As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

 7.

Euro 1984 – 20 anos separam a edição inaugural do Campeonato da Europa, da primeira participação portuguesa. Em 1984, a Seleção das quinas partiu para França depois de ter vencido o grupo de qualificação à frente de União Soviética, Polónia e Finlândia.

O grupo, composto apenas por jogadores a atuar em Portugal, era o mais talentoso desde os “magriços” do Mundial 1966. Nomes como Bento, João Pinto, António Sousa, Jordão, Fernando Gomes e Chalana compunham uma seleção promissora, mas que não era uma das favoritas a conquistar a prova.

A estreia foi a 14 de junho e terminou com um empate a zero frente à Alemanha. Seguiu-se novo empate, a um, contra Espanha e uma vitória por 1-0 diante da Roménia. O suficiente para passar a fase de grupos no segundo lugar e seguir para as meias-finais.

O Velódrome, em Marselha, recebeu um jogo que ficou na memória coletiva dos portugueses. A Seleção esteve a 6 minutos da final, depois de Rui Jordão ter marcado o 2-1 no prolongamento. Mas golos de Domergue aos 114 minutos e Platini aos 119 deitaram por terra o sonho.

Onze mais utilizado: Bento; João Pinto, Lima Pereira, Eurico Gomes, Álvaro Magalhães; Jaime Pacheco, António Sousa, Frasco, Carlos Manuel; Chalana, Jordão

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa neerlandesa revela valor da oferta do FC Porto por Kenneth Taylor

O FC Porto está interessado na contratação de Kenneth Taylor. Os dragões estão dispostos a pagar 15 milhões de euros ao Ajax.

Imprensa italiana assegura que já há acordo verbal de Alberto Costa com o Sporting: eis os detalhes

Alberto Costa está cada vez mais perto do Sporting. O lateral-direito inglês vai assinar com o clube verde e branco até 2030.

Thiago Almada já aceitou rumar ao Atlético Madrid

Thiago Almada está mais próximo de rumar ao Atlético Madrid. O médio argentino já aceitou a mudança para o clube espanhol.

West Ham fecha reforço por 22 milhões de euros

O West Ham garantiu uma contratação de peso. El Hadji Diouf está a caminho dos hammers proveniente do Slavia Praga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.