3 candidatos à conquista da UEFA Conference League

- Advertisement -

A mais recente competição da UEFA vai entrar na 3.ª edição. Depois da AS Roma e do West Ham United, 32 equipas vão lutar pela conquista deste troféu (sem contar com as que descerão da Liga Europa). Neste artigo indico as três equipas candidatas à glória na UEFA Conference League.

Inserido no grupo E, com AZ Alkmaar (Países Baixos), Légia Varsóvia (Polónia) e HŠK Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina), o principal candidato é o Aston Villa FC. Os comandados de Unai Emery fizeram um mercado de transferências ambicioso, de modo a ser competitivo tanto na Europa como internamente. Pau Torres, Moussa Diaby, Youri Tielemans e Nicolo Zaniolo são os grandes reforços desta época, fruto de um forte investimento. Juntando a um plantel com Emi Martinez, Matty Cash, Boubacar Kamara ou Ollie Watkins os ingleses têm tudo para ter sucesso.

Tendo terminado a temporada passada a apenas um ponto da Liga Europa, os “Villans” ambicionam mais: um lugar na Liga Europa, a conquista de uma taça ou, quem sabe, uma outra conquista europeia, depois de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1981/1982 e a Supertaça Europeia na temporada seguinte.

O segundo candidato à conquista da UEFA Conference League é o SG Eintracht Frankfurt. O vencedor da Liga Europa na época 21/22, chegou à fase de grupos depois de eliminar no play-off os búlgaros do PFK Levski Sófia num agregado de 3-1.

O clube alemão é o cabeça de série do grupo G, onde defrontará o PAOK FC (Grécia), HJK Helsinki (Finlândia) e Aberdeen FC (Escócia).

Num ano de transição para os germânicos, depois das perdas de Kolo Muani, Kamada, Ndicka ou Lindström, deposita-se alguma esperança na conquista desta prova. Para além disso, houve também mudança de treinador, sendo a primeira experiência como treinador principal, ao mais alto nível, para Dino Topmöller.

Estas mudanças acarretam algumas modificações naquilo que é ambição do clube, tendo por base também o não (muito) investimento no reforço do plantel. Contudo, os adeptos do SG Eintracht Frankfurt são conhecidos por nunca abandonarem o clube e por segui-lo para qualquer lado do mundo.

Nesta temporada, a equipa alemã ainda não sofreu qualquer derrota. Perdeu alguns dos melhores jogadores, mas mantém a espinha dorsal da equipa, o que lhes permite continuar a ser competitivo em qualquer prova. Tendo por base o forte jogo coletivo, o SG Eintracht Frankfurt é visto como um dos principais candidatos a levantar a taça.

O outro grande candidato à conquista desta prova é o Fenerbahçe SK. O clube turco já tem variadas presenças em competições europeias e pretende afirmar-se na Europa, conquistando esta competição.

Para chegarem à fase de grupos da UEFA Conference League, a equipa de Istambul ultrapassou três eliminatórias. Na 2ª eliminatória golearam o FC Zimbru (Moldávia) num agregado de 9-0. Na 3ª eliminatória venceram o NK Maribor (Eslovénia) por um agregado de 6-1e no play-off eliminaram o FC Twente (Países Baixos) também num agregado de 6-1.

É notório o percurso do conjunto turco nesta edição da competição. Muito se deve aos reforços do plantel. Nomes como Edin Dzeko, Dusan Tadic, Cengiz Under, Fred, Ryan Kent ou Dominik Livakovic foram adições ao plantel do vice-campeão turco.

Nos nove jogos disputados nesta temporada, os turcos só sabem ganhar. Será o mote para esta temporada, lutando por todos os títulos em disputa e, talvez, termine no Estádio Agia Sophia, em Atenas, palco da final da UEFA Conference League 23/24.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting é a única equipa portuguesa na Champions League: os possíveis adversários nos oitavos de final e a data dos jogos

O Sporting é a única equipa portuguesa que marca presença nos oitavos de final da Champions League, onde pode enfrentar duas equipas.

Arvid Lindblad, o único rookie de 2026: talento real ou nova peça na engrenagem Red Bull?

Arvid Lindblad entra em 2026 como o único rookie da grelha, assumindo um lugar na Visa Cash App Racing Bulls. Por si só, isso coloca-o num foco

PSG qualifica-se com empate frente ao AS Mónaco e Galatasaray escapa no prolongamento: Eis os resultados do dia na Champions League

Na segunda mão do playoff da Champions League, o PSG empatou a duas bolas com o AS Mónaco e a Juventus bateu o Galatasaray por 3-2.

Tudo o que há para saber sobre a Liga Portuguesa de Futebol Americano

Em 2009, nasce uma nova competição em Portugal, com um desporto desconhecido pela maior parte da população em grande destaque, o futebol americano.

PUB

Mais Artigos Populares

Thibaut Courtois abre as portas a um Sporting x Real Madrid: «Há muito tempo que não jogo contra o Sporting, é um estádio bonito»

Thibaut Courtois analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

Quais conclusões retiramos dos testes da Fórmula 1?

Os testes oficiais de Fórmula 1 no Bahrain chegaram ao fim e já podemos ter uma ideia de como será este início de temporada. Num ano em que quase tudo é novo

Álvaro Arbeloa atualiza situação de Raúl Asencio: «Parece ser algo no pescoço, não parece grave, mas ele foi para o hospital e esperamos que...

Álvaro Arbeloa analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.