As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

    6.

    Euro 1996 – Depois de falhar 1988 e 1992, Portugal regressou para o Euro 96, em Inglaterra. Não mais falhou uma edição. Os adversários na fase de grupos eram a Dinamarca (campeã em título), a Croácia e a Turquia.

    A seleção nacional começou com um empate a um, frente aos escandinavos, seguido de um triunfo por 1-0 diante dos turcos. Na última jornada, Portugal tinha pela frente a Croácia, que até então somava duas vitórias, quatro golos marcados e zero sofridos. A resposta não poderia ter sido melhor: 3-0, com golos de Figo, João Vieira Pinto e Domingos.

    O primeiro lugar no grupo dava esperança aos adeptos, mas o duelo dos quartos de final, frente à República Checa, voltou a ficar na memória pelos piores motivos. Para a posteridade ficou o célebre chapéu de Karel Poborsky a Vítor Baía. Um daqueles golos que é sempre recuperado pelas televisões aquando dos Campeonatos da Europa.

    Mais uma vez, Portugal deixava uma boa imagem, mas regressava a casa sem glória.

    Onze mais utilizado: Vítor Baía; Dimas, Fernando Couto, Hélder Cristóvão, Paulinho Santos; Oceano, Paulo Sousa, Rui Costa, Figo; João Vieira Pinto, Sá Pinto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.