📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

No Reino do equilíbrio | Diário do Mundial #5

- Advertisement -

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

Embora o dia no Mundial 2022 seja fortemente marcado pela vitória de Portugal frente ao Gana, marcando assim um arranque positivo na competição, não podemos esquecer que o quinto episódio desta história começou com um jogo bastante equilibrado entre Suíça e Camarões, ainda que Embolo, num jogo muito especial pela sua ligação a ambas as nações, tenha feito a diferença a favor da seleção que escolheu desde as camadas jovens.

Depois disso, na abertura do Grupo H, os adversários de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, acabaram por não concretizar algumas das oportunidades que tiveram, o que acaba por valorizar ainda mais o arranque da seleção portuguesa. Por fim, para terminar o dia, a vitória mais tranquila, neste caso do Brasil, que após uma primeira parte bastante equilibrada frente à Sérvia, acabou por beneficiar da inspiração de Richarlison, que bisou na partida.

 

O JOGO DO DIA

Neste tópico, seria impossível não abordar o jogo inaugural da nossa seleção neste Mundial, que frente ao Gana, pretendia dar início à competição com uma vitória convincente, tentando conjugar a soma de três pontos e a apresentação de um nível exibicional que convencesse os portugueses.

Para concretizar esses objetivos, Fernando Santos acabou por, contrariamente ao que tem acontecido muitas vezes, optar por vários jogadores de características essencialmente ofensivas, transmitindo a ideia de que pretendia assumir as “despesas” da partida, algo que acabou por acontecer.

Na primeira parte, sem nos presentear com um festival ofensivo, Portugal acabou por ser a única que, com critério, procurou criar momentos de finalização, ainda que sem conseguir fazer golos, surtindo efeito a estratégia exclusivamente defensiva do Gana que, com um bloco baixo, colocava várias unidades no setor mais recuado.

Na segunda metade da partida, o Gana foi, gradualmente, perdendo a timidez atacante, sendo isso mais nítido após o golo de Cristiano Ronaldo através de uma grande penalidade.

Com o primeiro golo da equipa das “quinas”, o jogo desbloqueou e, pouco tempo depois, a seleção ganesa acabou por chegar ao empate através de André Ayew, demonstrando também que o conjunto de Otto Addo tinha qualidade para ser mais ambiciosa a nível ofensivo, o que podendo gerar em nós outras dificuldades a nível defensivo, traria o lado positivo de tornar a partida mais entretida.

Com mais espaço para ambas as equipas, apareceram também algumas das nossas maiores promessas para os próximos anos, nomeadamente João Félix e Rafael Leão que acabaram por colocar no placar a nossa superioridade em campo apesar de, muito perto dos noventa minutos, o golo de Osman Bukari ainda ter suscitado alguma preocupação nos corações lusos.

 

A FIGURA DO DIA

Sem fazer um jogo brilhante, fez o que muitos craques fazem: apareceu quando foi necessário e resolveu a partida com dois golos, sendo o segundo uma verdadeira obra de arte. Para além disso, os golos de Richarlison tiveram o poder de descomplexar a seleção brasileira que, depois de ter tido uma primeira parte equilibrada frente à Sérvia, acabou por ter momentos de puro brilhantismo nos segundos quarenta e cinco minutos que farão, certamente, sonhar os seus adeptos neste Mundial.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Pela primeira vez neste Mundial, será difícil decidir visto que, nos quatro jogos, houve bastante equilíbrio, fugindo um pouco a este cenário o último jogo do dia, mais precisamente na segunda parte, pois a Sérvia acabou por ceder perante a enorme qualidade da sua adversária. Ainda assim, tendo em consideração que todas as equipas foram capazes de disputar os seus objetivos, decidi não especificar.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

Mesmo que estejamos habituados a que Cristiano Ronaldo consiga ultrapassar todas as marcas que, há anos, nos pareciam impossíveis de ser ultrapassadas, não deixa de ser imperativo que as enalteçamos e hoje, depois do golo frente ao Gana, tornou-se o primeiro jogador a marcar em cinco Campeonatos do Mundo. Será que são mesmos os recordes a persegui-lo? Soberbo!

 

RESULTADOS

GRUPO G

Suíça 1-0 Camarões

Brasil 2-0 Sérvia

GRUPO H

Uruguai 0-0 Coreia do Sul

Portugal 3-2 Gana

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola pisca o olho a jogador do Real Madrid: «É um jogador de outro nível»

Pep Guardiola não escondeu a admiração por Rodrygo, que voltou aos golos nove meses depois, aproveitando a ausência de Kylian Mbappé.

Antiga lenda do Manchester United defende Ruben Amorim: «Ele é alguém que morreria pelo clube»

Patrice Evra admite que a equipa não têm apresentado os resultados esperados, mas segura Ruben Amorim e pede reforços para atacar o top-4 da Premier League.

Antigo Bola de Ouro crítica fortemente Mohamed Salah e defende Arne Slot: «Começou a atacar o homem e a comportar-se de forma inadequada»

O ambiente ferve em Anfield. O caso de Mohamed Salah valeu-lhe críticas duríssimas de duas lendas do futebol mundial, com o Marco van Basten a não poupar nos insultos.

Jude Bellingham sem filtros após nova derrota do Real Madrid: «Vamos ter de aguentar esta m****»

Jude Bellingham não escondeu a frustração após o desaire frente ao Manchester City, mas saiu em defesa de Xabi Alonso.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Cândido deixa o Paços de Ferreira em zona de descida

A crise de resultados do Paços de Ferreira ditou a saída de Filipe Cândido. Marco Paiva assume o comando interino para o duelo com o Lusitânia de Lourosa.

Nantes confirma saída de Luís Castro e oficializa novo treinador

O Nantes oficializou durante esta quinta-feira a saída de Luís Castro da posição de treinador principal. Ahmed Kantari é o seu sucessor.

Sporting faz força para garantir 2 jogadores para partida da Taça de Portugal

O Sporting enfrenta o Santa Clara para a Taça de Portugal. O clube quer ter Geny Catamo e Ousmane Diomande à disposição.