivamente, as duas seleções terminaram em segundo lugar dos grupos A e B, respectivamente.

    Enquanto a Itália esteve por pouco a espreitar a qualificação pelo terceiro lugar, a Suíça, por outro lado, esteve mais perto de fazer de sua graça e surpreender a Alemanha e roubar o primeiro lugar aos anfitriões no último jogo. Posto isso, o duelo entre helvéticos e transalpinos pode surgir como uma das primeiras surpresas desta fase. Isto se olharmos para a passagem da Suíça como uma surpresa, porque analisando bem, não seria surpresa nenhuma.

    A seleção suíça chega a este encontro sem qualquer derrota na fase de grupos e nos últimos quatro jogos anteriores à competição. Desde que foi eliminada por Portugal no mundial de 2022, a Suíça só perdeu uma única vez. A Itália, por sua vez, não se pode vangloriar pela consistência.

    O conjunto começou a campanha de uma forma promissora e positiva com uma reviravolta frente à Albânia, mas nos dois jogos seguintes desceu bastante o rendimento só tendo conseguido acabar com as esperanças croatas na desesperante compensação. Nenhuma das equipas terá tarefa fácil.

    Previsão do vencedor: Suíça.

    Jogadores a observar: Ndoye (Suiça) e Chiesa (Itália).

    Alemanha x Dinamarca

    Florian Wirtz Alemanha Euro 2024
    Fonte: DFB

    Passando para aquele que é o caminho teoricamente mais complicado até à final, surge numa primeira instância o confronto entre Alemanha e Dinamarca.

    A Alemanha joga com o fator casa bem presente e assume um inevitável favoritismo por isso mesmo. Ainda que o plantel não seja tão intimidante como outrora o era, o conjunto de Nagelsman é também um dos principais destaques a nível exibicional, não olhando apenas para o benefício de jogar em casa.

    Já a Dinamarca, com três empates nos três jogos da fase de grupos, olha para a campanha de Portugal em 2016 como um exemplo e vai tentar destronar os anfitriões da prova, ainda que, neste caso, esse feito tenha de acontecer mais cedo na competição, o que pode complicar a tarefa.

    Previsão do vencedor: Alemanha.

    Jogadores a observar: Jamal Musiala (Alemanha) e Morten Hjulmand (Dinamarca).

    Espanha x Geórgia

    Espanha jogadores no Euro 2024
    Fonte: Seleción Española de Fútbol

    Concluída a fase de grupos, é seguro dizer que a seleção espanhola é aquela que mais merece estar nesta fase da competição. Três vitórias em três jogos, à boleia de um futebol absolutamente fantástico, tornam nesta equipa a principal potência do torneio neste momento.

    De La Fuente foi capaz de transformar o conjunto numa equipa devidamente funcional que combina várias gerações e diferentes tipologias de jogo num sistema que roça a perfeição. É aquela que mais gosto dá de assistir e aquela que melhor se encontra posicionada para seguir em frente neste caminho até Berlim.

    A Geórgia, por outro lado, que saiu do grupo F como uma vitória frente a Portugal, suficiente para o apuramento em terceiro lugar, tem à sua frente provavelmente a tarefa mais difícil destes oitavos de final.

    Previsão do vencedor: Espanha.

    Jogadores a observar: Lamine Yamal (Espanha) e Mikataudze (Geórgia).

    Portugal x Eslovénia

    Portugal jogadores Euro 2024
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    A nação valente, que começou da melhor maneira o torneio e que adiantou a qualificação logo no segundo jogo, fugiu às normas históricas e culturais, deixando fora da equação a habitual calculadora.

    Numa cultura desportiva ainda pouco habituada à perfeição, o último jogo serviu para a seleção das quinas voltar a assentar os pés na terra e seguir para os oitavos de final com mais uma aprendizagem sobre o que não fazer numa grande competição internacional. Agora com os jogadores e as táticas, à partida, mais bem afinadas, a turma de Roberto Martinez enfrenta a Eslovénia com as expectativas de que seja apenas o primeiro passo a dar nesta nova caminhada.

    A Eslovénia, por sua vez, à semelhança da Dinamarca, tanto quis usar o exemplo de Portugal em 2016, com três empates em três jogos, que viu o destino colocar precisamente Portugal à sua frente. Ainda assim, Portugal não quer repetir o mesmo de 2021 e tem por isso ainda mais motivação para seguir na prova.

    Previsão do vencedor: Portugal.

    Jogadores a observar: Rafael Leão (Portugal) e Benjamin Sesko (Eslovénia).

    França x Bélgica

    Kanté Mbappé França
    Fonte: UEFA

    Por último, o duelo entre dois grandes que viram outro protagonista roubar a principal posição de destaque.

    França e Bélgica encontram-se após terem terminado a fase de grupos em segundo lugar dos seus grupos e querem, por isso, garantir aquela que pode ser a segunda vitória na competição para ambas.

    Tanto uma como a outra, representam um autêntico conjunto de estrelas que tem tido alguma dificuldade em encontrar a sua melhor forma. Com apenas dois golos marcados em três jogos, as duas seleções formam um dos embates mais entusiasmantes, mas também mais imprevisíveis deste primeiro lote.

    Não só pela falta de qualidade demonstrada até então, mas também pelo que as principais estrelas das duas seleções podem fazer em qualquer momento, quando inspiradas.

    Previsão do vencedor: França.

    Jogadores a observar: Mbappé (França) e Trossard (Bélgica).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Amine Rehmi contratado em definitivo pelo Rio Ave

    Amine Rehmi foi oficializado como reforço do Rio Ave....

    Miguel Sousa deixa Mafra e é reforço do Casa Pia

    Miguel Sousa foi oficializado como novo jogador do Casa...

    Aston Villa oficializa contratações de Enzo Barrenechea e Samuel Iling-Junior

    O Aston Villa apresentou dois reforços provenientes da Juventus....
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico