Uma surpresa, dois nulos e uma certeza | Diário do Mundial #3

- Advertisement -

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

Foi um dia repleto de emoções no Mundial 2022, não só por ser o primeiro com quatro jogos realizados, mas também porque, de facto, há muito para contar: uma vitória surpreendente da Arábia Saudita frente à grande favorita Argentina; um nulo entre Tunísia e Dinamarca com momentos em que a seleção africana conseguiu, de forma inesperada, ser superior aos nórdicos; um empate com um perigoso espírito de conveniência para México e Polónia; uma vitória tranquila da detentora do título, a França, com números que acabam por fazer esquecer um início ousado da Austrália.

 

O JOGO DO DIA

Por ser um resultado verdadeiramente surpreendente, o Argentina 1-2 Arábia Saudita terá de ser a nossa escolha, ainda que seja necessário adotar uma postura cautelosa nas avaliações que possam ser feitas às duas seleções com base neste resultado.

Embora tenha sido derrotada, a seleção das “pampas” demonstrou muita qualidade, nomeadamente no seu jogo ofensivo, apostando na terrível combinação entre velocidade e criatividade que, principalmente na primeira parte, expôs alguma da incapacidade da equipa saudita para suster os craques argentinos, algo é bem visível no facto de, para além do golo de Messi através de uma grande penalidade, também terem sido anulados três tentos por distâncias mínimas que, sem recurso a tecnologia, seriam difíceis de decifrar.

No segundo tempo, em poucos minutos e sem nada o fazer prever, a seleção de Hervé Renard faz a cambalhota no marcador, ficando na retina o belíssimo golo de Salem Al-Dawsari que, conduzindo a bola para espaços interiores, procurou atirar para perto do poste mais distante, fazendo assim o segundo golo da sua seleção.

Depois da Arábia Saudita assumir a dianteira do marcador, o jogo manteve a sua tendência, sendo a Argentina a grande protagonista do desafio apesar de, com o passar do tempo, ter aparecido algum nervosismo que fez com que a equipa fosse menos esclarecida em algumas ações, tendo aqui muito mérito a seleção que venceu a partida pois, até ao apito final, foi sendo capaz de anular as investidas da equipa treinada por Lionel Scaloni.

 

A FIGURA DO DIA

Não é novidade para ninguém que a seleção francesa tem uma vasta lista de opções contudo, será sempre difícil substituir um jogador que, há algumas semanas, venceu o Ballon d’Or: Karim Benzema. Ainda assim, hoje, poucos terão pensado no atual melhor jogador do mundo, pois Olivier Giroud voltou a fazer, para além de uma boa exibição, dois golos, tornando-se, a par de Thierry Henry, o melhor marcador de sempre da França com cinquenta e um golos.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Apesar de, como já foi referido, ter demonstrado que tem valor para fazer um bom Campeonato do Mundo, a verdade é que a Argentina foi derrotada num desafio que, teoricamente, seria o mais fácil da fase de grupos. Perante estes factos, a margem de erro será mínima e tudo o que não seja um vitória frente ao México poderá hipotecar o futuro da seleção argentina no Mundial.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

A vitória da Arábia Saudita teve um impacto brutal na população daquele país, tendo o Rei Salman bin Adulaziz Al Saud decretado que, amanhã, dia 23 de novembro, será feriado nacional. Terão as ideias de Éder tido impacto noutro país?

 

RESULTADOS 

GRUPO C

Argentina 1-2 Arábia Saudita

México 0-0 Polónia

 

GRUPO D

Dinamarca 0-0 Tunísia

França 4-1 Austrália

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa sob fogo no balneário do Real Madrid e com problemas para ganhar o respeito de alguns jogadores

Não está a ser fácil a caminhada de Álvaro Arbeloa no Real Madrid. Balneário tem dúvidas quanto à continuidade do técnico no clube.

Adriano Firmino deixa o Santa Clara e ruma à Liga da China

O Santa Clara anunciou a saída do médio Adriano Firmino, depois de três temporadas e meia no clube. O brasileiro assinou pelo Wuhan Three Towns.

Defesa do FC Porto abdica da folga para estar recuperado a tempo do Clássico contra o Sporting

Martim Fernandes está no Olival nesta quarta-feira. Dia é de folga para o FC Porto, mas defesa abdicou para prosseguir recuperação.

Fredrik Aursnes criticado por antigo internacional norueguês: «Seleção não é para quando apetece»

Fredrik Aursnes foi criticado por Yaw Amankwah por mostrar interesse em voltar à seleção para o Mundial 2026, depois de não ter participado na qualificação.

PUB

Mais Artigos Populares

Darwin Núñez pode deixar o Al Hilal depois de apenas 6 meses e tem interessado com urgência para fechar negócio

Darwin Núñez é alvo do Fenerbahçe. O avançado uruguaio chegou ao Al Hilal no verão e pode voltar a trocar de clube neste mercado.

FC Porto só pode inscrever três dos quatro reforços na Europa League: Quem será deixado de fora?

A UEFA apenas permite a inscrição de três novos membros do plantel, o que dita que o FC Porto terá de deixar um quatro reforços de inverno fora da Europa League.

Fim da novela: Al Hilal anuncia renovação de Rúben Neves até 2029

Rúben Neves vai continuar ao serviço do Al Hilal. O médio internacional português estendeu o seu vínculo contratual até junho de 2029.