📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma tragédia grega tocada ao som de uma viola na final da Conference League | Olympiacos x Fiorentina

- Advertisement -
Conference League, final: quarta-feira, 29 de maio de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: A JOGAR EM CASA, OS HELÉNICOS SONHAM EM FAZER
DE ATENAS UM TEMPLO EUROPEU

Nesta final da Conference League podemos olhar para o dileme: jogar finais de grandes competições em casa pode ser uma grande vantagem… ou um fator de pressão enorme.  O Olympiakos vai disputar a competição mais importante da sua história recente, curiosamente, no terreno do seu principal rival, o AEK. Será que o conjunto comandado por José Luis Mendilibar se vai impor à “viola”? 

Há quem diga que o ambiente nos estádios gregos é sempre muito caloroso, dando uma clara vantagem às equipas da casa, no entanto, a Fiorentina não chegou a esta final por acaso. A equipa italiana pratica um futebol muito positivo e tem também os seus objetivos nesta prova. 

No entanto e na minha opinião, o Olympiakos parte como claro favorito, não só pelo fator casa, mas essencialmente pela caminhada que realizou até aqui, não esquecendo que eliminou equipas como Fenerbahce e Aston Villa, dois contenders à final da Conference League.

Realmente acredito que não há melhor plano para uma quarta-feira que antecede um feriado do que este, um grande jogo em perspetiva com grandes intérpretes, alguns que irei mencionar mais à frente, e com alguns portugueses também, como são os casos de Rúben Vezo, João Carvalho, Chiquinho, André Horta, Gelson Martins e Daniel Podence, curiosamente todos a jogarem do lado grego, e Artur Soares Dias, que é o juiz máximo desta grande final.

Aguardo esta final com ansiedade e expetativa porque, mais uma vez, conseguimos ter duas equipas que realizaram um caminho meritório até esta final e que, apesar de não terem nomes de classe mundial nos seus planteis, aliam a experiência à irreverência, com o ritmo eletrizante dos gregos a contrastar na perfeição com a típica mestria italiana. O árbitro nomeado é Artur Soares Dias.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. El Kaabi, jogador do Olympiakos, é o melhor marcador desta competição com 10 golos apontados até ao momento
  2. Dos seis golos marcados pelos gregos nas meias-finais da prova, cinco pertenceram ao avançado marroquino.
  3. Esta é a segunda presença consecutiva para a Fiorentina na final da prova, repetindo o feito do ano passado
  4. Com esta, a Fiorentina soma agora seis presenças em finais de competições europeias
  5. Esta é a terceira edição da prova que, até agora, contou sempre com equipas italianas na final
  6. A Roma é a primeira vencedora de sempre desta prova
  7. Jose Luis Mendilibar sabe o que é ganhar em finais europeias, conquistou a Liga Europa pelo Sevilha
  8. Do lado da Fiorentina está Andrea Belotti que já venceu esta competição ao serviço da Roma
  9. Carlos Carvalhal iniciou a época como treinador dos gregos
  10. Artur Soares Dias é o quarto árbitro português a apitar uma final europeia desta dimensão

JOGADORES A TER EM CONTA

Ayoub El Kaabi – Quem mais? O avançado marroquino é o abono de família da turma grega, onde esta época apontou 32 golos em 49 jogos. Como referi anteriormente, o ponta de lança da turma helénica é o grande responsável por esta presença na final da Conference League, porque apontou cinco dos seis golos marcados frente ao Aston Villa nas meias-finais da prova.

Nicolás González – É o jogador mais bem cotado de ambos os planteis, com um valor de mercado na ordem dos 40 milhões de euros. Ultimamente tem sido chamado à seleção argentina, e apontado a vários clubes de maior expressão do velho continente. Esta época, contribuiu com 15 golos e cinco assistências e ajudou a “viola” a chegar a esta grande final.

XI´s PROVÁVEIS

Olympiacos: Tzolakis; Rodinei, Retsos, David Carmo e Quini; Iborra, Chiquinho e Hezze; Fortounis, Podence e El Kaabi

Treinador: José Luis Mendilibar

«Temos fome de ganhar. Se os jovens conseguem, porque é que nós não conseguimos? Começámos como não favoritos contra o Ferencvaros, o Fenerbahçe e o Aston Villa e encontrámos uma forma de ganhar.».

Fiorentina: Terracciano; Dodô, Milenkovic, Martínez Quarta e Biraghi; Bonaventura, Arthur e Mandragora; Nico Gonzalez, Kouamé e Beltran.

Treinador: Vincenzo Italiano

«Estamos muito orgulhosos. Participámos numa competição europeia durante dois anos consecutivos e chegámos à final nas duas vezes. É uma grande alegria e é a acumulação do trabalho árduo feito ao longo de três anos espectaculares».

PREVISÃO DE RESULTADO: Olympiakos 3-2 Fiorentina

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Pizzi elege 2 melhores jogadores com quem jogou e recorda Benfica: «E mesmo assim já vou deixar bastantes de fora»

Pizzi concedeu uma entrevista. Médio ex-Benfica e ex-Braga está de regresso a Portugal onde representa o Estoril Praia.

Pizzi elogia João Carvalho e Ferro: «Espero que vá para outros patamares porque merece»

Pizzi concedeu uma entrevista. Médio ex-Benfica e ex-Braga está de regresso a Portugal onde representa o Estoril Praia.

Nuno Espírito Santo vai perder avançado no West Ham já em janeiro

Niclas Fullkrug vai deixar o West Ham em janeiro. Avançado internacional alemão dá preferência a regresso à Bundesliga.

Besiktas exige relatório médico por Rafa Silva e não acredita na lesão nas costas alegada pelo português

O Besiktas não acredita em Rafa Silva. O avançado alega uma lesão nas costas para não treinar, mas os turcos pedem relatório médico.

PUB

Mais Artigos Populares

Troy Parrott é o novo fenómeno nacional na Irlanda e já tem interessado na Premier League

Troy Parrott vive por estes dias os melhores momentos da carreira. Herói da Irlanda é alvo do Leeds United na Premier League.

Quem é Tó Madeira, estrela do jogo Championship Manager 2001/02?

O nome de Tó Madeira voltou a fazer parte do dia-a-dia. A lenda do Championship Manager 2001/02 integra memórias de toda uma geração.

Mulher de Alex Merlim reage à suspensão: «As poesias que este rato disse ao ouvido do meu marido não fazem caso, não é?»

A suspensão de Alex Merlim continua a gerar discussão. A mulher do jogador veio pronunciar-se e acusou Léo Gugiel de ser «rato».