«Jorge Jesus abriu a porta para muitos profissionais de Portugal no Brasil» – Entrevista BnR com Sandro Orlandelli

-Resposta rápida-

«O melhor jogador que vi desenvolver, analisei e não tivemos a possibilidade de contratar, foi o Kaká, e depois o Sergio Aguero»

BnR: Passou por Arsenal e United, dois clubes marcados por dois grandes treinadores. Qual o melhor para si: Ferguson ou Wenger?

Sandro Orlandelli: É muito difícil dizer qual o melhor, são perfis muito diferentes. O Arsenal é vanguarda e o Manchester United é tradição. As duas são extremamente interessantes, trata-se de duas marcas gigantescas, é um privilégio trabalhar na Premier League, quanto mais nesses clubes. Seria injusto e desonesto dizer que clube é melhor, os dois são excelentes clubes, é muito difícil ter uma posição sobre o que é melhor ou pior, depende do momento em que se está no clube. O clube é feito pelas pessoas que trabalham lá, mas posso dizer que nos dois momentos fui muito feliz.

BnR: Melhor jogador que viu?

Sandro Orlandelli: Ele vem de uma era, de uma geração, que não conquistou troféus que proporcionaram destaques. Para mim foi o Zico, não tinha aquele toque mágico, mas era um jogador que conseguia ter a oportunidade de finalizar em qualquer situação. Eu não comparo o Zico com o Pelé, são diferentes perfis, mas o Zico fazia golos de cabeça, pés esquerdo e direito, dentro e fora da área. Ele fazia os passes que o Pogba faz agora. Se encontrasse uma equipa fechada, ele abria caminho para encontrar companheiros, e foi sempre consistente. Com respeito ao Maradona, ele oscilou muito com os fatores externos que aconteceram com ele. O Zico foi então o jogador mais magnífico que já vi.

BnR: Jogador que descobriu e que deu mais nas vistas?

Sandro Orlandelli: Depende em que sentido. Se foi o que vi desenvolver, analisei e não tivemos a possibilidade de contratar, foi o Kaká, e depois o Sergio Agüero. Foram jogadores que lutamos muito para contratar e não conseguimos.

BnR: E o que contratou?

Sandro Orlandelli: O Denilson chegou a destacar-se. O Carlos Vela é genial, mas a adaptação ao ambiente faltou, ao frio de Londres, também não fez questão de se adaptar.

BnR: Maior promessa brasileira? E sul-americana?

Sandro Orlandelli: Essa pergunta compromete-me, não posso responder, mas dentro do Red Bull Bragantino temos algumas promessas que podem ser destaques a nível mundial, pelo menos uns cinco, mas não te posso dizer o nome.

BnR: O que acha dos jovens brasileiros que têm saído sem sequer jogar nas equipas seniores?

Sandro Orlandelli: Vendo num contexto de potencial, de talento, nós temos uma matéria-prima muito rica no que é o jogador com boa relação com bola. No final de contas, o que faz diferença no clube é a qualidade técnica do jogador, podes ter a melhor estrutura e os jogadores mais comprometidos, mas se não houver qualidade técnica e tática, não tens sucesso. A Europa sabe que é no Brasil que estão esses jogadores e, mesmo pela desvalorização da moeda brasileira, acaba por ser uma transferência barata para os clubes europeus, mas têm de saber que é preciso adaptar o jogador. O Vinícius e o Rodrygo, no Real Madrid, vão dar certo.

BnR: Acompanha o campeonato português? Qual o melhor brasileiro a atuar em Portugal?

Sandro Orlandelli: Eu não acompanho o futebol português, mas é uma meta para mim. Vejamos os jogadores portugueses de que já falamos. Ainda para mais, depois do título europeu em 2016, Portugal é uma realidade, vem logo depois das cinco ligas principais da Europa.

Artigo revisto por Joana Mendes

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição abdica de 6,4 milhões de euros para trocar FC Porto pela Juventus

Francisco Conceição vai abdicar de 20% do negócio para trocar o FC Porto pela Juventus. A transferência está perto de ser oficializada.

Panathinaikos de Rui Vitória acaba pré-época com vitória: «Terminámos com um belíssimo jogo»

O Panathinaikos de Rui Vitória terminou a pré-temporada com uma vitória. A equipa grega bateu o Westerlo por 3-1.

João Mendes perto de definir futuro: médio português a caminho da Turquia

João Mendes está em vias de definir o futuro. O médio português de 30 anos vai assinar pelo Kayserispor.

AS Roma faz nova oferta por Richard Ríos: eis o valor da proposta apresentada ao Palmeiras

A AS Roma fez nova oferta por Richard Ríos. O clube italiano ofereceu 27 milhões de euros, mais três milhões em bónus, ao Palmeiras.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o primeiro semifinalista do Euro 2025 Feminino: Houve drama

A Itália é a primeira seleção semifinalista do Euro 2025 Feminino. Venceram a Noruega por 2-1 com golo aos 90 minutos.

Há mais 2 equipas apuradas para a 2º pré-eliminatória da Champions League

A Champions League 2025/26 já arrancou. Primeiras fases preliminares estão em andamento e há novidades.

Adeptos do Sporting dirigem-se a Viktor Gyokeres? «Não choro por quem vai, fico feliz por quem está»

Adeptos do Sporting revelam tarja no jogo com o Celtic. Viktor Gyokeres está na porta de saída para rumar ao Arsenal.