3 candidatos à conquista da UEFA Conference League

- Advertisement -

A mais recente competição da UEFA vai entrar na 3.ª edição. Depois da AS Roma e do West Ham United, 32 equipas vão lutar pela conquista deste troféu (sem contar com as que descerão da Liga Europa). Neste artigo indico as três equipas candidatas à glória na UEFA Conference League.

Inserido no grupo E, com AZ Alkmaar (Países Baixos), Légia Varsóvia (Polónia) e HŠK Zrinjski Mostar (Bósnia e Herzegovina), o principal candidato é o Aston Villa FC. Os comandados de Unai Emery fizeram um mercado de transferências ambicioso, de modo a ser competitivo tanto na Europa como internamente. Pau Torres, Moussa Diaby, Youri Tielemans e Nicolo Zaniolo são os grandes reforços desta época, fruto de um forte investimento. Juntando a um plantel com Emi Martinez, Matty Cash, Boubacar Kamara ou Ollie Watkins os ingleses têm tudo para ter sucesso.

Tendo terminado a temporada passada a apenas um ponto da Liga Europa, os “Villans” ambicionam mais: um lugar na Liga Europa, a conquista de uma taça ou, quem sabe, uma outra conquista europeia, depois de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1981/1982 e a Supertaça Europeia na temporada seguinte.

O segundo candidato à conquista da UEFA Conference League é o SG Eintracht Frankfurt. O vencedor da Liga Europa na época 21/22, chegou à fase de grupos depois de eliminar no play-off os búlgaros do PFK Levski Sófia num agregado de 3-1.

O clube alemão é o cabeça de série do grupo G, onde defrontará o PAOK FC (Grécia), HJK Helsinki (Finlândia) e Aberdeen FC (Escócia).

Num ano de transição para os germânicos, depois das perdas de Kolo Muani, Kamada, Ndicka ou Lindström, deposita-se alguma esperança na conquista desta prova. Para além disso, houve também mudança de treinador, sendo a primeira experiência como treinador principal, ao mais alto nível, para Dino Topmöller.

Estas mudanças acarretam algumas modificações naquilo que é ambição do clube, tendo por base também o não (muito) investimento no reforço do plantel. Contudo, os adeptos do SG Eintracht Frankfurt são conhecidos por nunca abandonarem o clube e por segui-lo para qualquer lado do mundo.

Nesta temporada, a equipa alemã ainda não sofreu qualquer derrota. Perdeu alguns dos melhores jogadores, mas mantém a espinha dorsal da equipa, o que lhes permite continuar a ser competitivo em qualquer prova. Tendo por base o forte jogo coletivo, o SG Eintracht Frankfurt é visto como um dos principais candidatos a levantar a taça.

O outro grande candidato à conquista desta prova é o Fenerbahçe SK. O clube turco já tem variadas presenças em competições europeias e pretende afirmar-se na Europa, conquistando esta competição.

Para chegarem à fase de grupos da UEFA Conference League, a equipa de Istambul ultrapassou três eliminatórias. Na 2ª eliminatória golearam o FC Zimbru (Moldávia) num agregado de 9-0. Na 3ª eliminatória venceram o NK Maribor (Eslovénia) por um agregado de 6-1e no play-off eliminaram o FC Twente (Países Baixos) também num agregado de 6-1.

É notório o percurso do conjunto turco nesta edição da competição. Muito se deve aos reforços do plantel. Nomes como Edin Dzeko, Dusan Tadic, Cengiz Under, Fred, Ryan Kent ou Dominik Livakovic foram adições ao plantel do vice-campeão turco.

Nos nove jogos disputados nesta temporada, os turcos só sabem ganhar. Será o mote para esta temporada, lutando por todos os títulos em disputa e, talvez, termine no Estádio Agia Sophia, em Atenas, palco da final da UEFA Conference League 23/24.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença deixa mensagem ao Braga após a eliminação na Europa League: «Engrandeceu o Futebol Português e a história desta centenária instituição»

Pedro Proença deixou uma mensagem para o Braga, após a eliminação dos minhotos da Europa League. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol enalteceu a campanha da equipa de Carlos Vicens.

Vítor Pereira lamenta lesões no Nottingham Forest e assume desilusão por não ir à final da Europa League: «Um dia triste, muito difícil»

Vítor Pereira lamentou a derrota do Nottingham Forest frente ao Aston Villa, nas meias-finais da Europa League. O técnico assumiu que as lesões tiveram impacto na equipa.

Emblema da Premier League intensifica interesse em Luis Suárez para a próxima época

Luis Suárez continua a despertar cobiça na Premier League. O Newcastle está de olho na contratação do avançado internacional colombiano.

FC Porto x Santa Clara da última jornada da Primeira Liga já tem horário definido

O FC Porto x Santa Clara, referente à última jornada da Primeira Liga, vai disputar-se no dia 16 de maio, no sábado, às 15h30. O horário será confirmado em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Julian Schuster enaltece vitória do Friburgo frente ao Braga e assume: «Como acontece muitas vezes, jogar 11 contra 10 é difícil»

Julian Schuster analisou a vitória do Friburgo frente ao Braga por 3-1, em jogo da segunda-mão das meias-finais da Europa League. O técnico não escondeu a emoção com o desfecho.

Espanha garante vaga extra na Champions League e já tem mais uma equipa qualificada para a competição em 2026/27

A Espanha garantiu uma vaga extra para a Champions League com o apuramento do Rayo Vallecano para a final da Conference League. Além deste fator, ficou definido que o Atlético Madrid vai estar na prova milionária de 2026/27.

Eis o ranking UEFA após a eliminação do Braga frente ao Friburgo na Europa League

A UEFA divulgou o ranking após os jogos das meias-finais da Europa League e Conference League. O Braga acabou por cair frente ao Friburgo.