RB Leipzig 0-1 BVB Dortmund: E o ano ainda agora começou

- Advertisement -

A Liga Alemã regressou este fim de semana após a tradicional paragem de inverno por terras germânicas. Como cabeça de cartaz deste regresso havia um excelente jogo em perspectiva. O RasenBallsport Leipzig, quarto classificado, recebia em sua casa o atual primeiro classificado, Borussia Dortmund.

O Dortmund enfrentava este jogo sob a perigosa aproximação do FC Bayern Munique, após vencer o seu jogo fora em Hoffenheim. O Leipzig via também o seu quarto lugar, posto de acesso à Liga dos Campeões, em perigo, após a vitória do Eintracht Frankfurt frente ao SC Freiburg. Estavam por isso reunidos os condimentos para um excelente jogo de futebol, com ambas as equipas a precisar de pontos.

Foi com Raphaël Guerreiro no onze inicial (Bruma falhou o jogo por lesão) que o Borussia Dortmund cedo começou a demonstrar o que queria do jogo. A equipa que viajou desde Dortmund para Leipzig tratou de ocupar o meio-campo ofensivo e daí não quis sair mais. Axel Witsel foi o primeiro a avisar as hostes dos comandados de Ralf Rangnick com um remate muito forte, mas à figura do guarda-redes Péter Gulácsi.

O médio belga estava só a aquecer o pé, pois à passagem do minuto 19, e fruto da marcação de um canto, Witsel colocaria o Borussia Dortmund na frente do encontro. Uma bola que veio literalmente cair-lhe aos pés e, após uma receção fantástica, Witsel chutou sem hipóteses para o guardião do Leipzig.

O Leipzig tentou de imediato responder pelos pés do suspeito do costume, Timo Werner, mas o avançado alemão não teve uma primeira parte inspirada, ao falhar alguns últimos passes que podiam originar o golo do empate.

Até ao final da primeira parte, a equipa mais perto do golo foi mesmo o Dortmund. Na marcação de um livre, Raphaël Guerreiro cruzou para a grande área, onde estava Abdou Diallo, que cabeceou ao lado. A bola não entrou por muito pouco.

Quem também não estava a ter um jogo fácil era o árbitro da partida, com muitas quezílias entre os jogadores e ambiente inflamado, provavelmente, pelo tweet do Borussia Dortmund uns dias antes do jogo.

Com a segunda parte veio uma nova intensidade imprimida, sobretudo, pelo Leipzig. O jogo tornou-se (ainda) mais físico e cada bola estava a ser disputada até ao último suspiro. O Leipzig ia aproveitando a velocidade e o talento dos seus jogadores para chegar com perigo à baliza de Bürki.

Raphael Guerreiro fez um jogo seguro até ser substituído
Fonte: RB Leipzig

Konaté, apesar de ser central, demonstrou toda a sua técnica ao fazer uma grande jogada pelo corredor direito, fintando dois jogadores do Dortmund e entregando de bandeja o golo a Sabitzer. O problema é que o jogador austríaco não dominou a bola nas melhores condições e fez um remate frouxo para defesa de Bürki.

As oportunidades para o Leipzig iam-se acentuando e acentuando, com Werner e Sabitzer a serem os principais responsáveis pelo jogo ainda estar “apenas” 0-1. Muito desperdício na frente de ataque.

O Dortmund passou a apostar apenas no contra-ataque, aproveitando a velocidade de Jadon Sancho. Favre, descontente com a ineficácia da sua equipa em sair a jogar, naturalmente apostou em Alcácer para entrar.

O festival de falhanços por parte do Leipzig continuava, apesar dos dois centrais, Konaté e Upamecano, estarem a fazer um excelente jogo de pressão alta e a construírem jogo a partir de trás. No entanto, o Dortmund fechava-se muito bem e as ocasiões concretas de golo não eram aproveitadas pelos avançados.

Os três minutos finais foram impróprios para cardíacos. Paco Alcácer esteve muito perto de sentenciar o jogo com um excelente remate, mas a bola bateu direitinha na trave da baliza do Leipzig.

Na resposta, Poulsen quase levava os adeptos do Leipzig ao céu com um cabeceamento que levou a bola a um palmo ou menos da baliza. Seria o delírio na Red Bull Arena.

Excelente jogo de futebol, um dos melhores da Bundesliga esta época, em que o resultado não reflete o jogo ofensivo existente. O Dortmund sobrevive a esta batalha importante.

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES 

RB Leipzig: Péter Gulácsi, Dayot Upamecano, Ibrahima Konaté, Lukas Klostermann, Marcel Halstenberg, Marcel Sabitzer , Konrad Laimer (Augustin ’88), Diego Demme (Cunha ’81), Kevin Kampl, Yussuf Poulsen, Timo Werner.

BV Dortmund:Roman Burki, Abdou Diallo, Achraf Hakimi, Lukasz Piszczek (M.Wolf ’89), Julian Weigl, Thomas Delaney, Jadon Sancho, Raphaël Guerreiro (Pullisic ’76), Maximilian Philipp (Alcácer ’79), Axel Witsel, Mario Gotze.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Espanha não vai além de empate diante do Iraque num jogo de preparação das 2 seleções para o Mundial 2026

A Espanha empatou com o Iraque num jogo de preparação para o Mundial 2026. Grande surpresa num jogo com duas seleções que estarão na prova.

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

Santiago Lencina tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e está muito próximo de chegar ao Braga por empréstimo

Santiago Lencina está muito próximo do Braga. Negociações dos arsenalistas com o River Plate estão bem encaminhadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Eslovénia evita derrota diante do Chipre em jogo particular

A Eslovénia empatou 1-1 com o Chipre esta quinta-feira. Nenhuma das seleções se qualificou para o Mundial 2026.

Itália e Bélgica vencem meias-finais e discutem final do Europeu Sub-17

Itália e Bélgica carimbaram esta quinta-feira o apuramento para a final do Campeonato da Europa de Sub-17.

Hóquei em Patins: Benfica bate OC Barcelos e apura-se para a final onde vai defrontar o Sporting

O Benfica qualificou-se para a final do campeonato nacional de hóquei em patins ao vencer o OC Barcelos no terceiro jogo.