A pequena relevância dos estaduais

- Advertisement -

Os maiores estaduais do país se encerraram essa semana e não tivemos grandes surpresas entre os campeões. Talvez a única “zebra” tenha ficado com a conquista inédita do Campeonato Sergipano pelo Frei Paulistano. Abaixo segue a lista dos campeões estaduais de 2019:

Campeonato Gaúcho: Grêmio

Campeonato Mineiro: Cruzeiro

Campeonato Brasiliense: Gama

Campeonato Carioca: Flamengo

Campeonato Paulista: Corinthians

Campeonato Baiano: Bahia

Campeonato Cearense: Fortaleza

Campeonato Catarinense: Avaí

Campeonato Paranaense: Atlhetico

Campeonato Goiano: Atlético-GO

Campeonato Pernambucano: Sport

Campeonato Alagoano: CSA

Campeonato Mato-grossense: Cuiabá

Campeonato Paraense: Remo

Campeonato Sergipano: Frei Paulistano

Campeonato Paraibano: Botafogo-PB

O estadual sempre foi motivo de discussão no Brasil. Alguns o consideram importante, outros que não valem nada. Ao meu ver nem um lado e nem o outro estão totalmente errados como não estão totalmente certos. Se fosse para definir em uma palavra a conquista do estadual eu definiria como “legal”. Legal conquistá-lo, os jogadores, diretoria e torcedores devem comemorar mas sem grandes alardes. Pois de importância aquela conquista não tem nenhuma. Deve-se comemorar mais pela vitória em cima do seu maior rival do que por outro motivo. Talvez o maior benefício que o estadual possa trazer para um clube é mostra-lo as mazelas do elenco para o restante da temporada.

Contudo, se analisarmos de maneira geral os contras são maiores que os prós. Prova disso foi o que fez o Athlético Paranaense na temporada passada. A equipe jogou com os reservas o estadual e chegou na final da Sul-Americana, em dezembro, voando em campo. O time era o que mais rendia fisicamente no país e os titulares terem atuado menos vezes ao longo do ano propiciou esse bom rendimento, físico e técnico.

Fonte: Cruzeiro EC

O nível de relevância dos estaduais também não é muito alto. Afinal, qual importância na história de um clube como o Corinthians ou o Cruzeiro vencer um estadual?! O que muda um clube de patamar são as grandes conquistas nacionais e, principalmente, as internacionais. Isso serve para todos os grandes. Agora se um clube do interior ou de menor expressão vence o estadual aí é claro que é importante. Pois aquela conquista muda o clube de patamar e dá mais visibilidade. Não sou a favor do fim dos campeonatos estaduais. Mas creio que a sua formula de disputa precisa ser adequada e que a CBF estude alguma maneira de fazer isso. Talvez colocando os times que disputem as Séries A e B apenas na fase final. Enfim, algo precisa ser modificado para o bem do nível do nosso futebol. Atualmente, temos campeonatos longos, com muitos jogos com baixa presença de público e por muitas vezes deficitário.

Foto de capa: CBF

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto avança por Nuno Tavares e apresenta proposta de empréstimo com opção de compra: lateral português já deu o ‘sim’ aos dragões

O FC Porto está em negociações com a Lazio para garantir o empréstimo de Nuno Tavares por 2 milhões de euros, com uma opção de compra fixada nos 12 milhões.

Farense entra a todo o gás na Segunda Liga: eis os registos

Duas vitórias, cinco golos e 36 remates. O novo Farense de José Faria já começa a ganhar forma e a mostrar uma identidade mais ofensiva.

Fabrizio Romano garante: Benfica pressiona por João Palhinha e retoma contactos com o Bayern Munique

O Benfica retomou as negociações com o Bayern Munique por João Palhinha e está a pressionar para concretizar a transferência.

Nick Kyrgios testa positivo em teste de cocaína e está suspenso de toda a atividade no Ténis

A International Tennis Integrity Agency suspendeu provisoriamente Nick Kyrgios. O tenista deu positivo para cocaína.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United perto de garantir destaque da Premier League: red devils apresentaram proposta de 70+5 milhões de euros

O Manchester United está prestes a fechar a contratação de Carlos Baleba. Os red devils apresentaram uma proposta de 70 + 5 milhões de euros.

Aston Villa anuncia Zion Suzuki e Matteo Ruggeri como reforços

O Aston Villa anunciou dois reforços para a nova temporada. O guarda-redes Zion Suzuki e o lateral Matteo Ruggeri.

Ricardo Velho assina pelo Aris a troco de 3 milhões de euros

O Aris de Salónica anunciou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português assinou um contrato até 2030 com o clube grego.