Mais um episódio entre ingleses e gauleses | Diário do Mundial #15

“Mais um dia no escritório” para França e Inglaterra, que venceram os seus respetivos jogos no Mundial 2022 sem grande dificuldade e garantiram presença em mais um duelo com rivalidade histórica.

Num desafio europeu entre franceses e polacos, a Polónia até mostrou mais que aquilo que havia apresentado na fase de grupos. No entanto, a França foi, quase sempre, superior e acabou por vencer por 3-1 de forma natural.

Entre Inglaterra e Senegal, também não há muito a registar para além de uma vitória sólida dos ingleses por 3-0 perante uma seleção do Senegal que fez muito pouco para ganhar o jogo.

 

O JOGO DO DIA

Num dia dominado pelos favoritos, o jogo mais impactante terá sido o França 3-1 Polónia que, na maioria do tempo, foi dominado pela seleção campeã do mundo que, com mais qualidade individual e coletiva, foi controlando a partida até chegar ao golo por intermédio de Olivier Giroud que se tornou, de forma isolada, o internacional francês com mais golo, superando nomes icónicos da história do futebol gaulês.

Na segunda parte, mais do mesmo, com a França a gerir o resultado sem acelerar o ritmo da partida, criando também condições para, pelo lado esquerdo do ataque, surgir o show de Kylian Mbappé que é, com mais ou menos espaço, uma ameaça constante para o seus adversários, seja pela forma como galga metros numa velocidade impressionante, seja pela forma como, quando puxa a bola para dentro, coloca uma potência nos seus remates que os torna, muitas vezes, indefensáveis, tal como aconteceu hoje nos dois golos que marcou. Antes do final, espaço para um golo de Robert Lewandowski na sequência de uma grande penalidade num Mundial em que o avançado polaco teve pouco protagonismo, consequência da estratégia conservadora da sua seleção ao longo do percurso na competição que acabou por chegar hoje ao fim.

Em suma, a França voltou a demonstrar que é um forte candidato à revalidação do título pela forma que as suas individualidades apresentam e, sobretudo, por conseguirem colocá-la ao serviço da estratégia coletiva, nunca desvalorizando o facto de que, quem tem Mbappé, estará sempre mais perto de vencer.

Quanto à Polónia, apesar do apuramento para os oitavos de final que já não acontecia desde o México 86, a verdade é que acabaram por desiludir, essencialmente por terem potencial para apresentarem um tipo de futebol mais positivo que, não existindo, acabou por ofuscar as principais figuras, estando entre elas um dos melhores jogadores do mundo: Robert Lewandowski.

 

A FIGURA DO DIA

Torna-se rotineiro elogiar Kylian Mbappé por tudo o que é capaz de fazer em campo, mas, entre vários aspetos, deve ser realçado o facto de ter apenas 23 anos, o que significa que, seguindo todo o percurso que é expectável, terá condições para bater vários recordes. Para já, sendo muito mais jovem, Kylian já superou Cristiano Ronaldo e igualou Messi no número de golos nesta competição e, para além disso, dos três, é o único que sabe o que é ser campeão do mundo.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Num dia morno que, no geral, tem pouco para ser recordado para além das vitórias tranquilas de França e Inglaterra, o único aspeto a ser destacado de forma menos positiva seria, naturalmente, a incapacidade das seleções teoricamente mais frágeis para discutir os seus resultados. Embora, à partida, sejam vistas como outsiders, têm qualidade suficiente para fazer mais e melhor.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Num jogo que gera enorme entusiamo e que fará, certamente, correr muita tinta, França e Inglaterra medirão forças pela terceira vez num Mundial, sendo que, nas duas anteriores partidas, a vitória sorriu aos ingleses. Num desses jogos, a seleção dos “Três Leões” conquistou o seu único título mundial, em 1966.

 

RESULTADOS

OITAVOS-DE-FINAL

França 3-1 Polónia

Inglaterra 3-0 Senegal

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco é o novo diretor geral do Benfica e há um mês garantiu: «O mercado do Benfica será exigente. Terá o mercado limitado economicamente»

Mário Branco foi entrevistado no dia 16 de junho, antes de saber que seria o novo diretor-geral do Benfica. Dirigente previu mercado das águias.

Mariana Cabral revela conversas com Ruben Amorim: «Dizíamos que éramos dois benfiquistas no Sporting»

Mariana Cabral concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antiga treinadora do Sporting falou no futebol feminino.

Mariana Cabral não rejeita treinar o Benfica: «Não há nenhuma razão para não treinar o Benfica»

Mariana Cabral concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antiga treinadora do Sporting falou no futebol feminino.

Mariana Cabral volta a falar na saída do Sporting: «A minha psicóloga queria que eu saísse antes»

Mariana Cabral concedeu uma entrevista ao jornal A Bola. Antiga treinadora do Sporting falou no futebol feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Salvador Agra despede-se do Boavista: «Obrigado por nunca deixarem de acreditar»

Salvador Agra está de saída do Boavista. Extremo português deixou mensagem sentida para o clube e para os adeptos.

César Peixoto coloca 2 jogadores do Gil Vicente a treinar à parte

César Peixoto já começou a fazer cortes no plantel do Gil Vicente. Josué e João Teixeira não encontram nas contas dos gilistas.

Eis o salário que João Félix receberá no Benfica depois de chegar a acordo

João Félix tem acordo com o Benfica. Avançado aceitou baixar o salário para regressar a Portugal e às águias e aguarda aval do Chelsea.