A pequena relevância dos estaduais

Os maiores estaduais do país se encerraram essa semana e não tivemos grandes surpresas entre os campeões. Talvez a única “zebra” tenha ficado com a conquista inédita do Campeonato Sergipano pelo Frei Paulistano. Abaixo segue a lista dos campeões estaduais de 2019:

Campeonato Gaúcho: Grêmio

Campeonato Mineiro: Cruzeiro

Campeonato Brasiliense: Gama

Campeonato Carioca: Flamengo

Campeonato Paulista: Corinthians

Campeonato Baiano: Bahia

Campeonato Cearense: Fortaleza

Campeonato Catarinense: Avaí

Campeonato Paranaense: Atlhetico

Campeonato Goiano: Atlético-GO

Campeonato Pernambucano: Sport

Campeonato Alagoano: CSA

Campeonato Mato-grossense: Cuiabá

Campeonato Paraense: Remo

Campeonato Sergipano: Frei Paulistano

Campeonato Paraibano: Botafogo-PB

O estadual sempre foi motivo de discussão no Brasil. Alguns o consideram importante, outros que não valem nada. Ao meu ver nem um lado e nem o outro estão totalmente errados como não estão totalmente certos. Se fosse para definir em uma palavra a conquista do estadual eu definiria como “legal”. Legal conquistá-lo, os jogadores, diretoria e torcedores devem comemorar mas sem grandes alardes. Pois de importância aquela conquista não tem nenhuma. Deve-se comemorar mais pela vitória em cima do seu maior rival do que por outro motivo. Talvez o maior benefício que o estadual possa trazer para um clube é mostra-lo as mazelas do elenco para o restante da temporada.

Contudo, se analisarmos de maneira geral os contras são maiores que os prós. Prova disso foi o que fez o Athlético Paranaense na temporada passada. A equipe jogou com os reservas o estadual e chegou na final da Sul-Americana, em dezembro, voando em campo. O time era o que mais rendia fisicamente no país e os titulares terem atuado menos vezes ao longo do ano propiciou esse bom rendimento, físico e técnico.

Fonte: Cruzeiro EC

O nível de relevância dos estaduais também não é muito alto. Afinal, qual importância na história de um clube como o Corinthians ou o Cruzeiro vencer um estadual?! O que muda um clube de patamar são as grandes conquistas nacionais e, principalmente, as internacionais. Isso serve para todos os grandes. Agora se um clube do interior ou de menor expressão vence o estadual aí é claro que é importante. Pois aquela conquista muda o clube de patamar e dá mais visibilidade. Não sou a favor do fim dos campeonatos estaduais. Mas creio que a sua formula de disputa precisa ser adequada e que a CBF estude alguma maneira de fazer isso. Talvez colocando os times que disputem as Séries A e B apenas na fase final. Enfim, algo precisa ser modificado para o bem do nível do nosso futebol. Atualmente, temos campeonatos longos, com muitos jogos com baixa presença de público e por muitas vezes deficitário.

Foto de capa: CBF

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira: «Os jogadores fizeram um jogo incrível»

Abel Ferreira comentou a vitória do Palmeiras contra o Botafogo. O emblema brasileiro apurou-se para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Carlos Forbs não entra nas contas do Ajax e foi avisado pelo WhatsApp

Carlos Forbs regressou ao Ajax depois de ser emprestado ao Wolverhampton, mas não entra nas contas dos neerlandeses.

Renato Paiva comenta eliminação do Botafogo: «Disse que este jogo seria decidido nos detalhes»

Renato Paiva já reagiu à eliminação do Botafogo do Mundial de Clubes 2025. A equipa foi derrotada pelo Palmeiras.

FC Porto: há um jogador que já se encontra a treinar no Olival

O FC Porto ainda se encontra de férias, mas Gonçalo Sousa já está no Olival para a preparar a próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Guarda-redes do Real Bétis apontado ao Sporting e ao Estoril Praia

Guilherme Fernandes pode deixar o Real Bétis no mercado de verão. O jogador está a ser associado a algumas equipas, inclusivamente ao Sporting.

Bruno Lage garante sobre Renato Sanches: «Não há lesão. Há estado de fadiga que não lhe permite estar a 100%»

O Benfica vai enfrentar esta noite o Chelsea nos oitavos de final do Mundial de Clubes 2025. Bruno Lage falou sobre o 11 inicial.

Corinthians avança para a contratação de jogador do Sporting

O Sporting pode ver Biel sair do plantel no mercado de transferências de verão. O jogador interessa ao Corinthians.