Uma surpresa, dois nulos e uma certeza | Diário do Mundial #3

A rubrica Diário do Mundial é destinada a acompanhar, de forma diária, o Campeonato do Mundo.

Foi um dia repleto de emoções no Mundial 2022, não só por ser o primeiro com quatro jogos realizados, mas também porque, de facto, há muito para contar: uma vitória surpreendente da Arábia Saudita frente à grande favorita Argentina; um nulo entre Tunísia e Dinamarca com momentos em que a seleção africana conseguiu, de forma inesperada, ser superior aos nórdicos; um empate com um perigoso espírito de conveniência para México e Polónia; uma vitória tranquila da detentora do título, a França, com números que acabam por fazer esquecer um início ousado da Austrália.

 

O JOGO DO DIA

Por ser um resultado verdadeiramente surpreendente, o Argentina 1-2 Arábia Saudita terá de ser a nossa escolha, ainda que seja necessário adotar uma postura cautelosa nas avaliações que possam ser feitas às duas seleções com base neste resultado.

Embora tenha sido derrotada, a seleção das “pampas” demonstrou muita qualidade, nomeadamente no seu jogo ofensivo, apostando na terrível combinação entre velocidade e criatividade que, principalmente na primeira parte, expôs alguma da incapacidade da equipa saudita para suster os craques argentinos, algo é bem visível no facto de, para além do golo de Messi através de uma grande penalidade, também terem sido anulados três tentos por distâncias mínimas que, sem recurso a tecnologia, seriam difíceis de decifrar.

No segundo tempo, em poucos minutos e sem nada o fazer prever, a seleção de Hervé Renard faz a cambalhota no marcador, ficando na retina o belíssimo golo de Salem Al-Dawsari que, conduzindo a bola para espaços interiores, procurou atirar para perto do poste mais distante, fazendo assim o segundo golo da sua seleção.

Depois da Arábia Saudita assumir a dianteira do marcador, o jogo manteve a sua tendência, sendo a Argentina a grande protagonista do desafio apesar de, com o passar do tempo, ter aparecido algum nervosismo que fez com que a equipa fosse menos esclarecida em algumas ações, tendo aqui muito mérito a seleção que venceu a partida pois, até ao apito final, foi sendo capaz de anular as investidas da equipa treinada por Lionel Scaloni.

 

A FIGURA DO DIA

Não é novidade para ninguém que a seleção francesa tem uma vasta lista de opções contudo, será sempre difícil substituir um jogador que, há algumas semanas, venceu o Ballon d’Or: Karim Benzema. Ainda assim, hoje, poucos terão pensado no atual melhor jogador do mundo, pois Olivier Giroud voltou a fazer, para além de uma boa exibição, dois golos, tornando-se, a par de Thierry Henry, o melhor marcador de sempre da França com cinquenta e um golos.

 

O FORA DE JOGO DO DIA

Apesar de, como já foi referido, ter demonstrado que tem valor para fazer um bom Campeonato do Mundo, a verdade é que a Argentina foi derrotada num desafio que, teoricamente, seria o mais fácil da fase de grupos. Perante estes factos, a margem de erro será mínima e tudo o que não seja um vitória frente ao México poderá hipotecar o futuro da seleção argentina no Mundial.

 

A CURIOSIDADE DO DIA

A vitória da Arábia Saudita teve um impacto brutal na população daquele país, tendo o Rei Salman bin Adulaziz Al Saud decretado que, amanhã, dia 23 de novembro, será feriado nacional. Terão as ideias de Éder tido impacto noutro país?

 

RESULTADOS 

GRUPO C

Argentina 1-2 Arábia Saudita

México 0-0 Polónia

 

GRUPO D

Dinamarca 0-0 Tunísia

França 4-1 Austrália

 

Artigo com a opinião de Orlando Esteves, comentador BnR TV.
Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.