3 candidatos à conquista da UEFA Conference League

- Advertisement -

A mais recente competição da UEFA vai entrar na 3.ª edição. Depois da AS Roma e do West Ham United, 32 equipas vão lutar pela conquista deste troféu (sem contar com as que descerão da Liga Europa). Neste artigo indico as três equipas candidatas à glória na UEFA Conference League.

Inserido no grupo E, com AZ Alkmaar (Países Baixos), Légia Varsóvia (Polónia) e HŠK Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina), o principal candidato é o Aston Villa FC. Os comandados de Unai Emery fizeram um mercado de transferências ambicioso, de modo a ser competitivo tanto na Europa como internamente. Pau Torres, Moussa Diaby, Youri Tielemans e Nicolo Zaniolo são os grandes reforços desta época, fruto de um forte investimento. Juntando a um plantel com Emi Martinez, Matty Cash, Boubacar Kamara ou Ollie Watkins os ingleses têm tudo para ter sucesso.

Tendo terminado a temporada passada a apenas um ponto da Liga Europa, os “Villans” ambicionam mais: um lugar na Liga Europa, a conquista de uma taça ou, quem sabe, uma outra conquista europeia, depois de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1981/1982 e a Supertaça Europeia na temporada seguinte.

O segundo candidato à conquista da UEFA Conference League é o SG Eintracht Frankfurt. O vencedor da Liga Europa na época 21/22, chegou à fase de grupos depois de eliminar no play-off os búlgaros do PFK Levski Sófia num agregado de 3-1.

O clube alemão é o cabeça de série do grupo G, onde defrontará o PAOK FC (Grécia), HJK Helsinki (Finlândia) e Aberdeen FC (Escócia).

Num ano de transição para os germânicos, depois das perdas de Kolo Muani, Kamada, Ndicka ou Lindström, deposita-se alguma esperança na conquista desta prova. Para além disso, houve também mudança de treinador, sendo a primeira experiência como treinador principal, ao mais alto nível, para Dino Topmöller.

Estas mudanças acarretam algumas modificações naquilo que é ambição do clube, tendo por base também o não (muito) investimento no reforço do plantel. Contudo, os adeptos do SG Eintracht Frankfurt são conhecidos por nunca abandonarem o clube e por segui-lo para qualquer lado do mundo.

Nesta temporada, a equipa alemã ainda não sofreu qualquer derrota. Perdeu alguns dos melhores jogadores, mas mantém a espinha dorsal da equipa, o que lhes permite continuar a ser competitivo em qualquer prova. Tendo por base o forte jogo coletivo, o SG Eintracht Frankfurt é visto como um dos principais candidatos a levantar a taça.

O outro grande candidato à conquista desta prova é o Fenerbahçe SK. O clube turco já tem variadas presenças em competições europeias e pretende afirmar-se na Europa, conquistando esta competição.

Para chegarem à fase de grupos da UEFA Conference League, a equipa de Istambul ultrapassou três eliminatórias. Na 2ª eliminatória golearam o FC Zimbru (Moldávia) num agregado de 9-0. Na 3ª eliminatória venceram o NK Maribor (Eslovénia) por um agregado de 6-1e no play-off eliminaram o FC Twente (Países Baixos) também num agregado de 6-1.

É notório o percurso do conjunto turco nesta edição da competição. Muito se deve aos reforços do plantel. Nomes como Edin Dzeko, Dusan Tadic, Cengiz Under, Fred, Ryan Kent ou Dominik Livakovic foram adições ao plantel do vice-campeão turco.

Nos nove jogos disputados nesta temporada, os turcos só sabem ganhar. Será o mote para esta temporada, lutando por todos os títulos em disputa e, talvez, termine no Estádio Agia Sophia, em Atenas, palco da final da UEFA Conference League 23/24.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola aponta avançado ex-Real Madrid ao FC Porto

Joselu está a ser equacionado pelo FC Porto após terminar contrato no Qatar, existindo também clubes da LaLiga interessados na sua contratação.

Volta à Polónia: Queda afasta João Almeida da luta

João Almeida caiu na Volta à Polónia, perdeu 16 minutos e ficou afastado do triunfo, estando em dúvida para a Volta a Espanha.

Gonçalo Nunes orgulhoso após eliminação do Torreense da Champions League Feminina: «Fizemos o suficiente para forçar o prolongamento»

O Torreense foi eliminado da Champions League Feminina pela Juventus. Gonçalo Nunes elogiou a exibição e o esforço da equipa.

Estrela da Amadora x Sporting: Onde ver o arranque da campanha dos leões na Primeira Liga?

O Estrela da Amadora recebe o Sporting às 20h30 do próximo sábado, dia 8 de agosto, na jornada inaugural da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Micael Sequeria e a vitória do Sporting frente ao SeaSters: «Foi muito difícil, uma temperatura muito alta que não é normal para este país»

Micael Sequeira elogiou a vitória do Sporting por 5-0 frente às dinamarquesas do SeaSters para a Champions League feminina.

Rodri farta-se de esperar pelo Real Madrid e fecha acordo com o Barcelona: Eis os detalhes

O Barcelona ultrapassou o Real Madrid na corrida à contratação de Rodri e garantiu um acordo com o MVP do Mundial 2026.

Vasco Matos e o embate inaugural da Primeira Liga frente ao Famalicão: «Queremos uma mentalidade vencedora e consistência»

Vasco Matos considera um privilégio abrir a Primeira Liga pelo Estoril e promete mentalidade vencedora para derrotar o Famalicão na Amoreira.