📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

- Advertisement -

 7.

Euro 1984 – 20 anos separam a edição inaugural do Campeonato da Europa, da primeira participação portuguesa. Em 1984, a Seleção das quinas partiu para França depois de ter vencido o grupo de qualificação à frente de União Soviética, Polónia e Finlândia.

O grupo, composto apenas por jogadores a atuar em Portugal, era o mais talentoso desde os “magriços” do Mundial 1966. Nomes como Bento, João Pinto, António Sousa, Jordão, Fernando Gomes e Chalana compunham uma seleção promissora, mas que não era uma das favoritas a conquistar a prova.

A estreia foi a 14 de junho e terminou com um empate a zero frente à Alemanha. Seguiu-se novo empate, a um, contra Espanha e uma vitória por 1-0 diante da Roménia. O suficiente para passar a fase de grupos no segundo lugar e seguir para as meias-finais.

O Velódrome, em Marselha, recebeu um jogo que ficou na memória coletiva dos portugueses. A Seleção esteve a 6 minutos da final, depois de Rui Jordão ter marcado o 2-1 no prolongamento. Mas golos de Domergue aos 114 minutos e Platini aos 119 deitaram por terra o sonho.

Onze mais utilizado: Bento; João Pinto, Lima Pereira, Eurico Gomes, Álvaro Magalhães; Jaime Pacheco, António Sousa, Frasco, Carlos Manuel; Chalana, Jordão

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Qualificação rumo ao Mundial Feminino: Portugal já conhece adversários

Portugal já sabe quem vai enfrentar na qualificação europeia para o Mundial Feminino. Eis os adversários da Seleção.

Rodrigo Ribeiro pode deixar Sporting e rumar à Alemanha: Há interesse e conversas

Rodrigo Ribeiro é pretendido na Bundesliga. Avançado do Sporting pode sair no mercado de inverno por empréstimo.

Portugal bate Inglaterra e ganha Torneio Taça das Federações

Portugal é o vencedor do Torneio Taça das Federações. Seleção Nacional Sub-16 venceu Inglaterra no último jogo.

«Era um objetivo meu ir para a Premier League e jogar contra os melhores no melhor campeonato do mundo» – Entrevista Bola na Rede...

Gonçalo Santos olha para os desafios que têm em mãos junto do Bola na Rede. A entrevista foi realizada à margem do Portugal Football Summit.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica já treinou esta terça-feira e há grande novidade

O Benfica treinou na véspera de receber o Bayer Leverkusen para a Champions League. Amar Dedic está recuperado de lesão.

O tributo do Real Madrid a Diogo Jota e a mensagem de Trent Alexander-Arnold: «Fazes tanta falta…»

O Real Madrid prestou tributo a Diogo Jota e André Silva em Anfield. Trent Alexander-Arnold esteve presente e deixou mensagem.

Paulo Fonseca liga a jogador do Real Madrid para transferência em janeiro

Paulo Fonseca falou com Endrick por telefone. Avançado brasileiro pode ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon em janeiro.