3 candidatos à conquista da UEFA Conference League

- Advertisement -

A mais recente competição da UEFA vai entrar na 3.ª edição. Depois da AS Roma e do West Ham United, 32 equipas vão lutar pela conquista deste troféu (sem contar com as que descerão da Liga Europa). Neste artigo indico as três equipas candidatas à glória na UEFA Conference League.

Inserido no grupo E, com AZ Alkmaar (Países Baixos), Légia Varsóvia (Polónia) e HŠK Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina), o principal candidato é o Aston Villa FC. Os comandados de Unai Emery fizeram um mercado de transferências ambicioso, de modo a ser competitivo tanto na Europa como internamente. Pau Torres, Moussa Diaby, Youri Tielemans e Nicolo Zaniolo são os grandes reforços desta época, fruto de um forte investimento. Juntando a um plantel com Emi Martinez, Matty Cash, Boubacar Kamara ou Ollie Watkins os ingleses têm tudo para ter sucesso.

Tendo terminado a temporada passada a apenas um ponto da Liga Europa, os “Villans” ambicionam mais: um lugar na Liga Europa, a conquista de uma taça ou, quem sabe, uma outra conquista europeia, depois de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1981/1982 e a Supertaça Europeia na temporada seguinte.

O segundo candidato à conquista da UEFA Conference League é o SG Eintracht Frankfurt. O vencedor da Liga Europa na época 21/22, chegou à fase de grupos depois de eliminar no play-off os búlgaros do PFK Levski Sófia num agregado de 3-1.

O clube alemão é o cabeça de série do grupo G, onde defrontará o PAOK FC (Grécia), HJK Helsinki (Finlândia) e Aberdeen FC (Escócia).

Num ano de transição para os germânicos, depois das perdas de Kolo Muani, Kamada, Ndicka ou Lindström, deposita-se alguma esperança na conquista desta prova. Para além disso, houve também mudança de treinador, sendo a primeira experiência como treinador principal, ao mais alto nível, para Dino Topmöller.

Estas mudanças acarretam algumas modificações naquilo que é ambição do clube, tendo por base também o não (muito) investimento no reforço do plantel. Contudo, os adeptos do SG Eintracht Frankfurt são conhecidos por nunca abandonarem o clube e por segui-lo para qualquer lado do mundo.

Nesta temporada, a equipa alemã ainda não sofreu qualquer derrota. Perdeu alguns dos melhores jogadores, mas mantém a espinha dorsal da equipa, o que lhes permite continuar a ser competitivo em qualquer prova. Tendo por base o forte jogo coletivo, o SG Eintracht Frankfurt é visto como um dos principais candidatos a levantar a taça.

O outro grande candidato à conquista desta prova é o Fenerbahçe SK. O clube turco já tem variadas presenças em competições europeias e pretende afirmar-se na Europa, conquistando esta competição.

Para chegarem à fase de grupos da UEFA Conference League, a equipa de Istambul ultrapassou três eliminatórias. Na 2ª eliminatória golearam o FC Zimbru (Moldávia) num agregado de 9-0. Na 3ª eliminatória venceram o NK Maribor (Eslovénia) por um agregado de 6-1e no play-off eliminaram o FC Twente (Países Baixos) também num agregado de 6-1.

É notório o percurso do conjunto turco nesta edição da competição. Muito se deve aos reforços do plantel. Nomes como Edin Dzeko, Dusan Tadic, Cengiz Under, Fred, Ryan Kent ou Dominik Livakovic foram adições ao plantel do vice-campeão turco.

Nos nove jogos disputados nesta temporada, os turcos só sabem ganhar. Será o mote para esta temporada, lutando por todos os títulos em disputa e, talvez, termine no Estádio Agia Sophia, em Atenas, palco da final da UEFA Conference League 23/24.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: antigo alvo do Benfica interessa à Lazio

Lorenzo Lucca deve trocar novamente de clube no mercado de verão. A Lazio é um dos emblemas que está interessado.

Portugal x Usbequistão em canal aberto: Onde ver o segundo jogo da Seleção Nacional no Mundial 2026?

Portugal enfrenta o Usbequistão na segunda jornada do Grupo K, agendada para as 18h desta terça-feira. Jogo será transmitido na TVI, Sport TV e LiveMode TV.

Salvador Blopa deverá ganhar mais espaço na equipa principal do Sporting na próxima época: eis o motivo

Espera-se que Salvador Blopa tenha mais oportunidades na equipa principal do Sporting na próxima temporada, devido à sua polivalência.

Benfica: defesa fora do jogo frente ao St. Gallen

Gabriel Índio vai ser reforço do Benfica no mercado de verão, mas vai falhar os encontros frente ao St. Gallen, para a Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulinho Roxo arrasa Benfica na despedida: «Saio com consciência de que o burro tem sorte»

Depois de sagrar-se campeão nacional de Futsal Feminino, Paulinho Roxo disse adeus ao Benfica e deixou fortes críticas à direção encarnada.

Marco Silva está rendido: promessa do Benfica com lugar assegurado na pré-temporada

Miguel Figueiredo vai fazer parte da próxima pré-temporada do Benfica. Marco Silva é um apreciador das suas qualidades.

Guarda-redes do Curaçau torna-se o segundo jogador com mais defesas na história dos Mundiais e reage: «Foi só segurar»

Eloy Room foi eleito homem do jogo no empate entre Curaçau e Equador, após realizar 15 defesas na partida da segunda jornada do Mundial 2026.