As 7 participações de Portugal em Europeus | Euro 2020

     7.

    Euro 1984 – 20 anos separam a edição inaugural do Campeonato da Europa, da primeira participação portuguesa. Em 1984, a Seleção das quinas partiu para França depois de ter vencido o grupo de qualificação à frente de União Soviética, Polónia e Finlândia.

    O grupo, composto apenas por jogadores a atuar em Portugal, era o mais talentoso desde os “magriços” do Mundial 1966. Nomes como Bento, João Pinto, António Sousa, Jordão, Fernando Gomes e Chalana compunham uma seleção promissora, mas que não era uma das favoritas a conquistar a prova.

    A estreia foi a 14 de junho e terminou com um empate a zero frente à Alemanha. Seguiu-se novo empate, a um, contra Espanha e uma vitória por 1-0 diante da Roménia. O suficiente para passar a fase de grupos no segundo lugar e seguir para as meias-finais.

    O Velódrome, em Marselha, recebeu um jogo que ficou na memória coletiva dos portugueses. A Seleção esteve a 6 minutos da final, depois de Rui Jordão ter marcado o 2-1 no prolongamento. Mas golos de Domergue aos 114 minutos e Platini aos 119 deitaram por terra o sonho.

    Onze mais utilizado: Bento; João Pinto, Lima Pereira, Eurico Gomes, Álvaro Magalhães; Jaime Pacheco, António Sousa, Frasco, Carlos Manuel; Chalana, Jordão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Borges
    Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
    Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.